Venezuelanos em Cuiabá: a fuga da fome e do desemprego, em busca de vida digna
A Casa do Migrante acolhe, atualmente, 74 deles; mas dezenas de outros buscam outras formas de atendimento na capital de Mato Grosso
Por: Leia Agora
Publicado em 28 de Junho de 2022 as 10:07 Hrs
A pátria, o país onde nasceu e cresceu, nem sempre é o melhor lugar para se viver. O casal de venezuelanos Eulio Medina, 37 anos, e Liliana Valderrama Segóvia, 30 anos, deixou há alguns meses a Venezuela, com quatro filhos, para tentar uma vida com o mínimo: comer todos os dias, um lugar para morar, emprego.
Quando Eulio e Liliana vieram para o Brasil, a filha mais nova tinha apenas um mês de idade. Hoje, a pequena já tem um ano, dos quais cerca de um mês em Cuiabá. Além dela, há outras duas meninas, uma de três anos e outra de nove, e um menino de 11 anos.
Cuiabá está na rota das capitais brasileiras que mais recebem imigrantes, principalmente da América Latina. Com a profunda crise política, econômica e social que a Venezuela vem enfrentando desde 2014, cerca de 260 mil venezuelanos vieram para o Brasil, entrando principalmente por Roraima - gerando um crescimento populacional repentino e sobrecarregando os serviços públicos.
Em 2018, o governo federal, em parceria com a ONU e mais de 40 organizações da sociedade civil, lançou a Operação Acolhida, com o objetivo de distribuir os refugiados venezuelanos para outros estados brasileiros. Quando a operação foi encerrada em 2021, mais de 66 mil venezuelanos haviam sido acolhidos, distribuídos em 788 municípios.
Segundo Eulio, na Venezuela “falta emprego, falta segurança, o salário não permite fazer um mercado, as coisas são muito difíceis, não tem saúde, nos hospitais não se consegue remédio”, explica em entrevista ao Leiagora. Ele registra que “acá vienen inmigrantes buscando la ayuda, una salida para estabilizarse y buscar una vida mejor”.
Sábado (25) foi o Dia Nacional do Imigrante. A migração é, para a história da humanidade, o maior fenômeno de mobilidade - responsável pela constituição das nações - apesar de todo preconceito que o estrangeiro sofre.
Mesmo após a Operação Acolhida, a demanda segue crescendo, novos grupos chegam e as cidades não absorvem toda a demanda - especialmente de emprego, ainda mais considerando que o Brasil também passa por uma crise econômica e social - decorrente também da crise sanitária.
Não há números exatos de quantos venezuelanos vivem em Cuiabá, até porque há outros grupos chegando - muitas vezes acolhidos por pessoas que aqui vivem ou equipes informais de atendimento. Mas, no Centro de Pastoral para Migrantes (conhecido como Casa do Migrante), organização filantrópica católica referência no acolhimento de refugiados, há 74 deles: número superior que a capacidade do local, que é de 60 pessoas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS