
Segundo a Prefeitura, coronavírus já é transmissão comunitária em Juína; Entenda
Um dos agravantes é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos.
Por: Assessoria da Prefeitura
Publicado em 22 de Maio de 2020 as 10:39 Hrs
A Secretaria Municipal de Saúde de Juína divulgou nesta quinta-feira, 21 de maio, a atualização dos números de casos do novo Coronavírus COVID-19 no município, sendo até o momento 53 notificações suspeitas assim divididas: 34 descartados, 13 aguardando resultado e 06 casos confirmados. Os dados confirmam que a transmissão do vírus já está em fase comunitária, que é aquela modalidade de circulação na qual não é mais possível rastrear a origem das cadeias de infecção, devido envolver vários núcleos sociais que não se relacionam. Os 06 (seis) casos confirmados, por exemplo, pertencem a quatro grupos sociais distintos.
LEIA TAMBÉM:
PESSOAS EM MONITORAMENTO: Além do número acima citado, há também 13 pessoas assintomáticas (sem sintomas) que mantiveram contato com pessoas testadas positivamente para COVID-19 que estão em quarentena sob monitoramento da Vigilância em Saúde até realizarem suas testagens. Os números acima mencionados são oficiais e finalizados. Eles foram enviados à Secretaria de Estado da Saúde para inserção dos mesmos no Boletim Estadual, que ocorrerá de acordo com a programação do referido órgão.
A secretária municipal de Saúde, Leda Villaça, que também testou positivo para COVID-19, confirmou que foram vários dias de estudos para identificar essa modalidade de transmissão.
“Desde o primeiro caso confirmado iniciamos uma investigação epidemiológica para identificar a origem do mesmo, porém em menos de 24 horas outros dois casos se confirmaram em dois núcleos sociais distintos. Depois disso, surgiram mais três casos confirmados em outro núcleo social que evidenciou pra gente que a transmissão em fase comunitária e isso muito nos preocupa”, frisou.
Nesse contexto, ressalta a secretária, as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários que têm sido amplamente difundidos ganham ainda mais importância. “É preciso reduzir, ao máximo, o contato entre as pessoas e tornar rotineiras as ações preventivas, para minimizarmos a progressão do contágio. Estudos apontam que cada pessoa infectada contamina outras três”, salienta.
Outro agravante é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos, elevando o potencial de propagação. Nesse cenário, a preocupação é ainda maior com o grupo de risco (idosos, doentes crônicos e pessoas com baixa imunidade). A contaminação dessa população mais suscetível às complicações da Covid-19 pode provocar uma sobrecarga no sistema de saúde.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas