
Série de assassinatos se iniciou após racha interno no Comando Vermelho
Uma das lidirenças criminosas foi presa na Operação Dissidência deflagrada pelas forças policiais. Além dela, outros 21 mandados de prisão foram cumpridos.
Por: Gazeta Digital
Publicado em 18 de Agosto de 2022 as 16:47 Hrs
O delegado Antônio Flávio Rocha Freire, da Polícia Federal, explicou que um “racha” interno acontecido na facção criminosa Comando Vermelho causou uma “guerra” entre organizações criminosas na região Norte de Mato Grosso e, consequentemente, uma série de assassinatos.
A autoridade policial disse, durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (18), que os integrantes da facção não estavam concordando com as ordens de assassinato emitidas por uma líder da organização, que não teve o nome revelado.
Essa liderança, segundo os faccionados, estava sendo “autoritária” e “violenta” durante a sua “gestão”. Além disso, estava decretando (ordem para matar) alguns integrantes sem a mínima prova de que eles teriam cometido algum desvio de conduta.
“Ela foi o ponto focal da guerra existente entre essas facções. Ela atuava de uma maneira muito violenta, de forma autoritária e que determinava a execução desses integrantes mesmo, segundo os criminosos, mesmo não tendo provas que os ‘decretados’ havia cometido algum desvio de conduta”, disse o delegado.
Diante da rota de colisão, alguns faccionados começaram a se rebelar e “rasgaram a camisa”. No vocabulário paralelo do crime, o termo significa deixar a facção criminosa. Diante disso, eles fundaram um novo grupo criminoso para fazer frente ao Comando Vermelho. A partir disso, segundo a Polícia Civil, uma “carnificina” na região.
“Discordando os líderes, eles ‘rasgaram a camisa’, ou seja, desligaram-se da facção e montaram um novo grupo. Um grupo que passou a ser rival dessa organização que domina a região. Por conta dessa dissidência, por isso o nome da operação, começou ocorrer uma guerra entre eles. Uma ação de homicídio resultava em outro homicídio do outro lado”, detalhou.
Líder foge para o Rio de Janeiro
Ao perceber que o crescimento do grupo adversário, a criminosa fugiu para o Rio de Janeiro (RJ). Entretanto, mesmo do sudeste do país, ela, que também possuía um mandado de prisão aberta, ainda “administrava” o grupo criminoso em Mato Grosso.
A criminosa foi presa na Operação Dissidência deflagrada pelas forças policiais. Além dela, outros 21 mandados de prisão foram cumpridos.
Cumprimentos de mandados
Foram cumpridos mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso/MT nos municípios de Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Sinop/MT, Sorriso/MT, Marcelândia/MT, Peixoto de Azevedo/MT, Terra Nova do Norte/MT, Tangará da Serra/MT, Guarantã do Norte/MT, Rio de Janeiro/RJ e Macaé/RJ.
Também foram cumpridos mandados de prisão na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop; na Penitenciária Central do Estado e na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, ambas em Cuiabá e na Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, em desfavor de criminosos que já se encontravam presos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países