
"Uso de cloroquina dependerá do médico", diz prefeito de Juína que já tomou o remédio para tratar a malária
Altir Peruzzo está em casa de quarentena após ter testado positivo para a Covid-19.
Por: Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 18 de Maio de 2020 as 22:30 Hrs
O debate sobre o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19 acontece acirradamente a um bom tempo, enquanto um grupo defende o uso do medicamento, outro pede cautela. No Brasil a cloroquina que já é um grande aliado no combate à malária por exemplo, já recebeu autorização do Ministério da Saúde para ser ministrada em pacientes que contraíram o novo coronavírus, no estágio grave da doença.
O presidente Jair Bolsonaro defende que a cloroquina seja usada em pacientes já no início da manifestação dos sintomas, mas nem mesmo o Ministério da Saúde do governo dele tem esse entendimento e por isso, dois ministros deixaram a pasta em menos de 90 dias.
LEIA TAMBÉM:
Nesta segunda-feira (18) o prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT) que testou positivo para a Covid-19 e está em casa de quarentena, foi questionado qual a opinião dele a respeito da cloroquina. Sem polemizar, o chefe do executivo foi categórico em dizer que não tem nada contra o medicamento, e que utilizou por algumas vezes a cloroquina no tratamento da malária, doença comum nos garimpos da região.
“Adquirimos o medicamento, e em alguns casos que não tem comorbidade nenhuma, é possível que o médico prescreva a cloroquina, em outros casos não. Esta é uma avaliação médica e não de populares do jeito que bem entender, por isso nós temos a cloroquina aqui, assim como nós temos o Tamiflu e os outros medicamentos diversos que serão utilizados em muitos casos com princípios ativos parecidos”, explicou.
O município de Juína mandou inclusive manipular o medicamento em Minas Gerais por um preço bem mais acessível. Para Peruzzo, a maior preocupação está na administração do medicamento em pacientes que já sofrem com outras doenças, a chamada comorbidade, mas como gestor, tem a obrigação de ofertar o medicamento à população, cabe ao médico decidir pelo seu uso ou não.
Altir Peruzzo também adiantou que o município preparou leitos equipados para enfrentamento da doença, o que proporciona o atendimento de pelo menos 12 pacientes de uma só vez caso haja necessidade. A estrutura está localizada em um anexo do Hospital Municipal, Dr. Hideo Sakuno.
Entenda mais sobre as comorbidades:
- Comorbidade patogênica ocorre quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas. Hipertensão arterial é a comorbidade patogênica que mais predispõe a acidente vascular cerebral.
- Comorbidade diagnóstica ocorre quando as manifestações da doença associada forem similares às da doença primária. Diabetes mellitus é uma comorbidade prognóstica que predispõe a insuficiência cardíaca.
- Comorbidade prognóstica ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. Depressão nervosa é uma comorbidade fortemente correlacionada com transtorno de ansiedade.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte