
Idosa com edema pulmonar e insuficiência renal aguda é transferida de Juína para Cuiabá
Geni Coraleski Vieira, 69 anos, estava internada no Hospital Municipal de Juína, onde não há equipamento para hemodiálise; com edema pulmonar e insuficiência renal aguda, a idosa precisava de uma UTI com suporte para nefrologia
Por: Repórter em Ação e assessoria
Publicado em 05 de Abril de 2021 as 14:59 Hrs
Após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso, Geni Coraleski Vieira, 69 anos, diagnosticada com edema agudo de pulmão e insuficiência renal aguda, foi transferida de Juína via UTI aérea, no último sábado (27 de março), para realizar tratamento de hemodiálise em uma Unidade de Terapia Intensiva com suporte para nefrologia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo a família, a idosa apresentou melhora e, na noite de ontem (1º de abril), foi transferida para um quarto, onde segue fazendo o tratamento de hemodiálise.
Geni havia sido internada no dia 14 de março em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juína (742 km de Cuiabá). No dia 17, com a piora do quadro clínico, a paciente foi transferida para o Hospital Municipal.
Na sequência, no dia 20, a aposentada foi transferida para a UTI com edema agudo no pulmão, que posteriormente evoluiu para um quadro de insuficiência renal aguda, agravado pelo seu histórico de hipertensão e diabetes.
Como o Hospital Municipal de Juína não dispõe de equipamentos técnicos e profissionais especializados, Geni precisava ser transferida urgentemente para uma UTI com suporte para tratamento da insuficiência renal aguda com a realização de hemodiálise, devido ao elevado risco de morte.
Celeridade – A filha dela, Cleide Coraleski Vieira Félix, 32 anos, entrou em contato com a Defensoria Pública no dia 25 de março. “Protocolamos a ação no mesmo dia e, por volta das 20h, a liminar foi deferida pelo juiz plantonista. No dia 27, ela foi transferida via UTI aérea para Cuiabá”, narrou o defensor público Thiago Queiroz de Brito, autor da ação.
O pedido de tutela de urgência foi deferido parcialmente pelo juiz Fabio Petengill, do Juizado Especial Cível e Criminal de Juína, no dia 25 de março, às 20h27. O magistrado determinou a transferência da paciente para UTI com suporte para atendimento à insuficiência renal aguda, no prazo de até 72 horas, em qualquer centro médico de Mato Grosso pertencente ou integrado ao SUS.
O pedido de internação em leito de UTI já havia sido feito via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, a paciente já estava regulada, mas sem previsão de vaga na rede pública.
Gratidão – “Muito obrigada, de coração. Sou muito grata. Se não fosse a Defensoria Pública, minha mãe poderia ter morrido. Não tenho palavras para expressar o quanto estou emocionada”, declarou Cleide, com a voz embargada, por telefone.
De acordo com a filha, a pressão de Geni estava muito alta. “A gente descobriu que ela estava com um edema pulmonar, a pressão estava altíssima, não baixava por nada. Tanto é que ela foi internada na UTI mais por causa da pressão”, relatou.
Cleide conta que, por conta da pandemia de Covid-19, não esperava conseguir o tratamento para a mãe tão rapidamente. “Todo o atendimento foi feito via WhatsApp. Foi rápido, tranquilo. Fiquei surpresa, muito grata. Estamos numa crise mundial, que não acha UTI em lugar nenhum, foi um milagre de Deus”, afirmou.
Ainda assim, a viagem de Juína a Cuiabá não foi tranquila. “O pessoal do SUS me ligou no sábado (27). Ela foi por volta das 14h para Cuiabá via UTI aérea. Ela até teve um problema durante a viagem, passou mal. O rim não estava funcionando e ela começou a se debater, mas a equipe médica conseguiu resolver”, contou.
Logo depois da aterrisagem, Geni foi direito para a UTI do Hospital Municipal de Cuiabá. “Só tivemos notícia no boletim médico de domingo (28). Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Ontem (1º de abril) ela saiu da UTI e foi para um quarto, onde está sendo acompanhada pela minha irmã”, disse Cleide.
A filha de Geni aproveitou a oportunidade para mandar um recado às pessoas que passam por uma situação semelhante. “Façam o que puder para ajudar as pessoas que vocês amam. Vão atrás mesmo porque temos os nossos direitos e muitas pessoas não sabem. É uma ajuda, um conjunto, um ajudando o outro. Assim como a minha mãe conseguiu, outros conseguirão também”, declarou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas