
Jornalista provoca a justiça que obriga o Estado a construir leitos de UTI Neonatal em Juína
Em dois anos, 41 crianças morreram na região por falta de UTI para recém-nascidos.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 26 de Junho de 2020 as 11:31 Hrs
Aos 30 anos de idade, Luiz Pereira, ou simplesmente “Bil Luiz”, apelido que ganhou da família na infância e que se apresenta hoje assim com muito orgulho, tem sido um grande destaque na região noroeste.
Natural de Francisco Alves no Paraná, morou em Juara, e há 07 anos adotou Juína como sua cidade, logo assim que foi aprovado no concurso público do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Juína. Bil é Jornalista, pós-graduado em gestão e pós em ciência política.
Com conhecimento e bom trânsito político, ele é respeitado por deputados e colegas de profissão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), onde atuou como assessor parlamentar e repórter da TV Assembleia.
Esse respeito é comprovado hoje com indicações do jornalista, aprovadas no parlamento estadual, como por exemplo, a Lei que estabelece a política estadual de fomento ao voluntariado e a inclusão da ilha do Rio Juruena no Programa de Desenvolvimento Turístico e Roteiro Turístico de MT (PRODESTUR). Bil apresentou também uma emenda pronta para a AL-MT, que criou uma comissão para analisar possíveis alterações ou revisões na constituição de Mato Grosso.
Em Juína acionou por diversas vezes o Ministério Público (MPE), através da promotoria de justiça, para denunciar empresas ou órgãos públicos. Foi numa ação civil pública dessas que a promotoria obrigou a operadora Vivo a melhorar os serviços de telefonia e internet ofertados à região.
O fato mais recente e de extrema relevância para salvar vidas, também teve iniciativa do jornalista, que resultou agora em uma decisão que obriga o estado de Mato Grosso instalar leitos de UTI Neonatal em Juína.
“Tudo começou lá no dia 2 de agosto de 2018, quando eu fiz uma reclamação através da ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF), fazendo um contexto da realidade de Juína de estar a aproximadamente 800 km da capital e não ter leitos de UTI Neonatal aqui, e os leitos mais próximos estarem num raio de quase 500 km, ou seja, Sinop ou Tangará da Serra. No dia 8 a reclamação foi acatada pelo MPF, embora não seja de competência, mas com essa manifestação tentava sensibilizar tanto o Ministério da Saúde, quanto a Secretaria Estadual”, explicou Bil.
A ação foi encaminhada do MPF para a procuradoria da república de Mato Grosso que tem sede em Diamantino, que por sua vez, enviou a remessa para o Ministério Público Estadual (MPE). Foi assim que ação chegou à promotoria de justiça de Juína. Segundo o promotor de justiça Marcelo Linhares, entre 2016 a 2018, pelo menos 41 crianças morreram na região em decorrência da falta de leitos.
“Na época eu fiquei bastante sensibilizado, foi o que me levou a fazer esta manifestação e agora estamos vendo resultado, graças também à atuação brilhante do promotor Dr. Marcelo Linhares que acompanhou esse caso de perto. Então, eu Bil, enquanto cidadão fico bastante feliz e até emocionado de ter um dedinho aí nessa história, nós enquanto cidadãos, a prova que nós podemos fazer sim, ajudar a transformar nossa comunidade com ações simples, com certeza esses dois leitos irão ajudar a salvar vidas de muitas crianças”, comemorou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS