
Juína e mais seis cidades com aeroportos que irão a leilão em Mato Grosso
Estratégia do governo é convencer empresas assumirem os aeroportos regionais, em troca, as companhias poderão abater valores das outorgas que possuem nos contratos atuais.
Por: Folha de S.Paulo.
Publicado em 25 de Outubro de 2024 as 15:51 Hrs
As cidades de Aripuanã, Cáceres, Juína, Tangará da Serra, Canarana, Porto Alegre do Norte e Primavera do Leste estão na lista de cidades com aeroportos que serão leiloados à iniciativa privada. Certame é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Ao todo, 51 aeroportos serão divididos em 11 blocos, tendo entre três e oito terminais em cada um. Todos serão oferecidos em um único leilão.
Os terminais de Mato Grosso integram o bloco 10, composto por Aripuanã, Cáceres, Juína e Tangará da Serra e o bloco 11, com Canarana, Porto Alegre do Norte e Primavera do Leste. O governo vai iniciar a fase de consulta pública para elaboração dos editais de concessão no começo de novembro, com prazo estimado de 30 dias.
O plano é fechar o texto final do edital até fevereiro do próximo ano e, em cerca de 60 dias, fazer o leilão de todos os blocos em rodada única. A meta é assinar o contrato de concessão desses aeroportos regionais no primeiro semestre de 2025. Juntos, os 51 aeroportos recebem mais de 727 mil passageiros por ano.
Atualmente, 12 concessionárias administram 59 aeroportos. A estratégia do governo é convencer essas empresas a assumirem blocos de aeroportos regionais. Em troca, elas poderão abater valores das outorgas que possuem nos contratos atuais, ou ainda ampliar o prazo dessas concessões.
Numa segunda rodada, o Ministério de Portos e Aeroportos pretende oferecer outros 50 terminais regionais. Nos cálculos da Pasta, o programa tem o potencial de destravar investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões, considerando todo o conjunto de aeroportos que poderão compor o programa.
"Vamos olhar para todas as regiões do Brasil, com especial atenção para a Amazônia Legal e para o Nordeste, viabilizando dezenas de aeroportos que precisam de novos investimentos e gestão continuada para o adequado desenvolvimento da aviação", afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
O maior bloco em número de aeroportos é o do Nordeste, que inclui os terminais de Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE) e São Raimundo Nonato (PI). Se for considerado o estado com maior número de aeroportos divididos entre diferentes blocos, o Amazonas concentra a maioria dos terminais, com 16 entre os 51.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
MAIS LIDAS
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã