
Projeto que proíbe passaporte da vacina em MT é aprovado na AL
Nova proposta de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani veda a exigência do comprovante de vacina no Estado
Por: Débora Siqueira
Publicado em 06 de Janeiro de 2022 as 10:01 Hrs
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em sessão ordinária nesta quarta-feira (5), o projeto de n° 1/2022, que proíbe que o Poder Público exija qualquer tipo de comprovante da vacina contra Covid-19 para ingressar em estabelecimentos, seja ele público ou privado, no Estado. A nova proposta foi apresentada pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) em conjunto com outros deputados como Ulisses Moraes (PSL), Janaína Riva (MDB) e Xuxu Dalmolin (PSC).
O assunto que já havia sido bastante discutido no ano passado em um projeto semelhante, de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), também chegou a ser aprovado, porém a matéria acabou sendo engavetada, em acordo com a Mesa Diretora, após quatro substitutivos integrais.
A votação teve discussão do deputado Dr João (MDB), que preside a Comissão de Saúde, com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que tentou evitar a votação, e teve uma discussão com Dr. João que fez o voto do parecer da comissão de forma oral. Por 4 a 1, a comissão foi favorável ao projeto.
O deputado Valdir Barranco (PT) pediu vistas do projeto, o presidente da ALMT, Max Russi (PSB), consultou a procuradoria jurídica e não concedeu vistas do projeto, com base no Regimento Interno.
Com quatro votos contrários, o projeto foi aprovado pelo plenário em primeira e segunda votação no mesmo dia por tramitar sob urgência urgentíssima.
O deputado Cattani defendeu que o principal objetivo do projeto é manter a liberdade do cidadão para frequentar qualquer estabelecimento do Estado, sem a necessidade de apresentar qualquer tipo de atestado de vacinação.
“Este novo projeto propõe que os cidadãos do Estado de Mato Grosso fiquem desobrigados de apresentar qualquer tipo de comprovante de vacinação contra a covid-19 e suas variantes, como exigência para acesso a qualquer estabelecimento, seja ele público ou privado”, explicou o deputado.
O projeto ainda pede para que o Estado se empenhe em proibir ‘a discriminação e o tratamento diferenciado ou constrangedor a qualquer pessoa que, usando a sua liberdade individual, escolha não tomar a vacina’.
O texto também cita os artigos 5°, 6° e 7° da Constituição Federal, que garante ao cidadão brasileiro a liberdade, assim como a proteção aos direitos dos trabalhadores, o protegendo contra uma despedida arbitrária ou sem justa causa.
O projeto de lei deve ser votado em 2ª votação após o recesso parlamentar com o retorno das atividades na Assembleia no dia 02 de fevereiro, às 9 horas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas