
Helicóptero é flagrado aplicando agrotóxico em distrito de Juína; Veja o vídeo
Ainda não foi possível identificar o dono da área e nem a empresa responsável pela aeronave.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 01 de Maio de 2020 as 22:37 Hrs
Esta semana, o Repórter em Ação recebeu imagens registradas por produtores rurais do distrito de Filadélfia (70 km de Juína), nelas é possível ver claramente um helicóptero despejando agrotóxico numa área bem próxima a residências. Os agricultores reclamaram que o produto usado na aplicação atingiu suas propriedades matando inclusive plantações.
“Olha o helicóptero passando por cima da roça e da casa”, diz uma mulher durante a gravação.
Ainda não foi possível identificar o dono da área e nem a empresa responsável pela aeronave.
Uma fonte do Ibama ouvida pela reportagem, informou que a fiscalização desses casos é referente a legalidade do defensivo. Caso exista denúncia, uma equipe poderá fazer vistoria na área.
A aplicação de defensivos por helicópteros no Brasil não é ilegal desde fevereiro de 2016 quando recebeu a regulamentao da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os helicópteros chegam às lavouras prometendo mais precisão e rapidez nas aplicações.
Em países como Estados Unidos, Chile e Austrália, cerca de 30% das aplicações de defensivos são feitas de helicóptero. “A inspeção tem como objetivo verificar a aderência às normas e leis que regem a atividade da aviação civil. A Anac olha basicamente a documentação, se a tripulação está ok, se a aeronave está regular”, diz João Paulo Hirae Gomes, inspetor de aviação civil da Anac.
“O principal objetivo é garantir a segurança, prezar pela segurança do tripulante e dos auxiliares de solo que estarão ali fazendo essas operações”, completa o também inspetor da Anac Fladnny Rangel de Albuquerque Gaya.
O uso do helicóptero acaba agilizando a aplicação dos defensivos agrícolas pela facilidade de pouso em lugares de difícil acesso como em um caminhão. Além de servir de pista móvel, o veículo é indispensável nos trabalhos porque armazena os defensivos e o combustível da aeronave.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
09:17
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Tenente-coronel Jonnathan Cayo Bambil Antonietti foi anunciado como substituto
16:10
STF forma maioria para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Cármen Lúcia dá terceiro voto a favor de punição inédita na história do país; Fux foi a única divergência até agora
15:05
Vereador de Brasnorte emplaca projeto emblemático que garante proteção às crianças e adolescentes
''Nosso compromisso é garantir que as crianças e adolescentes de Brasnorte estejam sempre em ambientes seguros, onde possam aprender, se desenvolver e crescer livres de riscos. Esse é um marco na proteção da infância e da juventude em nosso município.''
14:03
Atleta de vôlei de Juína é convocada para representar Mato Grosso em competição nacional
O processo de seleção da atleta começou ainda nas disputas de vôlei de praia
09:50
Polícia Civil cumpre prisão contra psicólogo investigado por estupro de vulnerável
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Sinop
MAIS LIDAS