Mato Grosso recebe 142 mil doses de vacina contra Influenza
A segunda fase Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve começar em maio
Por: Repórter em Ação
Publicado em 09 de Abril de 2021 as 21:18 Hrs
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu, na quinta-feira (08.04), 142 mil doses da vacina contra Influenza do Ministério da Saúde. A distribuição dos imunizantes iniciou nesta sexta-feira (09.04) e as doses estarão disponíveis nos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso.
De acordo com o Informe Técnico do Ministério da Saúde, a proposta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Nesta primeira fase, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.
O órgão federal ainda informa que a Campanha ocorrerá no país entre os dias 12 de abril e 09 de julho de 2021. No entanto, cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.
“As doses foram recebidas em data bem próxima ao início da Campanha Nacional, o que pode impactar na data de início da vacinação nos municípios. É possível que as gestões municipais se articulem para iniciar a imunização no decorrer da próxima semana, tendo em vista a logística envolvida na vacinação”, explicou o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, Juliano Melo.
O Ministério da Saúde ainda orienta a utilizar o sistema de agendamento como forma de evitar aglomeração de pessoas na fila de espera; se houver fila, prezar pelo distanciamento entre uma pessoa e outra e disponibilizar pontos para higienização das mãos ou ofertar álcool em gel na concentração de 70% para facilitar a higienização das mãos dos profissionais e da população.
Próximas fases
A segunda fase Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve começar em maio e terá como público-alvo os idosos com 60 anos ou mais e professores.
Na última fase, prevista para iniciar em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A estimativa é de que sejam vacinadas 1.218.751 pessoas em Mato Grosso nas três fases da Campanha Nacional contra a Influenza.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19:09
IFMT realizará 1ª Olimpíada de lançamento de foguetes envolvendo escolas públicas e privadas de Juína
A olimpíada é promovida pelo IFMT Juína em parceria com escolas do município e conta com o apoio da DRE de Juína e da Secretaria Municipal de Educação
17:49
Confira a programação especial dos 50 anos de Tangará
O cronograma oficial, apresentado nesta quinta-feira (16), detalha as celebrações que culminam no dia 13 de maio, data oficial do aniversário da cidade
17:37
Polícia Civil realiza cerimônia de homenagens e entrega de medalhas
Evento destaca dedicação de policiais e reforça importância da segurança pública na região
15:51
CTG de Juína prepara boi no rolete e costelão neste fim de semana
O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção e melhorias da estrutura do CTG.
13:25
TDIs aceitam prazo de 15 dias para proposta salarial da Prefeitura de Brasnorte
Assembleia definiu nova reunião para maio, quando categoria deve analisar resposta do Executivo sobre aplicação da lei do piso do magistério
12:23
Programa Itinerante atende servidores da Polícia Civil em Juína
Durante a ação, foram disponibilizados serviços psicológicos com escuta qualificada, orientação e suporte emocional às demandas pessoais e profissionais dos servidores
20:57
Câmara de Brasnorte aprova projeto que vincula débito de água ao CPF do usuário
Nova regra vincula dívida ao CPF do usuário e não mais ao imóvel
17:12
Homem é preso por ameaçar familiares com faca em Castanheira
De acordo com o 2° sargento Sérgio, as vítimas procuraram o quartel relatando que o suspeito, tio de uma delas, teria feito ameaças após um conflito familiar antigo.
15:30
Juína recebe mutirão para diagnóstico de autismo e outras deficiências
Acontece entre os dias 16 e 20 de abril e busca atender famílias que aguardam por avaliação no município.
14:33
Servidores de Brasnorte realizam assembleia e cobram aplicação de lei para TDIs
Categoria reivindica enquadramento no piso do magistério e aguarda posicionamento do Executivo
MAIS LIDAS
Polícia Civil deflagra Operação e cumpre 20 mandados contra organização criminosa em Tangará
Vereador alerta para uso irregular de bicicletas elétricas por menores e cita legislação
Polícia Civil prende homem condenado a 8 anos por tráfico e tortura em Tangará
Aeroporto de Juína pode ser concedido à iniciativa privada e virar polo regional
Polícia apreende moto usada em tentativa de homicídio contra adolescente em Juína
Decisão judicial mantém demissão de delegado da PJC em Mato Grosso
Secretário de Educação participa de fórum em Cuiabá e destaca desafio para implantar ensino integral em Brasnorte


