
MPF investiga Juína e outras 25 cidades de MT por má aplicação de recursos contra Covid
Além de Juína, Castanheira e Brasnorte também são alvo da operação
Por: WELINGTON SABINO, Folha Max
Publicado em 27 de Setembro de 2020 as 19:40 Hrs
A utilização recursos enviados pelo Governo Federal para 26 municípios de Mato Grosso, no valor de R$ 92,3 mil para cada um, destinado ao combate à pandemia de Covid-19, é alvo de investigação por parte do Ministério Público Federal (MPF). Quem conduz os trabalhos é a procuradora da República, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, que publicou 26 portarias convertendo em procedimentos administrativos as notícias de fato abertas inicialmente.
Conforme os documentos, os procedimentos são necessários para o acompanhamento de políticas públicas com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos federais. Os municípios são investigados são Poconé, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Tapurath, Várzea Grande, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Brasnorte, Castanheira, Cotriguaçu, Juína e Novo Horizonte do Norte.
A relação de cidades publicadas em duas edições do Diário Oficial do Ministério Público Federal traz ainda: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Campos de Júlio, Gaúcha do Norte, Jangada, Nova Ubiratã, Planalto da Serra, Santo Antônio do Leverger e Rondolândia.
Dentre os argumentos, a procuradora da República afirma ser imperativo apurar se os municípios aplicaram "de maneira eficiente e hígida os recursos recebidos da União, bem como se publicizaram as despesas decorrentes das ações de saúde no Portal da Transparência, seguindo os princípios da autenticidade, integridade e atualidade das informações, nos moldes preconizados pela Constituição Federal".
As portarias observam ainda que o Sistema Único de Saúde tem caráter panfederativo e, na pactuação administrativa de responsabilidades que o rege, constitucionalmente moldada no artigo 198, inciso I, Constituição Federal de 1988, incumbe aos Estados e aos Municípios a manutenção da rede primária de saúde. Conforme a integrante do MPF, documentos apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e atualizados até o dia 30 de abril apontam o repasse de recursos federais ao Estado e aos municípios citados no valor de R$ 92.360. Tal quantia foi repassada a cada uma das 26 cidades citadas nas portarias.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas