Safra da borracha nativa começa com planejamento em comunidades indígenas e ribeirinhas de Mato Grosso
Durante os encontros, os participantes debateram temas como o início dos cortes da seringa, calendário de produção, logística, levantamento de insumos, metas da safra.
Por: MATHEUS PEREIRA / Repórter em Ação
Publicado em 25 de Maio de 2026 as 18:57 Hrs
O Projeto Biodiverso iniciou mais um ciclo de planejamento da safra da borracha nativa junto às comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia mato-grossense. A ação busca fortalecer a cadeia produtiva da borracha por meio da assistência técnica, organização comunitária e construção coletiva das estratégias para a produção da safra 2026.
As primeiras reuniões já foram realizadas nos três territórios do povo Rikbaktsa — Erikpatsa, Japuíra e Escondido — nas aldeias Nova, Pé de Mutum e Babaçuzal. Os encontros reuniram seringueiros, lideranças e famílias para discutir o planejamento da atividade. Na Reserva Extrativista (Resex) Guariba-Roosevelt, as reuniões aconteceram nas comunidades São Lourenço e Rio Roosevelt.
Durante os encontros, os participantes debateram temas como o início dos cortes da seringa, calendário de produção, logística, levantamento de insumos, metas da safra e estratégias para comercialização da produção. Também foram repassadas orientações sobre critérios de qualidade, padronização e rastreabilidade da borracha comercializada.
Entre os assuntos discutidos esteve o levantamento dos materiais necessários para o trabalho dos seringueiros, incluindo facões, facas de seringa, bicas, cuias, botas e combustível para deslocamento. As comunidades também participaram da definição das datas de pesagem e comercialização da produção.
Outro tema importante abordado foi o acordo comercial com a multinacional Michelin, que mantém parceria com a cadeia produtiva da borracha nativa. O modelo adotado prioriza a comercialização por meio de associações e cooperativas locais, fortalecendo a autonomia das comunidades e agregando valor à produção extrativista.
Segundo a equipe técnica do Projeto Biodiverso, o planejamento vai além da organização da produção, permitindo uma aproximação maior com os seringueiros e a compreensão das necessidades das comunidades.
“A expectativa das comunidades é muito positiva, principalmente porque a borracha é uma atividade tradicional dentro dos territórios. Quando o planejamento acontece de forma organizada e os acordos são cumpridos, isso gera confiança, autoestima e fortalece a expectativa de geração de renda dentro da própria comunidade”, destacou Alisson Rikbaktsa, técnico do Projeto Biodiverso.
Além de gerar renda para os povos indígenas e comunidades tradicionais, a atividade contribui para a preservação ambiental. O Projeto Biodiverso atua na valorização da sociobiodiversidade e na conservação de aproximadamente 1,4 milhão de hectares da floresta amazônica, incentivando alternativas econômicas sustentáveis que mantêm a floresta em pé.
O Projeto Biodiverso é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:42
Biodiverso leva exposição 'Olhar da Floresta' para cidades e fortalece vozes da Amazônia
As exposições ocorreram ao longo do mês de abril, período que antecede o Dia dos Povos Indígenas.
18:17
Justiça nega liminar do MP para suspender licitação da PPP do saneamento em Tangará
O Ministério Público queria parar o processo apontando problemas nas regras da disputa. Porém, o juiz entendeu que não há motivos para barrar o andamento do trabalho
07:43
Brasnorte conquista destaque nacional em prêmio do Sebrae por incentivo ao turismo e empreendedorismo
Município mato-grossense foi reconhecido durante a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizada em Brasília
15:57
Operação Território Livre reforça combate ao crime e intensifica fiscalização em Brasnorte
Ação da Polícia Militar já resultou na apreensão de drogas, arma de fogo e mais de 30 veículos irregulares no município
13:19
Promotor explica inquérito civil sobre estruturas esportivas de Juína e defende melhorias no município
O Ministério Público instaurou o procedimento para analisar se de fato precisa de reparos e o que o município está fazendo para regularizar essa situação.
13:03
Cresol destaca crescimento em Mato Grosso e campanha com prêmios de até R$ 1 milhão
Durante entrevista à Band FM de Juína, o gerente de agência Luciano Lagoas falou sobre a expansão da instituição, os diferenciais da cooperativa e a campanha 'Cooperar é Ganhar'.
23:07
Três mortos em confronto com a PM em Juína são identificados; suspeitos seriam de Cuiabá
A ação ocorreu após informações levantadas pelas forças de segurança indicarem a presença do grupo criminoso na cidade.
09:12
Polícia Militar impede possível sequestro em Juína; três suspeitos morrem em confronto
Uma ação da Polícia Militar evitou um possível sequestro que seria praticado contra empresários de Juína.
09:00
Ministério Público instaura inquérito civil para apurar situação de espaços esportivos em Juína
O Ministério Público destacou que, em situações envolvendo equipamentos públicos de uso coletivo, a atuação preventiva deve prevalecer para evitar acidentes graves, lesões ou até mortes.
18:03
Câmara aprova concessão do Shopping Popular de Tangará por 15 anos
Com o respaldo legal da concessão a longo prazo, os comerciantes ganham estabilidade para investir em melhorias estruturais



