
Jornalista provoca a justiça que obriga o Estado a construir leitos de UTI Neonatal em Juína
Em dois anos, 41 crianças morreram na região por falta de UTI para recém-nascidos.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 26 de Junho de 2020 as 11:31 Hrs
Aos 30 anos de idade, Luiz Pereira, ou simplesmente “Bil Luiz”, apelido que ganhou da família na infância e que se apresenta hoje assim com muito orgulho, tem sido um grande destaque na região noroeste.
Natural de Francisco Alves no Paraná, morou em Juara, e há 07 anos adotou Juína como sua cidade, logo assim que foi aprovado no concurso público do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Juína. Bil é Jornalista, pós-graduado em gestão e pós em ciência política.
Com conhecimento e bom trânsito político, ele é respeitado por deputados e colegas de profissão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), onde atuou como assessor parlamentar e repórter da TV Assembleia.
Esse respeito é comprovado hoje com indicações do jornalista, aprovadas no parlamento estadual, como por exemplo, a Lei que estabelece a política estadual de fomento ao voluntariado e a inclusão da ilha do Rio Juruena no Programa de Desenvolvimento Turístico e Roteiro Turístico de MT (PRODESTUR). Bil apresentou também uma emenda pronta para a AL-MT, que criou uma comissão para analisar possíveis alterações ou revisões na constituição de Mato Grosso.
Em Juína acionou por diversas vezes o Ministério Público (MPE), através da promotoria de justiça, para denunciar empresas ou órgãos públicos. Foi numa ação civil pública dessas que a promotoria obrigou a operadora Vivo a melhorar os serviços de telefonia e internet ofertados à região.
O fato mais recente e de extrema relevância para salvar vidas, também teve iniciativa do jornalista, que resultou agora em uma decisão que obriga o estado de Mato Grosso instalar leitos de UTI Neonatal em Juína.
“Tudo começou lá no dia 2 de agosto de 2018, quando eu fiz uma reclamação através da ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF), fazendo um contexto da realidade de Juína de estar a aproximadamente 800 km da capital e não ter leitos de UTI Neonatal aqui, e os leitos mais próximos estarem num raio de quase 500 km, ou seja, Sinop ou Tangará da Serra. No dia 8 a reclamação foi acatada pelo MPF, embora não seja de competência, mas com essa manifestação tentava sensibilizar tanto o Ministério da Saúde, quanto a Secretaria Estadual”, explicou Bil.
A ação foi encaminhada do MPF para a procuradoria da república de Mato Grosso que tem sede em Diamantino, que por sua vez, enviou a remessa para o Ministério Público Estadual (MPE). Foi assim que ação chegou à promotoria de justiça de Juína. Segundo o promotor de justiça Marcelo Linhares, entre 2016 a 2018, pelo menos 41 crianças morreram na região em decorrência da falta de leitos.
“Na época eu fiquei bastante sensibilizado, foi o que me levou a fazer esta manifestação e agora estamos vendo resultado, graças também à atuação brilhante do promotor Dr. Marcelo Linhares que acompanhou esse caso de perto. Então, eu Bil, enquanto cidadão fico bastante feliz e até emocionado de ter um dedinho aí nessa história, nós enquanto cidadãos, a prova que nós podemos fazer sim, ajudar a transformar nossa comunidade com ações simples, com certeza esses dois leitos irão ajudar a salvar vidas de muitas crianças”, comemorou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
09:17
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Tenente-coronel Jonnathan Cayo Bambil Antonietti foi anunciado como substituto
16:10
STF forma maioria para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Cármen Lúcia dá terceiro voto a favor de punição inédita na história do país; Fux foi a única divergência até agora
15:05
Vereador de Brasnorte emplaca projeto emblemático que garante proteção às crianças e adolescentes
''Nosso compromisso é garantir que as crianças e adolescentes de Brasnorte estejam sempre em ambientes seguros, onde possam aprender, se desenvolver e crescer livres de riscos. Esse é um marco na proteção da infância e da juventude em nosso município.''
14:03
Atleta de vôlei de Juína é convocada para representar Mato Grosso em competição nacional
O processo de seleção da atleta começou ainda nas disputas de vôlei de praia
09:50
Polícia Civil cumpre prisão contra psicólogo investigado por estupro de vulnerável
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Sinop
MAIS LIDAS
Tempestade causa destruição e deixa Brasnorte sem energia
Ex-comandante da Polícia Militar de Juína é preso em Cuiabá
40 anos de tradição: Baiano Pipoqueiro é símbolo da Praça da Bíblia em Juína
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é a instituição mais confiável do Estado, aponta pesquisa