Nexa reforça compromisso com diversidade e inclusão em debate na Expominério 2025
A gerente geral de RH da Nexa participou de painel sobre D&I no primeiro dia da Expominério, em Cuiabá
Por: Repórter em Ação
Publicado em 27 de Novembro de 2025 as 19:25 Hrs
A agenda de Diversidade e Inclusão (D&I) foi um dos grandes destaques da Expominério 2025. O painel “ sobre o tema, realizado na quarta-feira (26.11), contou com a participação da gerente geral de Recursos Humanos da Nexa, Livia Desenso Monteiro, que compartilhou a experiência da companhia em tornar a mineração um setor mais inclusivo e estratégico para o desenvolvimento regional, especialmente em Mato Grosso.
O debate reuniu a executiva da Nexa, a presidente da Câmara da Mulher da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Ana Rangel, e a ex-deputada Sheila Klener, que abordaram o tema sob as perspectivas corporativa, industrial e de políticas públicas.
De acordo com Lívia Monteiro, a mineração do futuro não se constrói apenas com tecnologia e eficiência: ela nasce das pessoas. “A diversidade, inclusão e desenvolvimento humano fortalecem a cadeia, impulsionam inovação, geram valor social nos territórios e preparam o setor para os desafios do amanhã. Acreditamos que é possível ampliar vozes, gerar oportunidades e construir uma mineração humana, plural e sustentável”.
A gerente geral destacou que a D&I não é apenas uma meta de Recursos Humanos, mas um valor que garante a excelência operacional e a longevidade dos projetos. "A diversidade de pensamentos e origens fortalece a nossa capacidade de gestão de riscos e a inovação. Em Aripuanã, temos a prova de que isso funciona: garantimos que 50% dos nossos funcionários, cerca de 2.100 colaboradores, fossem da comunidade local, por meio de um robusto investimento em qualificação profissional. Ao todo, mais de 2 mil pessoas já se beneficiaram com a parceria com o SENAI," afirmou Monteiro.
Impacto Social e Ambiental
O compromisso da Nexa com o desenvolvimento local onde a empresa investiu em Aripuanã, nas áreas de saúde, infraestrutura e capacitação mais de R$50 milhões, incluindo a recente reforma da ala de urgência e emergência do hospital municipal.
Mulheres na Mineração em MT
Lívia Desenso Monteiro destacou o crescimento de mulheres atuando no setor de mineração, lembrando que o compromisso da Nexa com a inclusão e o desenvolvimento foi desde o início, com o investimento em capacitação local antes mesmo do início das obras, como foi o caso de Aripuanã. Essa inclusão também transformou o ambiente de trabalho: hoje, é possível ver mulheres operando na própria mina com equipamentos antes manuseados apenas por homens, um símbolo da transformação promovida pela companhia. Para apoiar e fortalecer esse ambiente plural, a Nexa incentiva a criação de grupos de afinidade internos.
A gerente afirmou ainda que o olhar da Nexa para a inclusão feminina se estende além da mineração: a empresa também apoia parcerias estratégicas com a SETASC e a Amazon, buscando incluir mulheres em diversas áreas do mercado de trabalho.
“Hoje, a diversidade de pensamentos e origens fortalece a nossa capacidade de gestão de riscos e a inovação. Ver mulheres operando equipamentos que antes eram exclusivos dos homens é a prova de que estamos construindo uma mineração humana, plural e sustentável,” pontuou Lívia Monteiro.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru, e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo.
Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração que muda com o mundo, cada vez mais sustentável, inovadora, com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:06
Como as Câmaras Setoriais Temáticas Transformam Problemas Sociais em Políticas Públicas
Um levantamento que aponta o impacto das Câmaras Temáticas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
17:41
Prefeito tenta barrar aumento, mas vereadores derrubam vetos em menos de um minuto
A Câmara terá agora mais recursos do que a secretaria de Agricultura.
17:45
Governo de Mato Grosso aciona STF contra decreto ilegal de Lula
Estado aponta ausência de ocupação indígena, omissão no processo e risco à segurança jurídica de famílias e produtores
12:03
Polícia Militar apreende bicicleta motorizada conduzida por adolescente em Brasnorte
Veículos adaptados têm causado transtornos, barulho excessivo e riscos no trânsito; PM reforça orientação aos pais e promete intensificar fiscalizações
20:07
Brasnorte em pauta: comitiva de MT discute impacto de demarcação indígena no STF
Grupo busca medidas jurídicas e institucionais após ampliação da Terra Indígena Manoki, em Brasnorte
11:36
Cláudia Fernanda de Campos é eleita presidente da APAE de Brasnorte
Em chapa única, Cláudia Fernanda de Campos foi eleita por votação unânime para assumir a presidência da entidade pelos próximos três anos.
17:49
Brasnorte pode perder até 20% da arrecadação após decreto de Lula que amplia Terra Indígena
Decisão do governo federal pode reduzir arrecadação do município em até 20% e deve ser contestada na Justiça
15:20
Prefeitura de Juína estabelece novas regras para emissão de atestados médicos
A nota divulgada pela administração municipal ainda alerta severamente sobre as consequências da utilização de documentos falsos
09:42
Clientes reclamam da Juína Viagens sobre compras de pacotes
Empresa confirma as reclamações, mas nega responsabilidade
12:40
Ampliação da TI Manoki gera insegurança e indignação entre produtores rurais de Brasnorte
A decisão do Governo Federal aumentou a área demarcada para mais de 250 mil hectares






