
Prefeito de Juína lamenta que empresas abram no aniversário da cidade e causa revolta no setor; Vídeo
Os empresários querem pelo menos diminuir os impactos econômicos que o coronavírus tem provocado como o fechamento de empresas e demissões.
Por: Maurílio Jr. Repórter em Ação
Publicado em 08 de Maio de 2020 as 21:33 Hrs
Como forma do comércio de Juína tentar se recuperar após diversos dias de portas fechadas, em decorrência da pandemia de coronavírus (lembrando que o município não possui nenhum caso suspeito da doença), a Associação Comercial e Empresarial (Ascom) e a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) lançaram uma campanha do dia das mães para aquecer o comércio local neste sábado, 9 de maio, véspera de uma importante data que é o dia das mães, mas também feriado, neste dia, o município de Juína completa seus 38 anos.
A campanha mobilizou grande parte do comércio que estará de portas abertas, seguindo à risca às recomendações de prevenção ao coronavírus, como uso de máscara e álcool em gel.
LEIA MAIS:
Apesar da boa notícia para os empresários, que nos últimos 30 dias sofreram com diversos decretos e muitos tiveram que dispensar funcionários, a prefeitura de Juína lançou uma nota nesta sexta-feira que causou mal-estar no empresariado. Nela o prefeito lamenta que o comércio abra suas portas no aniversário da cidade. Alguns empresários disseram que a atitude do prefeito foi inaceitável. "Como pode? Tivemos grandes prejuízos com às portas fechadas por muitos dias e agora que é possível a gente abrir pra tentar amenizar nosso sofrimento, o prefeito diz que lamenta? Não entendo de qual lado nosso prefeito está", disse uma empresária.
"É contraditório nosso gestor. Ao mesmo tempo que ele quer ver nosso comércio voltar ao poucos ser o que era antes, ele vem dizer em um dos dias mais importantes para nós comerciantes que não deveria funcionar. Gente, os funcionários precisam do trabalho. Nós precisamos do colaborador e o município precisa de nós. Com todo respeito, nosso prefeito precisa fazer muito mais, do que se lamentar", disparou outro empresário na condição de anonimato.
Foi o trecho a seguir que mais causou impacto aos comerciantes. “A prefeitura de Juína vem a público informar que a abertura do comércio no dia do aniversário do município não é uma decisão do Poder Público Municipal, que pelo contrário, lamenta que uma LEI FEDERAL possa impedir que o trabalhador juinense possa gozar de folga para celebrar uma data tão importante como esta”, diz um trecho da nota redigida pela assessoria de imprensa e aprovada pelo prefeito Altir Peruzzo (PT).
A referida lei citada permite ao comércio abrir nos feriados, no entanto, o empresário deve observar as leis trabalhistas, relacionadas por exemplo, ao pagamento de hora extra, como destaca o presidente do sindicato dos empregados no comércio de Juína (Seconjur), José Aparecido.
“Agora com essa lei da liberdade econômica as empresas podem trabalhar aos feriados, desde que pague 100% da hora trabalhada, ou a folga. Tipo o dia das mães, o aniversário da cidade, a empresa pode trabalhar? Pode! Mas com as condições, ela paga 100% do valor da hora extra ou dá esse horário em folga”, ressaltou Aparecido.
O assessor de comunicação da Ascom e CDL, João Paulo Morini, disse esta semana em entrevista à Band FM que o dia das mães representa o 2° maior volume de vendas do ano, ficando atrás apenas do Natal.
A assessoria da Ascom e CDL foi procurada, mas preferiu não comentar o conteúdo da nota da prefeitura, porém ressaltou que a posição das entidades ja foi amplamente divulgada com a ação de abertura.
O jornalista Luiz Pereira Bil foi às redes sociais para falar sobre o caso. Veja o vídeo abaixo.
Leia a integra da Nota:
URGENTE!
NOTA À POPULAÇÃO JUINENSE
O dia 09 de Maio, quando se celebra o aniversário de Juína é feriado municipal garantido pela lei 4.456/1982. Ocorre que com a LEI DO GOVERNO FEDERAL N. 13.874 de 20 de setembro de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica permite que o comércio seja aberto em qualquer dia, conforme assim descrito:
“Art. 3º São direitos de toda pessoa, natural ou jurídica, essenciais para o desenvolvimento e o crescimento econômicos do País, observado o disposto no parágrafo único do art. 170 da Constituição Federal:
II - desenvolver atividade econômica em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, sem que para isso esteja sujeita a cobranças ou encargos adicionais...”
Neste sentido, a Prefeitura de Juína vem a público informar que a abertura do comércio no dia do aniversário do município não é uma decisão do Poder Público Municipal, que pelo contrário, lamenta que uma LEI FEDERAL possa impedir que o trabalhador juinense possa gozar de folga para celebrar uma data tão importante como esta.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte