
Vereadores cassam o mandato do prefeito de Aripuanã
O prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho (PSL), foi retirado do cargo na noite de ontem.
Por: Abroncapopular
Publicado em 26 de Junho de 2020 as 08:28 Hrs
O prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho (PSL), foi retirado do cargo na noite de ontem. Por maioria absoluta, os vereadores julgaram procedente o relatório da Comissão Processante e condenaram Canarinho a perda do mandato. Ele é acusado de praticar atos de infração administrativa.
A denunciada foi protocolada, em março deste ano, por um eleitor do municipio. Desde então, o agora ex-prefeito Jonas, se insurgiu contra a Comissão, atacou seus membros e tentou jogar a opinião publica contra o legislativo. Todavia, não conseguiu se defender dos fatos ilicitos a ele atribuidos pela acusação. A sessão que cassou o mandato de Jonas foi conduzida com eficiência e firmeza pelo presidente Irani Rodrigues dos Santos.
Para suspender os trabalhos da comissão ou anular seus atos, Canarinho esperneou, sem sucesso, até o ao Supremo Tribunal Federal. Antes teve seu pleito rejeitado pelo juiz de direito Fábio Petengill. Recorreu ao TJMT, mas seu recurso foi rechaçado pela desembargadora Maria Erotides Kneip. Não satisfeito, buscou a proteção do STF para não ser julgado pelos vereadores. O ministro Gilmar Mendes rejeitou a reclamação de Canarinho.
No final da noite de ontem, os vereadores promoveram o despejo de Jonas Canarinho da Prefeitura de Aripuanã. O relatório final da Comissão Processante, composta pelos vereadores Valdecy Vieira (Presidente), Audison da Silva Lima (Relator) e Erasmo Carlos Contadini (Membro), sintetizou os ilicitos praticados pelo prefeito e recomendou que seu mandato fosse cassado. Submetido a votação, o plenário não teve dúvidas: Jonas Canarinho teve o mandato cassado por 9 votos favorais e apenas 2 contrários, sendo eles dos vereadores Geraldo Lara e Caxeta.
A defesa do prefeito usou a estratégia de transformar o plenário da Câmara em Tribunal do Juri. Gritou, gesticulou, soltou palavrões, mas, apesar do brilhantismo da oratória, não conseguiu convencer os juizes da causa - os parlamentares. O veredicto foi acachapante. Em três itens, o resultado foi 9X2; em dois intens, 8X3. Em resumo da opera, Jonas perdeu o mandado com o placar de 9X2. Apeado da prefeitura, o ex-prefeito pode recorrer ao judiciário.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
09:17
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Tenente-coronel Jonnathan Cayo Bambil Antonietti foi anunciado como substituto
16:10
STF forma maioria para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Cármen Lúcia dá terceiro voto a favor de punição inédita na história do país; Fux foi a única divergência até agora
15:05
Vereador de Brasnorte emplaca projeto emblemático que garante proteção às crianças e adolescentes
''Nosso compromisso é garantir que as crianças e adolescentes de Brasnorte estejam sempre em ambientes seguros, onde possam aprender, se desenvolver e crescer livres de riscos. Esse é um marco na proteção da infância e da juventude em nosso município.''
14:03
Atleta de vôlei de Juína é convocada para representar Mato Grosso em competição nacional
O processo de seleção da atleta começou ainda nas disputas de vôlei de praia
09:50
Polícia Civil cumpre prisão contra psicólogo investigado por estupro de vulnerável
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Sinop
MAIS LIDAS