Caos no Equador: Criminosos mantêm 178 agentes reféns em penitenciárias diz governo
Forças especiais ainda não conseguiram libertar funcionários de presídios, sequestrados desde domingo (7), quando governo começou caça por líder de facção que fugiu da cadeia.
Por: G1
Publicado em 11 de Janeiro de 2024 as 16:19 Hrs
Quatro dias após o início da crise de segurança que fez o Equador decretar estado de exceção, presidiários de cartéis e de grupos criminosos ainda mantêm 178 agentes penitenciários reféns dentro de presídios do país, segundo um relatório do governo equatoriano divulgado nesta quinta-feira (11).
Desde que a crise começou, na segunda-feira (8), o sequestro de agentes que trabalham em presídios foi uma das primeiras ações dos criminosos, em retaliação ao governo equatoriano, que enviou milhares de policiais para caçar Adolfo Macías, conhecido como Fito e líder da facção criminosa Los Choneros, que fugiu da prisão no domingo (7).
Segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira pelo governo, 39 funcionários de presídios foram sequestrados ao longo da quarta-feira (10). No total, 178 agentes estavam em poder dos bandidos até a tarde de quinta-feira, segundo o relatório.
De acordo com o órgão que administra os presídios, os bandidos impedem a entrada de forças especiais com intensos disparos e bombas.
O Equador vive desde domingo uma onda de violência que já deixou 16 mortos. Cidades como a capital, Quito, e Guayaquil, registraram explosões, tiroteios, carros queimados e sequestros de civis, entre eles o brasileiro Thiago Allan Freitas, de 38 anos, que vive no país.
Na quarta-feira, o Itamaraty afirmou que Freitas foi libertado e passa bem.
Crise
A crise de segurança que atinge o Equador começou após a fuga do líder dos Los Choneros, uma das facções criminosas mais temidas do país, da prisão onde cumpria uma pena de 34 anos.
O presidente, Daniel Noboa, declarou estado de exceção e colocou o Exército nas ruas para lutar contra facções e cartéis.
O caos tomou novas proporções na terça-feira (9), quando uma universidade em Guaiaquil e uma emissora de TV local foram invadidas por homens armados com revólveres e bombas.
A crise faz parte de uma onda de violência que vem tomando conta do país desde agosto de 2023, quando a eleição presidencial que deveria ocorrer apenas em 2025 foi antecipada após a dissolução da Assembleia Nacional.
Em agosto, às vésperas da votação, Fernando Villavicencio, um dos candidatos à presidência, foi morto a tiros à luz do dia ao sair de um comício.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:52
Feira Municipal Luzia de Souza Simon elege nova diretoria para os próximos dois anos
Gilmar Teixeira da Rocha foi eleito o novo presidente da feira, cargo que ocupará pelos próximos dois anos
15:38
Nova Legislatura em Brasnorte entra para a história com 4 das cadeiras compostas por mulheres
Dos 11 vereadores, 4 são mulheres, o que representa um avanço no fortalecimento da representatividade feminina na política local
15:40
Café D' Carmo premia 18 clientes de Juína e região em grande promoção
O café D' Carmo é processado em Novo Horizonte do Norte, mas o grão é comprado dos produtores de toda a região.
10:42
Leilão de rodovias mato-grossenses é adiado para 14 de março
O evento será realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. A alteração atendeu solicitações de interessados em obter mais tempo para analisar os lotes.
17:37
Prefeitura de Brasnorte recebe títulos de regularização fundiária urbana do Bairro Parque das Nações
A entrega representa um marco significativo na gestão municipal, pois é o décimo bairro a ter os títulos regularizados nesta administração
17:22
Reunião define membros das comissões permanentes da Câmara Municipal de Brasnorte
Foram definidos os membros responsáveis por áreas específicas, como educação, saúde, obras públicas, finanças e outras
17:46
Vice-prefeita Roseli Gonçalves assume administração de Brasnorte durante férias do prefeito
Edelo Ferrari destacou sua confiança na vice-prefeita para conduzir os trabalhos durante sua ausência.
15:30
Idoso de 68 anos com suspeita de Covid-19 morre no Hospital Municipal de Brasnorte
Foi realizada uma tomografia, que indicou suspeita de Covid-19 devido às alterações características observadas no exame de imagem.
17:14
Juína perde mais uma pioneira
O corpo dela está sendo velado nesta quarta-feira.
17:00
Juiz acolhe ação contra prefeito de Brasnorte acusado de dar frango congelado em troca de votos
O juiz do caso também determinou a citação dos réus para apresentação da defesa, juntada de documentos e da lista de testemunhas no prazo de cinco dias.
MAIS LIDAS
Café D' Carmo premia 18 clientes de Juína e região em grande promoção
Leilão de rodovias mato-grossenses é adiado para 14 de março
Nova Legislatura em Brasnorte entra para a história com 4 das cadeiras compostas por mulheres
Feira Municipal Luzia de Souza Simon elege nova diretoria para os próximos dois anos