Usuários da Ciretran de Juína enfrentam fila de madrugada para garantir atendimento
Apenas 01 funcionário realiza vistoria de veículos na unidade.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 12 de Agosto de 2020 as 17:29 Hrs
Quem precisa de atendimento na unidade da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Juína, precisa se planejar com antecedência, é que em função da pandemia da Covid-19, o governo do Estado baixou decreto que autoriza o funcionamento das Ciretrans apenas no regime de agendamento, além do horário de atendimento que foi reduzido. Tudo, segundo o governo, para evitar aglomeração, porém o cidadão que precisa resolver qualquer pendência, se obriga a entrar numa enorme fila.
“Ontem às 22 horas já tinha veículo estacionado na fila”, disse uma usuária do serviço.
Hoje, a fila para vistoria de veículo dava uma volta na quadra onde fica o prédio da 25ª Ciretran, na avenida JK, entrada da cidade.
A insistência é outro fator importante para quem precisa do atendimento. O jovem Walas de Paiva foi pela terceira vez no mês tentar regularizar sua motocicleta.
“Hoje eu cheguei às 05 da manhã! Terceira vez que venho já e não consegui nem chegar perto da porta lá, para entrar”, lamentou.
O Repórter em Ação procurou na manhã de hoje o chefe da 25ª Ciretran de Juína Luiz Paulo Tiepo, ele pediu paciência, informou não haver atraso em vistorias, apenas um acúmulo de serviço decorrente da paralização de 15 dias ocorrida no mês de julho e garantiu ainda que não há omissão nos serviços prestados em Juína.
“Nenhum servidor está correndo da responsabilidade, muito menos eu, todas as pessoas que estão na fila estão sendo atendidas todo os dias, até às 12h, sendo feitas de 38 a 53 vistorias por dia”, informou.
No entanto, segundo Tiepo, a situação deve continuar a mesma nos próximos dias.
“Vai continuar dessa maneira até que cesse a Covid-19, que eu acho que vai demorar ainda um tempo, ou que a gente trabalhe todo o período, se o Estado mandar voltar”, disse.
O Repórter em Ação entrou em contato com o Detran de Mato Grosso, que informou que “o atendimento em todas as unidades que estão abertas é somente por agendamento. Se as pessoas não agendarem o atendimento, não serão atendidas. O agendamento do atendimento é justamente para evitar aglomeração. O serviço de vistoria pode ser feito também nas empresas credenciadas”, ressaltou a assessoria do órgão.
No entanto, o Site apurou que não existe nenhuma empresa credenciada no município para realização de vistoria, informação confirmada inclusive pelo chefe da unidade local.
Questionado sobre a possibilidade de ampliar o horário de atendimento e de disponibilizar mais servidores para Juína que só conta hoje com apenas um, a assessoria do Detran-MT respondeu. “Não. Estamos seguindo o horário de expediente estipulado pelo decreto do governo, e que em todas as unidades do Detran que estão em funcionamento os horários são os mesmos”.
Enquanto isso, quem precisa andar com veículo regularizado vai precisar ter um pouco mais de paciência.
“Não dá para andar com o veículo irregular, tem que legalizar tudo, atrapalha tudo, perde dias de serviço e não resolve nada, é complicado”, lamentou Walas de Paiva.
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