MPE quer explicações da prefeitura de Juína sobre leitos vazios e pode pedir fechamento total do comércio
o município aproxima-se da necessidade de judicialização para lockdown já que do dia para noite todos os leitos deixaram de existir.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 21 de Maio de 2020 as 10:54 Hrs
O Ministério Público Estadual (MPE), através da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Juína, deu prazo de 03 dias, a contar a partir de ontem (quarta-feira, 20), para que a prefeitura de Juína explique o não funcionamento do Centro de Urgência e Emergência de Juína para a Covid-19, “implantado” por mais de R$ 800 mil, com recursos oriundos da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e uma contrapartida da prefeitura, sob pena de responsabilização dos gestores pelo "desencontro de informações", já que em uma nota a secretaria de saúde disse que mandaria os 03 primeiros pacientes para o Centro Covid, mas isso não aconteceu porque o local está sem profissionais.
A decisão do promotor de justiça Marcelo Linhares foi dada após chegar à informação de que os leitos Covid-19 de Juína estavam vazios, como informado em primeira mão aqui no Repórter em Ação, não pelo fato de Juína não ter casos da doença, mas sim porque os leitos não estavam prontos como anunciado no início de abril pela prefeitura.
Segundo informações repassadas ao MPE, no período de 20 a 27 de maio, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que funciona em anexo a um hospital particular, não receberá pacientes por determinação do Escritório Regional de Saúde. Motivo: o município teria enviado um paciente com suspeita do novo coronavírus para a UTI sem que a equipe fosse informada da situação.
“No dia 18 houve regulação de paciente com suspeita de COVID19 à UTI regular de Juína e apenas no dia 19 foi realizado exame (PCR) confirmando a situação. Afirma também que no dia 16 outro paciente com resultado de teste rápido IGG positivo já havia sido internado no local. Como aquela unidade não é referência, criou-se imenso problema porque não havia isolamento adequado e não seria possível a transferência ao Hospital Municipal porque as unidades instaladas não possuíram equipes completas para receber pacientes. Ao final, afirma que os pacientes com COVID foram transferidos à outra cidade, mas o COE Estadual e a Superintendência de Urgência e Emergência definiu que a UTI em tela teria todo atendimento suspenso como forma de acompanhar os que ali estavam internados”, diz o despacho.
Ainda segundo documento em que o Repórter em Ação teve acesso, “a cidade de Juína aproxima-se da necessidade de judicialização para lockdown já que do dia para noite todos os leitos deixaram de existir”.
Segundo o promotor de justiça, a informação da inoperância dos leitos especializados é grave e pode implicar no fechamento do comércio de Juína.
“Não sendo raro relembrar que a reabertura do comércio não foi decorrente da conduta do Governador em seu último 'Decreto Recomendatório', inovação mato-grossense, mas única e exclusivamente pela construção e preparo dos leitos especializados”, destaca Linhares.
No entender do MPE, “Juína sem o funcionamento do Leito COVID ou UTI Covid perdeu integralmente sua capacidade para isolar pacientes que necessitem de atendimento e não podem ser misturados com os demais pacientes com Covid-19 junto de outros saudáveis.”
O MPE vai abrir investigação para averiguar a denúncia. “Requisite-se a instauração de sindicância para apurar o envio de paciente COVID positivo em meio a pacientes saudáveis e internados em UTI. ”
Pela ausência dos leitos, o município acabou inclusive transferindo um paciente em estado grave por Covid-19 para Tangará da Serra.
Diante da inoperância dos leitos e do desencontro de informações que foram divulgadas, a gestão divulgou o credenciamento para contratação imediata de profissionais da área da saúde ainda nesta quarta-feira (20) para atuarem na UTI Covid.
A prefeitura ainda deve se posicionar em relação a situação.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS






