Cem manifestantes ainda ocupam universidade em Hong Kong
Hong Kong está com eleições distritais marcadas para domingo (24).
Por: NHK* HONG KONG
Publicado em 21 de Novembro de 2019 as 09:55 Hrs
A polícia de Hong Kong está convocando os jovens manifestantes antigoverno, que ocupam um campus universitário, a se entregar.
Um oficial de alto escalão disse a repórteres, nessa quarta-feira (20), que a polícia deteve cerca de 1.000 pessoas à medida em que elas deixavam o campus. A corporação informa que liberou os menores de 18 anos depois de obter suas identificações.
A previsão é de que cerca de 100 pessoas ainda estejam ocupando a Universidade Politécnica de Hong Kong. Muitos permanecem no local com medo de serem presos, já que a polícia está cercando o campus. A imprensa local informou que manifestantes têm tentado escapar tarde da noite para evitar serem pegos pela polícia.
Hong Kong está com eleições distritais marcadas para domingo (24). O governo local reitera que a violência e os atos de sabotagem contra as redes de transporte público devem ser interrompidos imediatamente para que as eleições sejam realizadas.
Direitos Humanos
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou por unanimidade uma legislação para apoiar os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, onde manifestações persistem há meses.
Na terça-feira (19), os senadores aprovaram a Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong. Ela pede que seja verificada uma possível erosão do sistema chinês de "um país, dois sistemas" que deveria dar alto nível de autonomia a Hong Kong. Ela também permitiria a imposição de sanções contra autoridades chinesas responsáveis por violações de direitos humanos.
O projeto visa a demonstrar o apoio dos EUA aos ativistas pró-democracia de Hong Kong. Alguns deles participaram de audiências no Congresso americano para defender a aprovação do projeto.
A legislação será discutida pelo Senado e pela Câmara dos Representantes, que já aprovou sua própria versão, antes de ser enviada ao presidente Donald Trump.
O governo chinês já deu a entender que vai adotar medidas retaliatórias caso a lei entre em vigor.
Trump teria prometido por telefone, em junho, ao presidente chinês, Xi Jinping, que não iria criticar a resposta de Pequim às manifestações. Analistas agora estão focados na possibilidade de Trump sancionar ou não a lei em meio às negociações comerciais com a China.
*Emissora pública de televisão do Japão
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:52
Desinformação atrasa o sonho da casa própria para mais de 400 famílias em Aripuanã
Mesmo com o financiamento aprovado, as famílias deixam de concluir a compra; empreendimento tem apenas 45 unidades disponíveis
09:26
Alta do aluguel no Brasil reforça importância da casa própria em Aripuanã
Dados da FGV indicam pressão contínua sobre os preços de contratação em 2026
12:02
'Anaconda': Nem humor certeiro de Selton Mello salva homenagem tosca a filme original
Brasileiro se destaca com papel secundário, mas não compensa limitações da comédia estrelada por Jack Black e Paul Rudd que estreia nesta quinta-feira (25) no país.
11:45
Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF
Com sanção presidencial, autorização passa a valer para toda a polícia legislativa do país; policiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já possuem autorização
11:21
Dieese: Novo mínimo impactará em R$ 39,1 bi contas da previdência em 2026
Piso salarial no país passará a R$ 1.621, resultado de um reajuste nominal de 6,79%
11:11
Corpo de Bombeiros localiza criança de quatro anos que desapareceu em área de mata
Uma equipe de busca e resgate foi mobilizada, contando com o apoio de dois cães farejadores, Mike e Mari
10:10
Saiba quais os nomes preferidos pelos brasileiros para registrar os filhos em 2025
O levantamento leva em conta dados do Portal da Transparência do Registro Civil
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
MAIS LIDAS






