
MP requer suspensão de Decreto que transfere ônus aos municípios
O MPE argumenta que o referido artigo viola competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 25 de Novembro de 2021 as 16:18 Hrs
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) requerendo, em pedido liminar, a suspensão dos efeitos do artigo 3º do Decreto Estadual nº 723/2020, que transfere a responsabilidade de atendimento integral à demanda dos anos iniciais do Ensino Fundamental aos municípios. A ação foi proposta no dia 27 de outubro.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso argumenta que o referido artigo viola competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional e também incorre em grave ofensa ao regime da colaboração dos entes federativos na oferta da educação, ao princípio constitucional do pacto federativo e harmonia entre os entes federativos.
O Decreto Estadual n° 723/2020 apresenta um cronograma que estabelece que o atendimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental, feito pela Rede Pública Estadual de Ensino, será gradativamente reduzido a partir de 2021 em todo o Estado de Mato Grosso, de forma que seriam ofertadas em 2021 vagas a partir de 2º ano; já em 2023 seriam ofertados vagas a partir do 3º ano; em 2025 a partir do 4º ano; e por fim, em 2027, seriam ofertadas vagas somente a partir de 5º ano dos anos iniciais.
“Muito embora exista a ressalva de que o Estado, por meio da rede pública estadual de ensino, permanecerá responsável pelo atendimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos casos em que os Municípios comprovarem a impossibilidade do atendimento, esta exceção prevalecerá apenas até o ano de 2023, como se vê da leitura do inciso I, do §2º, do ato normativo hostilizado”, destacou o procurador-geral de Justiça.
Borges deixa claro que a ADIN não questiona o dever dos entes municipais oferecerem e atenderem a demanda do Ensino Fundamental, até porque, por força do regime de colaboração e de comandos da própria Constituição Federal, os municípios devem atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Esclarece, no entanto, que a atuação prioritária no Ensino Fundamental também é dever dos Estados e Distrito Federal.
“A transferência integral desse ônus aos Municípios do Estado de Mato Grosso malfere o pacto federativo, o regime de colaboração que rege o sistema nacional de Ensino, sobrecarrega os Municípios mato-grossenses e, ao fim e ao cabo, precariza a qualidade e o alcance do Ensino Fundamental às crianças”, enfatizou o procurador-geral de Justiça.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:51
Prefeitura de Brasnorte é condenada por erro médico, indenização atualizada supera os R$ 14O mil
Segundo os advogados, a paciente enfrentou dores, incômodos, afastamento do trabalho e diversos exames e procedimentos cirúrgicos ao longo de 12 anos.
13:28
Homem é esfaqueado ao tentar impedir agressão contra mulher em bar na zona rural de Brasnorte
O caso foi registrado como tentativa de homicídio, e o suspeito foi preso pela Polícia Militar poucas horas depois
07:30
Governo de MT entrega 145 títulos definitivos às famílias do Assentamento Primeiro de Maio
Moradores esperavam há 25 anos pela regularização, entrega representa conquista histórica para a comunidade.
07:25
Batalhão Ambiental da PM intercepta área de desmatamento e apreende trator em Colniza
Militares receberam alertas de satélites de programa da Sema, que indicaram área de alteração vegetal
12:08
Rádio pirata desafia autoridades e volta a operar ilegalmente em Juína
De acordo com registros da Anatel, o sinal irregular foi detectado novamente nesta semana
11:43
Presidente da Câmara de Juína é alertado sobre gastança com viagens
O alerta foi feito por um cidadão através da ouvidoria.
09:32
Ministério Público pede medidas protetivas contra policial e juíza de Juína
Na representação. o Ministério Público classificou o ato como 'abuso de poder judicial' e violência de gênero praticada com uso do aparato estatal.
15:29
Vem aí a mostra de cultura urbana do projeto Hip Hop da comunidade 2.0 em Juína
As aulas foram realizadas na Escola Estadual Antônia de Moura Muniz no Bairro Módulo 6 em Juína.
15:37
Avaliação Somativa será aplicada nos dias 7 e 8 de outubro em Brasnorte
A avaliação acontece anualmente no período de encerramento do ano letivo e tem papel fundamental para o desempenho educacional do município
15:47
Delegado de Aripuanã apresenta melhora significativa após grave acidente
O acidente aconteceu no mês de agosto, enquanto ele dirigia uma viatura descaracterizada.