
Mato Grosso é primeiro estado a receber programa federal Rios+Limpos
O programa foi lançado nesta quinta-feira, no rio Cuiabá. A ação segue na sexta nas Baías de Siamariana e Chacororé e termina no Sábado, Dia Mundial da Limpeza
Por: Repórter em Ação
Publicado em 16 de Setembro de 2021 as 16:38 Hrs
O Ministério do Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (16.09) o Programa Nacional “Rios+Limpos”, no rio Cuiabá. O projeto tem a meta de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados do local. Mato Grosso foi escolhido para ser o primeiro estado no país a receber a iniciativa, que segue nesta sexta-feira nas Baías de Siamariana e Chacororé, localizadas no Pantanal.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a retirada de resíduos sólidos, recicláveis ou não, dos rios e baías mato-grossenses segue até sábado (18.09), quando as ações retornam para a região de Cuiabá e Várzea Grande. No município de Barão de Melgaço o programa envolverá 15 comunidades ribeirinhas com 700 famílias.
A escolha de Cuiabá e Várzea Grande para serem centros do lançamento do programa está na conexão que as cidades têm com o rio e pelo fato de o estado englobar o Pantanal, um bioma com características únicas, de acordo com o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. “São cidades que se desenvolveram a partir do rio e escolhemos esta época pelos rios estarem mais baixos. É um bom exemplo para mostrar que Mato Grosso tem feito um bom trabalho no sentido de conscientizar a população”.
O representante do Ministério do Meio Ambiente destaca a importância de mobilizar a população para o exercício da cidadania ambiental e chamar o cidadão para fazer sua parte. “Separar o lixo de maneira adequada, separar o reciclável do orgânico, o rio tem inúmeras finalidades de uso e se ficam mais limpos todos ganham. A água é um recurso essencial a vida, então quem ganha com rios mais limpos é a própria população, com melhor qualidade das águas, de vida e mais saúde”.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, celebrou o fato do estado de Mato Grosso ser protagonista em uma ação tão importante para a agenda ambiental urbana e ressaltou que a Sema é parceira do Ministério do Meio Ambiente nesta ação de medidas voltadas ao saneamento básico, disposição adequada de resíduos sólidos e ações de limpeza com a retirada destes resíduos em nossos cursos d´água.
“Temos a honra do lançamento do programa aqui em nosso Rio Cuiabá na semana que comemoramos o dia mundial da limpeza, uma movimentação de mais de 180 países e mais de 50 milhões de pessoas engajadas e envolvidas no dia da limpeza de áreas urbanas, dos rios e de cursos d’aguas”, disse a secretária.
O desafio de sustentar os recursos naturais para as próximas gerações foi apontado como um grande desafio pelo vice-governador Otaviano Pivetta. “O governo tem se esforçado junto a secretaria de Meio Ambiente e tomado todas as medidas para evitar os incêndios e crimes ambientais e desenvolver uma ordem de desenvolvimento em que os agentes produtivos se integram ao meio ambiente e fazem a sua produção sem agredir os recursos naturais”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte