
"Uso de cloroquina dependerá do médico", diz prefeito de Juína que já tomou o remédio para tratar a malária
Altir Peruzzo está em casa de quarentena após ter testado positivo para a Covid-19.
Por: Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 18 de Maio de 2020 as 22:30 Hrs
O debate sobre o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19 acontece acirradamente a um bom tempo, enquanto um grupo defende o uso do medicamento, outro pede cautela. No Brasil a cloroquina que já é um grande aliado no combate à malária por exemplo, já recebeu autorização do Ministério da Saúde para ser ministrada em pacientes que contraíram o novo coronavírus, no estágio grave da doença.
O presidente Jair Bolsonaro defende que a cloroquina seja usada em pacientes já no início da manifestação dos sintomas, mas nem mesmo o Ministério da Saúde do governo dele tem esse entendimento e por isso, dois ministros deixaram a pasta em menos de 90 dias.
LEIA TAMBÉM:
Nesta segunda-feira (18) o prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT) que testou positivo para a Covid-19 e está em casa de quarentena, foi questionado qual a opinião dele a respeito da cloroquina. Sem polemizar, o chefe do executivo foi categórico em dizer que não tem nada contra o medicamento, e que utilizou por algumas vezes a cloroquina no tratamento da malária, doença comum nos garimpos da região.
“Adquirimos o medicamento, e em alguns casos que não tem comorbidade nenhuma, é possível que o médico prescreva a cloroquina, em outros casos não. Esta é uma avaliação médica e não de populares do jeito que bem entender, por isso nós temos a cloroquina aqui, assim como nós temos o Tamiflu e os outros medicamentos diversos que serão utilizados em muitos casos com princípios ativos parecidos”, explicou.
O município de Juína mandou inclusive manipular o medicamento em Minas Gerais por um preço bem mais acessível. Para Peruzzo, a maior preocupação está na administração do medicamento em pacientes que já sofrem com outras doenças, a chamada comorbidade, mas como gestor, tem a obrigação de ofertar o medicamento à população, cabe ao médico decidir pelo seu uso ou não.
Altir Peruzzo também adiantou que o município preparou leitos equipados para enfrentamento da doença, o que proporciona o atendimento de pelo menos 12 pacientes de uma só vez caso haja necessidade. A estrutura está localizada em um anexo do Hospital Municipal, Dr. Hideo Sakuno.
Entenda mais sobre as comorbidades:
- Comorbidade patogênica ocorre quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas. Hipertensão arterial é a comorbidade patogênica que mais predispõe a acidente vascular cerebral.
- Comorbidade diagnóstica ocorre quando as manifestações da doença associada forem similares às da doença primária. Diabetes mellitus é uma comorbidade prognóstica que predispõe a insuficiência cardíaca.
- Comorbidade prognóstica ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. Depressão nervosa é uma comorbidade fortemente correlacionada com transtorno de ansiedade.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS