
Polícia Civil indicia 11 criminosos envolvidos no roubo à banco em Brasnorte
As investigações e o inquérito que levaram à identificação e prisão dos envolvidos foram concluídos nesta quinta-feira (14)
Por: Repórter em Ação
Publicado em 15 de Agosto de 2025 as 12:49 Hrs
A Polícia Civil de Mato Grosso concluiu, nesta quinta-feira (14.8), o inquérito instaurado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), para apurar o roubo à agência do Sicredi no município de Brasnorte (579 km a noroeste de Cuiabá). Todos os envolvidos se encontram presos.
Onze suspeitos, entre autores, co-autores e partícipes, foram indiciados pelos crimes de roubo majorado pelo concurso de pessoas, restrição de liberdade da vítima e emprego de arma de fogo, sequestro e cárcere privado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.
As provas, materialidade de autorias, laudos periciais, entre outras evidências que resultaram nas prisões em flagrantes, embasaram a conclusão do inquérito com os indiciamentos conforme individualização das condutas praticadas, visando prosseguimento da ação penal contra os indiciados.
Roubo Qualificado
Na tarde do dia 31 de julho, em Brasnorte, um grupo composto por, no mínimo, quatro indivíduos fortemente armados e encapuzados, entrou na agência do Banco Sicredi. Para invadir o local os criminosos quebraram os vidros da entrada do banco, causando pânico generalizado entre os funcionários e clientes.
Com emprego de violência e grave ameaça, uso de arma de fogo, concurso de pessoas e restrição de liberdade das vítimas, o grupo subtraiu valores em espécie da instituição financeira e a arma do segurança da unidade.
Os criminosos fugiram em uma camionete Toyota Hilux, de cor prata e sem placas, levando na condição de reféns dois funcionários da agência, que foram posteriormente libertados às margens da rodovia MT-170, zona rural de Brasnorte.
Investigação
De imediato as forças de segurança pública passaram a fazer o cerco policial na região. As equipes da GCCO com apoio tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), se deslocaram até Brasnorte para dar apoio nas investigações.
Após as análises das diversas imagens captadas por câmeras instaladas no banco e nas residências e comércios próximos, contatou-se que a camionete Hillux era produto de roubo praticado dias antes, tendo com vítima um idoso, de 81 anos.
Durante diligências ininterruptas os investigadores identificaram o segundo veículo (modelo HB20), ocupado pelos suspeitos e que seguiu para o Estado de Rondônia. Em seguida, na cidade de Vilhena, seis integrantes do grupo foram presos em flagrante. As outras prisões foram realizadas de forma continuada em Brasnorte.
Três veículos usados pelos suspeitos foram apreendidos. A camionete Hillux utilizada diretamente para executar o roubo ao banco. Um automóvel HB20 que deu apoio na fuga, além de outro carro, Ford KA, usado para roubar a Hillux na casa do idoso, que foi encontrado abandonado e queimado.
Integração
Em menos de 48 horas, as investigações da Polícia Civil de Mato Grosso levaram à identificação e prisão dos envolvimentos.
O trabalho contou com a participação das equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), das Delegacias da Regional de Tangará da Serra, Diretoria de Inteligência, com apoio essencial do Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer) e da Polícia Civil de Rondônia.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:09
Chico Guarnieri solicita agência da caixa para Brasnorte
População precisa se deslocar grandes distâncias para ter acesso aos serviços bancários
17:43
Construtora retoma obras e promete restaurar trecho danificado na MT-170
Empresa contratou perícia em engenharia de tráfego para apurar causas para deterioração e garante reparos completos com acompanhamento da Sinfra.
17:19
Polícia Civil cumpre mandados em Goiás em investigação de crime de estelionato contra Prefeitura de Juína
Golpe do falso boleto resultou no prejuízo aproximado de R$ 140 mil aos cofres públicos
17:16
Sicoob Juína oferta crédito no Plano Safra 2025/2026
Cooperativa prevê crescimento nos recursos e destaca linhas de financiamento acessíveis, incluindo opções retroativas para custeio.
16:01
Sarampo pode voltar: Juína amplia vacinação e orienta famílias sobre prevenção
A doença anda rondando o estado de Mato Grosso.
09:55
Polícia Militar fecha área de desmatamento ilegal em fazenda e prende três homens em flagrante
Suspeitos foram flagrados realizando o crime ambiental com motosserras, que foram apreendidas, em uma fazenda
17:52
Unidade móvel da Justiça Eleitoral realiza 267 atendimentos na ExpoJuína
A presença do ônibus fez toda a diferença ao atrair a atenção de visitantes e trabalhadores da exposição, que terminou no domingo (10).
09:23
Polícia Federal deflagra nova operação em Brasnorte
PF investiga exploração ilegal e ameaça de madeireiros contra mulheres indígenas em MT
20:07
Primeiros Jogos dos Povos Indígenas de Mato Grosso começam nesta quarta-feira em Brasnorte
Evento vai reunir as diversas etnias até 17 de agosto na Aldeia Curva, em Brasnorte
11:13
Pesquisa aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso
Mendes aparece com quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), segunda colocada.
MAIS LIDAS
Polícia Federal deflagra nova operação em Brasnorte
Polícia Civil indicia 11 criminosos envolvidos no roubo à banco em Brasnorte
MPF investiga coordenador da Funai de Juína por má gestão e despreparo
Polícia Militar fecha área de desmatamento ilegal em fazenda e prende três homens em flagrante
Pesquisa aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso
Construtora retoma obras e promete restaurar trecho danificado na MT-170
Polícia Civil cumpre mandados em Goiás em investigação de crime de estelionato contra Prefeitura de Juína