
Pivetta lidera disputa pelo governo de MT em 2026; Mauro Mendes aparece favorito ao Senado
Entre os entrevistados, 1,92% disseram que não votariam em nenhuma das opções
Por: Redação MT Econômico
Publicado em 06 de Setembro de 2025 as 11:13 Hrs
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) surge na dianteira da corrida ao Palácio Paiaguás em 2026, segundo pesquisa estimulada do Instituto Índice Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (05). O levantamento mostra o empresário com 26,38% das intenções de voto, à frente do senador Wellington Fagundes (PL), que aparece com 22,30%,
Na terceira posição está o senador Jayme Campos (União Brasil), com 12,47%, seguido pelo ex-prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PT), com 5,52%. Ainda, 4,08% dos entrevistados disseram que não pretendem votar em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 29,26% não souberam ou preferiram não responder — percentual que indica um campo aberto para movimentações políticas até a eleição.
Rejeição ao governo
O índice de rejeição mostra o ex-prefeito Zé Carlos do Pátio como o nome mais fragilizado: 11,51% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Jayme Campos (8,87%), Pivetta (7,19%) e Wellington Fagundes (6,71%). A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fecha a lista dos mais rejeitados, com 3,36%.
Apesar disso, chama atenção o contingente de eleitores que não rejeitam nenhum candidato (22,06%) ou não souberam responder (40,29%), reforçando que a disputa permanece em aberto.
A pesquisa ouviu 2.054 eleitores entre os dias 22 e 29 de agosto e tem margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mauro Mendes lidera corrida ao Senado
O atual governador Mauro Mendes (União Brasil), que não poderá disputar a reeleição em 2026, aparece como favorito para uma das duas vagas ao Senado em disputa. De acordo com o mesmo levantamento, Mendes tem 38,85% das intenções de voto.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) figura em segundo lugar, com 17,75%, seguida pelo deputado federal José Medeiros (PL), que soma 11,27%. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), aparece em quarto, com 8,63%, à frente do ex-governador Pedro Taques (sem partido), com 7,67%, e do ex-presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, com 4,32%.
Entre os entrevistados, 1,92% disseram que não votariam em nenhuma das opções, e 9,59% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição no Senado
No quesito rejeição, o ministro Carlos Fávaro lidera com 15,11%, seguido por Janaina Riva (12,71%) e Pedro Taques (11,99%). Antônio Galvan foi citado por 10,55%, Mauro Mendes por 8,87% e José Medeiros por 3,36%,
Cenário político em disputa
Os números revelam que Pivetta inicia a corrida estadual em posição competitiva, beneficiado pela visibilidade do cargo de vice-governador e pela proximidade com a gestão Mauro Mendes, que mantém índices de aprovação elevados. Já Wellington Fagundes aparece consolidado como principal adversário, sustentado por sua atuação no Senado e base eleitoral no interior.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:22
Mulher é rendida e amarrada durante assalto em sítio na zona rural de Brasnorte
Um dos suspeitos exigia, de forma agressiva, que a moradora entregasse armas de fogo que estariam guardadas na residência.
12:35
Batalhão Ambiental prende homem com arsenal de armas, munições e carne de animal silvestre
Material foi encontrado em uma oficina clandestina de conserto de armas de fogo
12:28
Serviço de vistoria veicular será realizado em novo horário a partir de segunda (8) em todo Estado
A medida deve-se em razão da forte onda de calor registrada em Mato Grosso nos últimos dias
12:00
Pioneiro de Brasnorte, Naor Ferrari morre aos 72 anos vítima de AVC
Sempre dedicado à família e buscando melhores oportunidades, em 1998 decidiu mudar-se para Brasnorte
09:58
Em um mês, Polícia Civil prendeu 484 homens por violência doméstica em Mato Grosso
No mesmo período as unidades da Polícia Civil em todo estado registraram mil 695 mil boletins de ocorrências de crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha.
17:44
Promotor de Justiça fala sobre regularização de estacionamento e outras ações em Juína
A promotoria deu prazo de 20 dias para que a prefeitura tome providências em relação ao trânsito.
17:25
Quadrilha é denunciada por assalto a cooperativa em Brasnorte
De acordo com a denúncia, dois dias antes do crime os assaltantes roubaram uma caminhonete Toyota Hilux, utilizada para invadir a agência.
13:19
Pesquisa aponta efeitos promissores da aplicação de calcário e gesso na produtividade da soja em Mato Grosso
Entre os indicadores avaliados estão a altura das plantas, número de grãos por vagem e produtividade final, além de análises laboratoriais relacionadas a clorofila, transpiração relativa e nutrição da planta
13:16
Jogos Abertos Mato-grossenses reúnem atletas das regiões Médio Norte e Noroeste em Juara
Competição da categoria adulta, realizada pela Secel, ocorre de sexta-feira (5) a domingo (7); abertura oficial será no sábado (6)
19:31
Presidente da Câmara de Brasnorte denuncia suposto patrocínio de empresário a vereadores
A frase, segundo o presidente, foi dita na frente de 10 a 15 pessoas, na própria Prefeitura
MAIS LIDAS