
Pesquisa aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso
Mendes aparece com quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), segunda colocada.
Por: MT Econômico
Publicado em 12 de Agosto de 2025 as 11:13 Hrs
Uma nova pesquisa eleitoral divulgada ontem, segunda-feira (11) pelo Instituto Percent Brasil revela o governador Mauro Mendes (União Brasil) como líder nas intenções de voto para o Senado Federal em Mato Grosso, na disputa que será realizada em 2026.
Na modalidade estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes aparece com 37,8% das intenções de voto, quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que registra 18,8%. O deputado federal José Medeiros tem 6,4%, enquanto o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) aparece com 4,3%. O ex-governador Pedro Taques (sem partido) marca 3,8%, e o ex-presidente da Aprosoja Brasil Antônio Galvan (PTB), 2,4%.
Vale destacar que, nas eleições de 2026, Mato Grosso irá eleger dois senadores, e o eleitor poderá votar em até dois nomes.
Cenário com Jayme Campos
O levantamento também apresentou um cenário que inclui o senador Jayme Campos (União Brasil). Mesmo com a inclusão, Mauro Mendes mantém a liderança com 36,3%, seguido por Janaina Riva, com 17,9%. Na sequência, aparecem José Medeiros (6,2%), Jayme Campos (5,8%) e Carlos Fávaro (3,7%). Pedro Taques e Antônio Galvan somam 3,4% e 2,3%, respectivamente. Os votos nulos ou brancos totalizam 4,1%, enquanto 18,9% dos entrevistados declararam-se indecisos.
Intenção espontânea e rejeição
Na pesquisa espontânea — quando os eleitores citam nomes sem que sejam apresentados — Mauro Mendes também lidera com 9,7%. Janaina Riva tem 3,1%, seguida por José Medeiros, com 1,3%. Carlos Fávaro e Jayme Campos aparecem empatados com 0,7%, enquanto Pedro Taques tem 0,4% e Antônio Galvan, 0,3%. A maioria dos entrevistados (76,1%) não soube ou não respondeu.
Já na avaliação de rejeição, o ex-governador Pedro Taques encabeça a lista, com 8,5%, seguido por Jayme Campos, com 7,3%. Carlos Fávaro tem 3,8% de rejeição, Mauro Mendes 3,1%, Janaina Riva 2,8%, José Medeiros 2,7% e Antônio Galvan 1,9%.
Sobre a pesquisa
O Instituto Percent Brasil realizou o estudo presencialmente entre os dias 29 de julho e 4 de agosto em Mato Grosso, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os votos nulos ou brancos somam 4,5%, e os indecisos alcançam 20,6% dos entrevistados, mostrando um campo ainda aberto para os candidatos no pleito que ocorrerá daqui a quase dois anos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:07
Primeiros Jogos dos Povos Indígenas de Mato Grosso começam nesta quarta-feira em Brasnorte
Evento vai reunir as diversas etnias até 17 de agosto na Aldeia Curva, em Brasnorte
10:10
Juína amplia participação em prêmio de inovação
Iniciativa da Seciteci teve 47 projetos de 35 municípios; vencedores serão conhecidos em setembro
09:38
MPF investiga coordenador da Funai de Juína por má gestão e despreparo
O objetivo é acompanhar um procedimento correicional anteriormente instaurado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas
17:13
Entre lágrimas, Simone Mendes relembra o passado em Juína
O retorno também reacendeu a dor maior: a perda do pai, seu Antônio.
16:10
Aripuanã, Cotriguaçu e outras 10 cidades recebem novos veículos da Sema
A primeira doação foi destinada ao Projeto Água para o Futuro, que atua na preservação e recuperação de nascentes no município de Alta Floresta.
18:08
Prefeito afirma que ex-delegado trouxe 'nuvem negra' para Brasnorte
A declaração foi feita após a morte de um escrivão da Polícia Civil e do roubo da agencia Sicredi na semana anterior.
11:53
DAES de Juína abre canal direto para ouvir a população sobre o tratamento de esgoto
Site, e-mail ou WhatsApp.
09:42
Prefeitura tem contrato suspenso com assessoria jurídica a pedido do MP
O promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira ressaltou que o Município já havia sido condenado judicialmente, em maio deste ano, a se abster de realizar novas contratações de assessoria jurídica para atividades típicas da administração pública
16:59
Juína se prepara para receber a 1ª Copa Streetball de Basquete com atletas da cidade e região
O evento também contará com medalhas de participação para todos os atletas e uma programação especial.
16:49
Segurança reforçada: PM anuncia medidas imediatas para Brasnorte e novo comandante será nomeado em setembro
Entre os principais anúncios, está a nomeação de um novo comandante para o Pelotão de Brasnorte, que ocorrerá no próximo dia 5 de setembro