"Uso de cloroquina dependerá do médico", diz prefeito de Juína que já tomou o remédio para tratar a malária
Altir Peruzzo está em casa de quarentena após ter testado positivo para a Covid-19.
Por: Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 18 de Maio de 2020 as 22:30 Hrs
O debate sobre o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19 acontece acirradamente a um bom tempo, enquanto um grupo defende o uso do medicamento, outro pede cautela. No Brasil a cloroquina que já é um grande aliado no combate à malária por exemplo, já recebeu autorização do Ministério da Saúde para ser ministrada em pacientes que contraíram o novo coronavírus, no estágio grave da doença.
O presidente Jair Bolsonaro defende que a cloroquina seja usada em pacientes já no início da manifestação dos sintomas, mas nem mesmo o Ministério da Saúde do governo dele tem esse entendimento e por isso, dois ministros deixaram a pasta em menos de 90 dias.
LEIA TAMBÉM:
Nesta segunda-feira (18) o prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT) que testou positivo para a Covid-19 e está em casa de quarentena, foi questionado qual a opinião dele a respeito da cloroquina. Sem polemizar, o chefe do executivo foi categórico em dizer que não tem nada contra o medicamento, e que utilizou por algumas vezes a cloroquina no tratamento da malária, doença comum nos garimpos da região.
“Adquirimos o medicamento, e em alguns casos que não tem comorbidade nenhuma, é possível que o médico prescreva a cloroquina, em outros casos não. Esta é uma avaliação médica e não de populares do jeito que bem entender, por isso nós temos a cloroquina aqui, assim como nós temos o Tamiflu e os outros medicamentos diversos que serão utilizados em muitos casos com princípios ativos parecidos”, explicou.
O município de Juína mandou inclusive manipular o medicamento em Minas Gerais por um preço bem mais acessível. Para Peruzzo, a maior preocupação está na administração do medicamento em pacientes que já sofrem com outras doenças, a chamada comorbidade, mas como gestor, tem a obrigação de ofertar o medicamento à população, cabe ao médico decidir pelo seu uso ou não.
Altir Peruzzo também adiantou que o município preparou leitos equipados para enfrentamento da doença, o que proporciona o atendimento de pelo menos 12 pacientes de uma só vez caso haja necessidade. A estrutura está localizada em um anexo do Hospital Municipal, Dr. Hideo Sakuno.
Entenda mais sobre as comorbidades:
- Comorbidade patogênica ocorre quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas. Hipertensão arterial é a comorbidade patogênica que mais predispõe a acidente vascular cerebral.
- Comorbidade diagnóstica ocorre quando as manifestações da doença associada forem similares às da doença primária. Diabetes mellitus é uma comorbidade prognóstica que predispõe a insuficiência cardíaca.
- Comorbidade prognóstica ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. Depressão nervosa é uma comorbidade fortemente correlacionada com transtorno de ansiedade.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
18:45
Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil
Com crescimento expressivo de público e expositores, evento realizado em Cuiabá triplica tamanho em relação à edição anterior e já anuncia data para 2026.
14:52
Médico celebra 50 anos de dedicação à cirurgia e à saúde pública em Juína
O Dr. Joaquim Delfino Coelho se formou no ano de 1975 no Rio de Janeiro e tem atuado há décadas no noroeste de Mato Grosso.
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
MAIS LIDAS







