Caos no Equador: Criminosos mantêm 178 agentes reféns em penitenciárias diz governo
Forças especiais ainda não conseguiram libertar funcionários de presídios, sequestrados desde domingo (7), quando governo começou caça por líder de facção que fugiu da cadeia.
Por: G1
Publicado em 11 de Janeiro de 2024 as 16:19 Hrs
Quatro dias após o início da crise de segurança que fez o Equador decretar estado de exceção, presidiários de cartéis e de grupos criminosos ainda mantêm 178 agentes penitenciários reféns dentro de presídios do país, segundo um relatório do governo equatoriano divulgado nesta quinta-feira (11).
Desde que a crise começou, na segunda-feira (8), o sequestro de agentes que trabalham em presídios foi uma das primeiras ações dos criminosos, em retaliação ao governo equatoriano, que enviou milhares de policiais para caçar Adolfo Macías, conhecido como Fito e líder da facção criminosa Los Choneros, que fugiu da prisão no domingo (7).
Segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira pelo governo, 39 funcionários de presídios foram sequestrados ao longo da quarta-feira (10). No total, 178 agentes estavam em poder dos bandidos até a tarde de quinta-feira, segundo o relatório.
De acordo com o órgão que administra os presídios, os bandidos impedem a entrada de forças especiais com intensos disparos e bombas.
O Equador vive desde domingo uma onda de violência que já deixou 16 mortos. Cidades como a capital, Quito, e Guayaquil, registraram explosões, tiroteios, carros queimados e sequestros de civis, entre eles o brasileiro Thiago Allan Freitas, de 38 anos, que vive no país.
Na quarta-feira, o Itamaraty afirmou que Freitas foi libertado e passa bem.
Crise
A crise de segurança que atinge o Equador começou após a fuga do líder dos Los Choneros, uma das facções criminosas mais temidas do país, da prisão onde cumpria uma pena de 34 anos.
O presidente, Daniel Noboa, declarou estado de exceção e colocou o Exército nas ruas para lutar contra facções e cartéis.
O caos tomou novas proporções na terça-feira (9), quando uma universidade em Guaiaquil e uma emissora de TV local foram invadidas por homens armados com revólveres e bombas.
A crise faz parte de uma onda de violência que vem tomando conta do país desde agosto de 2023, quando a eleição presidencial que deveria ocorrer apenas em 2025 foi antecipada após a dissolução da Assembleia Nacional.
Em agosto, às vésperas da votação, Fernando Villavicencio, um dos candidatos à presidência, foi morto a tiros à luz do dia ao sair de um comício.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
12:28
Onze alunos passam mal em escola municipal de Brasnorte e são levados ao hospital; Educação abre investigação
Nutricionista explica protocolos rígidos da merenda escolar e secretário lamenta episódio considerado atípico na rede municipal
12:05
Superlotada, cadeia de Juína/MT é parcialmente interditada
Decisão judicial proíbe nova entrada de presos até que a população carcerária seja reduzida ao limite legal. Estado tem 30 dias para apresentar plano de ação.
18:05
PM apreende 583 munições, três armas de fogo em Aripuanã
Militares abordaram condutor de caminhonete em uma zona rural; suspeito alegou ser CAC, mas não apresentou registro
15:03
Região noroeste: Veja a população estimada dos municípios em 2025
Juína lidera em população nas estimativas do IBGE.
19:25
Nexa reforça compromisso com diversidade e inclusão em debate na Expominério 2025
A gerente geral de RH da Nexa participou de painel sobre D&I no primeiro dia da Expominério, em Cuiabá
21:06
Como as Câmaras Setoriais Temáticas Transformam Problemas Sociais em Políticas Públicas
Um levantamento que aponta o impacto das Câmaras Temáticas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
MAIS LIDAS
Onze alunos passam mal em escola municipal de Brasnorte e são levados ao hospital; Educação abre investigação
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores






