Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar áreas no Indea
Por: Lino Barreto
Publicado em 03 de Fevereiro de 2026 as 15:59 Hrs
Os produtores de soja de Mato Grosso têm até o dia 15 de fevereiro para realizar o cadastramento das unidades de produção junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). O procedimento é obrigatório e deve ser feito de forma online, por meio do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (Sisdev).
Em Brasnorte, o fiscal agrônomo do Indea, Daniel Ricardo, reforçou a importância do cadastro e alertou para o prazo final. Segundo ele, a exigência está prevista na Instrução Normativa SEDEC/Indea nº 01/2023 e vale para todos os produtores de soja.
“Estamos no período final do cadastramento das propriedades produtoras de soja, que vai até o dia 15 de fevereiro. Esse cadastro é obrigatório e tem como principal objetivo auxiliar na fiscalização e na prevenção da ferrugem asiática dentro do Estado de Mato Grosso”, explicou.
Daniel Ricardo destacou que, no ano passado, Brasnorte teve mais de 270 mil hectares cadastrados, enquanto neste ano, até o momento, foram registrados cerca de 208 mil hectares, o que demonstra que ainda há áreas pendentes de regularização.
“Ainda existem áreas para serem cadastradas. A expectativa é que os últimos produtores façam o cadastro dentro do prazo. Existe previsão de multa para quem não cadastrar, mas esse não é o nosso objetivo. O foco é a prevenção e o controle da ferrugem asiática”, ressaltou.
O fiscal explicou que o cadastro permite identificar os produtores responsáveis pelos tratos culturais, além de subsidiar ações como o vazio sanitário da soja e o calendário de plantio, que são medidas fundamentais no combate à doença.
“É com base nesse cadastro que definimos o universo de fiscalização e acompanhamento das lavouras durante o programa de controle dessa praga, que é uma das mais importantes para a agricultura do nosso estado”, afirmou.
De acordo com Daniel Ricardo, o cadastramento é simples e totalmente digital.
“O produtor deve acessar o sistema SISDEV. Basta pesquisar no Google por ‘SISDEV’, entrar com o CPF e, caso ainda não tenha cadastro, realizar um pré-cadastro rápido. Depois disso, é só cadastrar a unidade de produção de soja”, orientou.
Após o envio das informações, o Indea realiza a verificação da área declarada, conferindo se os dados são compatíveis e se não há sobreposição de áreas.
“Todas as áreas de soja do Estado de Mato Grosso são compiladas e acompanhadas durante o programa de prevenção da ferrugem asiática”, concluiu.
O Indea reforça que o cumprimento do prazo é essencial para garantir a regularidade da produção, evitar penalidades e contribuir para a sanidade vegetal da soja mato-grossense.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


