
Juína e mais seis cidades com aeroportos que irão a leilão em Mato Grosso
Estratégia do governo é convencer empresas assumirem os aeroportos regionais, em troca, as companhias poderão abater valores das outorgas que possuem nos contratos atuais.
Por: Folha de S.Paulo.
Publicado em 25 de Outubro de 2024 as 15:51 Hrs
As cidades de Aripuanã, Cáceres, Juína, Tangará da Serra, Canarana, Porto Alegre do Norte e Primavera do Leste estão na lista de cidades com aeroportos que serão leiloados à iniciativa privada. Certame é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Ao todo, 51 aeroportos serão divididos em 11 blocos, tendo entre três e oito terminais em cada um. Todos serão oferecidos em um único leilão.
Os terminais de Mato Grosso integram o bloco 10, composto por Aripuanã, Cáceres, Juína e Tangará da Serra e o bloco 11, com Canarana, Porto Alegre do Norte e Primavera do Leste. O governo vai iniciar a fase de consulta pública para elaboração dos editais de concessão no começo de novembro, com prazo estimado de 30 dias.
O plano é fechar o texto final do edital até fevereiro do próximo ano e, em cerca de 60 dias, fazer o leilão de todos os blocos em rodada única. A meta é assinar o contrato de concessão desses aeroportos regionais no primeiro semestre de 2025. Juntos, os 51 aeroportos recebem mais de 727 mil passageiros por ano.
Atualmente, 12 concessionárias administram 59 aeroportos. A estratégia do governo é convencer essas empresas a assumirem blocos de aeroportos regionais. Em troca, elas poderão abater valores das outorgas que possuem nos contratos atuais, ou ainda ampliar o prazo dessas concessões.
Numa segunda rodada, o Ministério de Portos e Aeroportos pretende oferecer outros 50 terminais regionais. Nos cálculos da Pasta, o programa tem o potencial de destravar investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões, considerando todo o conjunto de aeroportos que poderão compor o programa.
"Vamos olhar para todas as regiões do Brasil, com especial atenção para a Amazônia Legal e para o Nordeste, viabilizando dezenas de aeroportos que precisam de novos investimentos e gestão continuada para o adequado desenvolvimento da aviação", afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
O maior bloco em número de aeroportos é o do Nordeste, que inclui os terminais de Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE) e São Raimundo Nonato (PI). Se for considerado o estado com maior número de aeroportos divididos entre diferentes blocos, o Amazonas concentra a maioria dos terminais, com 16 entre os 51.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:03
Funai de Juína gasta R$ 85 mil em limpeza de terreno, mas área permanece suja
Apesar do gasto, área continua tomada pelo mato
12:56
Juína realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
A secretária também reforçou a importância da vacina contra o HPV no contexto do Outubro Rosa
09:19
Prefeitura propõe aumento salarial de 18,51% para professores da rede municipal
O reajuste será concedido de forma escalonada, dividido em três parcelas
17:34
Autores de chacina ocorrida em 2020 em Aripuanã são condenados a 68 anos de prisão
Dois homens foram sentenciados por quatro homicídios triplamente qualificados contra as vítimas, três delas da mesma família
17:40
Sicredi realiza neste domingo a primeira edição do ''Brasnorte Coopera'' na APAE com sorteio de 20 bicicletas
O evento é resultado de uma grande parceria entre entidades, empresários, produtores rurais e a comunidade local, reunindo mais de 70 apoiadores.
17:22
Brasnorte inicia vazio sanitário do algodão nesta quarta-feira (15)
Período segue até 14 de dezembro de 2025 e é essencial para o controle do bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura
16:43
Apagão: Aneel fará inspeção na subestação que pegou fogo no Paraná
Episódio afetou a oferta de energia elétrica em todas as regiões do país, na madrugada desta terça-feira (14)
16:40
Derrite diz que PEC da Segurança "engessa" acesso de estados a recursos
Secretário de Segurança Pública de São Paulo aponta falta de recursos e defende lei complementar para definir competências na segurança pública
16:35
Obra em rodovia é interditada por fósseis mais antigos que dinossauros
Pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Paraná, está paralisada após determinação do MPF; região é conhecida pela presença de fósseis com mais de 200 milhões de anos
16:19
1º Aviva Juína acontece em outubro com Marcha para Jesus e Festival da Adoração
O evento vem para celebrar o dia do evangélico e celebrar a cultura gospel, além de ser uma oportunidade de lazer para toda a família
MAIS LIDAS