
Procuradoria Eleitoral mantém cassação do diploma do prefeito de Brasnorte
Além do chefe do executivo, a vice dele e um vereador, também tiveram seus diplomas cassados.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 27 de Agosto de 2025 as 17:48 Hrs
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) se manifestou pelo não provimento dos recursos interpostos pelo prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, pela vice-prefeita Roseli Borges de Araújo Gonçalves e pelo vereador Gilmar Gonçalves, confirmando a decisão da 56ª Zona Eleitoral que cassou os diplomas e determinou novas eleições no município.
A sentença do juiz eleitoral Romeu da Cunha Gomes julgou parcialmente procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante o pleito de 2024.
Segundo a decisão, ficou comprovado que líderes políticos articularam o aliciamento e transporte ilegal de eleitores indígenas da comunidade Enawenê-Nawê, oferecendo dinheiro, combustível e alimentos — entre eles frangos congelados — em troca de votos. As provas apontaram ainda gastos superiores a R$ 28 mil em transporte, combustível e transferências, valores incompatíveis com as rendas dos envolvidos.
Como consequência, foram cassados os diplomas de Edelo Ferrari, Roseli Borges de Araújo Gonçalves e do vereador Gilmar Celso Gonçalves. Também foram declarados inelegíveis por oito anos Rogério Gonçalves, João Gomes da Silva Júnior, Alexandre Augusto Gonçalves, Júnior Augusto Gonçalves e Gilmar Gonçalves. Rogério e Gilmar ainda receberam multa máxima de R$ 53.205,00, aplicada em razão da gravidade e sofisticação do esquema.
Embora tenha reconhecido que Edelo e Roseli foram beneficiados diretamente, a Justiça Eleitoral afastou a inelegibilidade de ambos por não ter ficado comprovada sua participação dolosa nas práticas ilícitas. Ainda assim, a cassação de seus diplomas foi mantida, resultando na nulidade dos votos recebidos pela chapa majoritária e na convocação de novas eleições em Brasnorte.
Na manifestação recente, a Procuradoria Regional Eleitoral rejeitou os argumentos da defesa, que alegava fragilidade das provas e ausência de nexo causal com o resultado do pleito. O órgão sustentou que as condutas ilícitas tiveram potencial para comprometer a normalidade e a legitimidade da eleição, que foi decidida por apenas 155 votos de diferença — número inferior ao total de indígenas mobilizados no esquema.
Com a confirmação do posicionamento do Ministério Público Eleitoral, caberá agora ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) analisar os recursos e definir os próximos passos no processo.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:31
Fiscalização de vereadores em Brasnorte flagra entrega irregular de medicamentos e caso vai parar na polícia
A vistoria foi motivada por denúncias de moradores sobre a constante falta de medicamentos na rede pública
17:44
Sefaz simplifica isenção de IPVA para PcD e taxistas em Mato Grosso
Ao ter o pedido de isenção do ICMS aprovado, o reconhecimento da isenção do IPVA será feito automaticamente
17:14
Polícia Civil prende quatro pessoas e fecha casa utilizada como ponto de venda de drogas
Equipe também adentrou e apreendeu drogas em outra casa apontada como pertencente a uma facção criminosa
16:12
Juína realiza o terceiro Desafio Quatro Morros com esporte, saúde e ação social
Haverá dois percursos, um de 62 km para os mais experientes e outro de 21 km para iniciantes e passeio
16:09
Comitiva do Governo do Estado vistoria trecho da MT-170 e reforça compromisso com a infraestrutura regional
O governador em exercício a sua equipe visitaram o noroeste de Mato Grosso e as principais obras em andamento, além de colher demandas
16:06
Tiro de Guerra de Juína celebra o Dia do Soldado com homenagens e valorização da juventude
Durante a cerimônia, foram entregues os diplomas de destaque aos atiradores e monitores que se sobressaíram nos meses de junho e julho
11:19
Câmara de Brasnorte instaura CPI para apurar suposto favorecimento em concessão de título de lote rural
O objetivo da investigação é apurar possíveis irregularidades na titulação do lote rural, assegurando transparência e legalidade na regularização fundiária em Brasnorte
10:30
Novo delegado de Aripuanã sofre acidente e é transferido para Cuiabá
O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira nas proximidades de Tutilândia
21:35
Força Tática prende dois faccionados por tráfico de drogas em Brasnorte
Dupla de 20 e 21 anos foi flagrada com maconha, cocaína e pasta-base; suspeitos se apresentavam como membros do Comando Vermelho
17:27
Manuela Wagner é coroada Rainha da Exposerra 2025 em Tangará da Serra
Modelo e influenciadora digital, que cresceu em Brasnorte, dedica título também ao município onde construiu sua história
MAIS LIDAS
Câmara de Brasnorte instaura CPI para apurar suposto favorecimento em concessão de título de lote rural
Equipe de Aripuanã vence a 1ª Copa Streetball de basquete em Juína
Novo delegado de Aripuanã sofre acidente e é transferido para Cuiabá
Contribuintes de Castanheira já podem aproveitar desconto de 20% no pagamento do IPTU 2025
Fiscalização de vereadores em Brasnorte flagra entrega irregular de medicamentos e caso vai parar na polícia
Polícia Civil cumpre mandado e prende advogado em Juína
Polícia Civil prende quatro pessoas e fecha casa utilizada como ponto de venda de drogas