
Seduc contrata mais de 3,5 mil professores interinos
Educadores já estão recebendo formação para trabalhar com os alunos durante as aulas não presenciais (online e Off-line). A expectativa é que esses profissionais sejam incluídos ainda na folha de julho, cujos salários serão pagos no dia 10 de agosto
Por: Repórter em Ação
Publicado em 28 de Julho de 2020 as 12:12 Hrs
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está concluindo a contratação de professores para as unidades que começarão o segundo calendário escolar, devido à greve de 2019. Até o momento, já foram contratados 3,5 mil profissionais, que vão atuar em escolas de vários municípios do Estado.
A expectativa é que esses profissionais sejam incluídos ainda na folha de julho, cujos salários serão pagos no dia 10 de agosto.
Esses profissionais, bem como os demais da rede estadual, já estão recebendo formação para trabalhar com os alunos durante as aulas não presenciais (online e Off-line), que iniciam na próxima segunda-feira (03.08).
A rede estadual conta com 759 unidades educacionais, que atendem cerca de 368 mil alunos, matriculados nos ensinos médio e fundamental.
Em 2020, a rede estadual ficou com dois calendários letivos. O primeiro calendário teve início no dia 10 de fevereiro e nessas escolas o processo de atribuição para contratação de professores foi realizado no início do ano.
Nas demais escolas, que são do segundo calendário e iniciariam o ano letivo em 23 de março, o processo de atribuição não havia sido realizado por conta da suspensão das aulas.
Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a Seduc não possuía amparo legal para a realização de contratação temporária de professores por ausência de fato gerador, que consiste no exercício imediato das atividades laborais em sala de aula.
“Agora, com o início das aulas em três de agosto, iniciamos o processo de contratação, pois já temos o fato gerador que são as aulas para serem ministradas pelo professor”, explica a secretária.
Formação
A Seduc está realizando a formação continuada para a implantação do Plano Pedagógico Estratégico de Volta às Aulas Online e Off-line. São cerca de 16 mil professores participando, tanto efetivos como contratados.
A formação é realizada pelos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e ofertada em duas etapas, a primeira de 20 a 31 de julho e a segunda de 17 de agosto a 11 de setembro, totalizando uma carga horária de 60 horas.
A metodologia adotada é a perspectiva da aula invertida. O material de apoio está disponibilizado na plataforma Aprendizagem Conectada, no ícone “Orientações”, “Orientações aos Professores”, “Formação” e “Vídeos”.
Aulas não presenciais
As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.
Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.
As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:52
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima; projeto vai ao Senado
Proposta define que agressor pode ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa
11:45
BC "não dá cavalo de pau" na economia, diz Galípolo
Presidente do BC ainda afirmou que a autoridade monetária ?não dá cavalo de pau?, mas ?não pode ficar impassivo?
11:41
"Armeiro" do PCC é preso com fuzis em Santos, no litoral paulista
Polícia Civil localizou armas de uso restrito escondidas em casa no bairro do Marapé
11:39
Entenda denúncia envolvendo Nikolas e Engler por difamação contra Fuad
Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais aponta disseminação de informações inverídicas contra o então candidato à reeleição durante o segundo turno das eleições de 2024
11:34
Desvio de emendas: PF encontra citação a líder do governo na Câmara
Mensagens são apuradas pela investigação; deputados do MDB também aparecem em diálogos
11:30
Associação questiona no STF proibição de cursos a distância
ABE-EAD pede que Corte considere inconstitucional o decreto que veta EAD em cursos como Medicina e Direito
09:24
CAPS de Juína completa 21 anos oferecendo cuidado humanizado em saúde mental
O CAPS de Juína segue como exemplo de política pública eficaz, oferecendo tratamento humanizado, fortalecendo vínculos e promovendo saúde mental com acolhimento e respeito.
19:58
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Em atenção ao recurso apresentado, mantenho a sentença
17:45
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Os militares realizaram buscas nos arredores, mas não encontraram nenhum ocupante dentro do veículo
16:18
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis
A taxa de inscrição permanece em R$ 50,00. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site seletivo.ifmt.edu.br até o novo prazo.
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Adolescente é flagrado com drogas e acessórios para tráfico durante ronda da PM em Brasnorte
Exportação de veículos feitos no Brasil cresce 60% no 1º semestre
Entenda como funcionava suposto esquema de fraudes em licitações no Ceará
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis