Ministro Tarcísio fala sobre pavimentação da BR-174 entre Castanheira e Colniza
A obra é um sonho da população do noroeste de Mato Grosso.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 28 de Outubro de 2020 as 17:14 Hrs
O ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta quarta-feira (28), que a pavimentação asfáltica da BR-174, entre os municípios de Castanheira e Colniza, está dependendo apenas, segundo ele, de aprovação de projetos do estado de Mato Grosso. A declaração foi dada durante uma live transmitida pelo deputado federal e candidato ao senado, José Medeiros (PODE).
“A 174 nós temos um convênio com o governo do estado de Mato Grosso, que está terminando a elaboração de projetos”, disse Freitas.
O deputado José Medeiros complementa. “Sobre essa 174 ministro, sou cobrado constantemente quando vou em Juína, Colniza, Juruena e Castanheira. Então gente, não depende dele [ministro] ainda, precisa o governo do Estado entregar o licenciamento”.
“A gente sabe a importância da BR-174. O governo tem que concluir o licenciamento e fazer a aprovação do projeto, com isso, o governo vai ter condição de iniciar a obra de pavimentação”, destacou o ministro que é engenheiro e militar da reserva.
O Repórter em Ação entrou em contato com o governo do Estado, a assessoria de imprensa da Sinfra informou.
"A Sinfra ainda está dando andamento para obtenção das licenças, mas depende da autorização da Funai, para depois requerer à Sema. A Funai autorizou o Estudo de Componente Indígena que a Sinfra fez. Agora a secretaria vai encaminhar para aprovação da comunidade, isso ainda não ocorreu em razão da pandemia, e ainda não tem data definida. O estudo é somente obras de pontes."
A pavimentação asfáltica dos 272 km da BR-174, obra que é de responsabilidade do Governo Federal em convênio firmado com a Sinfra, é aguardada pela população local há décadas e é considerada fundamental para a sobrevivência na região. De acordo com os prefeitos dos municípios locais, a região Noroeste do estado pode produzir até 1,5 milhão de hectares sem provocar nenhum desmatamento, por meio da integração lavoura-pecuária.
RETROSPECTIVA
Em fevereiro de 2018, representando o governo de Mato Grosso, o secretário adjunto de transporte intermunicipal e concessões, Fábio Calmon, esteve na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, buscando agilidade no estudo de componente indígena para que a obra de pavimentação de 272 km da BR-174, entre Castanheira e Colniza seja autorizada. O assunto foi discutido junto com o diretor de administração da Funai, Francisco José Nunes Ferreira.
“A prioridade do Estado é a pavimentação desta rodovia, pois sabemos que o desenvolvimento do Noroeste do Estado passa pela BR-174. Solicitamos o apoio da Funai para cumprirmos a determinação do Ministério Público Federal (MPF) para providenciar o dialogo necessário com os indígenas para realização de reunião nas comunidades”, explica Fábio Clamon
A determinação do Ministério Público Federal (MPF) era de que fosse realizada uma consulta prévia de acordo com a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais. O objetivo da consulta consiste no dialogo junto aos povos indígenas Arara do Rio Branco e Erikpatsa sobre as obras de pavimentação e se concordam com a continuidade do licenciamento ambiental.
Participaram da audiência na época o então senador José Medeiros, membros da bancada federal, representantes da Aprosoja e representantes da Frente Parlamentar do Noroeste, composto pelos vereadores de Brasnorte, Aripuanã, Juruena e Colniza.
Durante audiência, a Sinfra propôs um convênio no valor de R$15 milhões para garantir os benefício das etnias, após reunião entre o Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União e Ecoplan. Na ocasião o MPF solicitou que fosse feito um trabalho nas etnias com a equipe da Funai e da Segelique para que fosse dado continuidade no processo.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:06
Polícia Civil deflagra operação contra extração ilegal de madeira em Juína
A ação da Dema visa desarticular uma associação criminosa especializada na extração, transporte e comercialização ilegal de madeira nativa
10:34
TRE cassa o mandato do vereador 'Carreirinha', de Brasnorte, no dia do seu aniversário
Carreirinha havia sido condenado em julho pela 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte
18:55
Prefeitura de Brasnorte lança campanha ''Cidade Iluminada'' com premiação de R$ 10 mil para comércios participantes
A votação popular acontecerá entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, de forma online, através do Instagram da Prefeitura de Brasnorte.
16:16
Vereador é citado como um dos líderes de invasão em ação de reintegração de posse em Juína
Justiça cita mais de 60 pessoas em processo que envolve fazendas em Juína.
15:23
Brasnorte sedia Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Juruena e Arinos
O evento reunirá produtores, técnicos e representantes de diversos municípios da região, com o objetivo de discutir potencialidades e desafios para o desenvolvimento local.
11:52
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso
Dados do Censo 2022 mostram mudança no perfil das uniões; fenômeno se repete em toda a região Norte
09:50
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Segundo a citação, Aelcio é apontado com um dos líderes numa ação de grilagem na zona rural de Juína.
11:37
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
O crime ocorreu em dezembro de 2024 e foi motivado por ciúmes.
17:31
Brasnorte conquista o segundo lugar na segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê
A delegação local contou com 166 atletas, que conquistaram 16 medalhas de ouro, 22 de prata e 56 de bronze.
17:20
Atletas do Projeto Spartacus conquistam bicampeonato na Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso
O município foi representado por uma delegação com 38 atletas, que retornaram para casa com 44 medalhas
MAIS LIDAS
TRE cassa o mandato do vereador 'Carreirinha', de Brasnorte, no dia do seu aniversário
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Vereador é citado como um dos líderes de invasão em ação de reintegração de posse em Juína
Polícia Civil deflagra operação contra extração ilegal de madeira em Juína
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
Atletas do Projeto Spartacus conquistam bicampeonato na Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso






