EXCLUSIVO: Prefeita de Castanheira já implantou o Kit Covid
O município é o primeiro do noroeste a colocar o protocolo em prática.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 04 de Julho de 2020 as 13:43 Hrs
Parabéns Castanheira, pelos seus 32 anos!
A prefeita de Castanheira Mabel de Fátima Milanezi, do PT, provou que ideologia política não pode ser maior que os cuidados com a saúde da população. Enfermeira de profissão, a prefeita que está no 2º mandato tomou medidas sérias e rápidas contra a Covid-19, uma delas foi a distribuição de um kit de medicamentos para combater sintomas iniciais do novo coronavírus.
Castanheira que tem uma população de aproximadamente 9 mil habitantes comemora hoje, 04 de julho, seus 32 anos de emancipação político-administrativa. O município que um dia já foi distrito de Juína saiu na frente da cidade pólo ao disponibilizar medicamentos que especialistas defendem ser importantes para combater a Covid-19 nos primeiros sintomas da doença, como a ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina.
“Em relação ao Kit Covid, é uma conduta médica, mas nós temos os medicamentos, porque a gente está vendo que a maioria dos médicos está adotando essa conduta, então a gente comprou medicamento e a gente tem o kit sim para distribuir para aqueles que o médico achar necessário. Eu como enfermeira, que trabalhei nessa área, sei que a gente nunca pode ir contra uma conduta médica. Se Deus quiser não vai faltar medicamento e espero que a gente não use muito, porque em nome de Jesus a Covid não vai entrar aqui em Castanheira com força, como está chegando em outros municípios”, explicou a prefeita Mabel à Rádio Massa FM de Castanheira.
A implantação do Kit Covid tem sido uma cobrança intensa da população de Juína, mesmo com aprovação da Câmara de Vereadores, o prefeito Altir Peruzzo (PT), insiste em dizer que a decisão de prescrever a medicação é do médico, e que sua função é disponibilizar o medicamento nas unidades de saúde, o problema é justamente esse, não tem os medicamentos nas unidades de saúde.
LEIA MAIS:
A secretária de saúde Leda Villaça informou à reportagem que, diferente do anunciando pelo prefeito, o município está em falta dos medicamentos. A ivermectina, por exemplo, deverá ser comprada agora em julho, azitromicina (antibiótico) só existe na Farmácia Básica (Unidade Central) e em postos de saúde com farmacêutico. Villaça disse ainda que foram adquiridas 1.000 cápsulas de hidroxicloroquina, mas este medicamento está sendo usado apenas em pacientes com estágio avançado da doença.
“Nós mandamos manipular, trouxemos mil comprimidos manipulados de uma farmácia de Minas Gerais, foi onde nós conseguimos encontrar, então, desde estão nós temos essa medicação..., nós pegamos esse medicamento, ele está no hospital municipal, sendo utilizado nos pacientes graves”, ressaltou.
Segundo último boletim do estado de Mato Grosso, Castanheira tem apenas 01 caso em monitoramento e 02 pacientes recuperados. Por outro lado, Juína já registrou 38 casos confirmados e 06 óbitos.
A prefeita de Castanheira se quer esperou aprovação da Câmara para colocar a medida em prática, diferente de Juína onde o prefeito chegou a dizer que a indicação aprovada por unanimidade não tinha nenhum valor.
“A Câmara de Vereadores, com todo o respeito, qual que é grau de conhecimento técnico que os vereadores têm?... Então, você aprovar uma indicação dessa não tem valor nenhum”, disse o prefeito.
O autor da indicação por sua vez rebateu. “Muitas pessoas que batem no peito e falam que é contra o Kit Covid, todo mês o salário deles está caindo na conta. Agora aqueles coitadinhos que tem uma empresa pra tocar, não vão dar conta de pagar o aluguel deles, nem do funcionário deles, tudo por causa às vezes de um prefeito que não quer descer do salto”, disparou o vereador Aélcio Moreira.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS