
EXCLUSIVO: Prefeita de Castanheira já implantou o Kit Covid
O município é o primeiro do noroeste a colocar o protocolo em prática.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 04 de Julho de 2020 as 13:43 Hrs
Parabéns Castanheira, pelos seus 32 anos!
A prefeita de Castanheira Mabel de Fátima Milanezi, do PT, provou que ideologia política não pode ser maior que os cuidados com a saúde da população. Enfermeira de profissão, a prefeita que está no 2º mandato tomou medidas sérias e rápidas contra a Covid-19, uma delas foi a distribuição de um kit de medicamentos para combater sintomas iniciais do novo coronavírus.
Castanheira que tem uma população de aproximadamente 9 mil habitantes comemora hoje, 04 de julho, seus 32 anos de emancipação político-administrativa. O município que um dia já foi distrito de Juína saiu na frente da cidade pólo ao disponibilizar medicamentos que especialistas defendem ser importantes para combater a Covid-19 nos primeiros sintomas da doença, como a ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina.
“Em relação ao Kit Covid, é uma conduta médica, mas nós temos os medicamentos, porque a gente está vendo que a maioria dos médicos está adotando essa conduta, então a gente comprou medicamento e a gente tem o kit sim para distribuir para aqueles que o médico achar necessário. Eu como enfermeira, que trabalhei nessa área, sei que a gente nunca pode ir contra uma conduta médica. Se Deus quiser não vai faltar medicamento e espero que a gente não use muito, porque em nome de Jesus a Covid não vai entrar aqui em Castanheira com força, como está chegando em outros municípios”, explicou a prefeita Mabel à Rádio Massa FM de Castanheira.
A implantação do Kit Covid tem sido uma cobrança intensa da população de Juína, mesmo com aprovação da Câmara de Vereadores, o prefeito Altir Peruzzo (PT), insiste em dizer que a decisão de prescrever a medicação é do médico, e que sua função é disponibilizar o medicamento nas unidades de saúde, o problema é justamente esse, não tem os medicamentos nas unidades de saúde.
LEIA MAIS:
A secretária de saúde Leda Villaça informou à reportagem que, diferente do anunciando pelo prefeito, o município está em falta dos medicamentos. A ivermectina, por exemplo, deverá ser comprada agora em julho, azitromicina (antibiótico) só existe na Farmácia Básica (Unidade Central) e em postos de saúde com farmacêutico. Villaça disse ainda que foram adquiridas 1.000 cápsulas de hidroxicloroquina, mas este medicamento está sendo usado apenas em pacientes com estágio avançado da doença.
“Nós mandamos manipular, trouxemos mil comprimidos manipulados de uma farmácia de Minas Gerais, foi onde nós conseguimos encontrar, então, desde estão nós temos essa medicação..., nós pegamos esse medicamento, ele está no hospital municipal, sendo utilizado nos pacientes graves”, ressaltou.
Segundo último boletim do estado de Mato Grosso, Castanheira tem apenas 01 caso em monitoramento e 02 pacientes recuperados. Por outro lado, Juína já registrou 38 casos confirmados e 06 óbitos.
A prefeita de Castanheira se quer esperou aprovação da Câmara para colocar a medida em prática, diferente de Juína onde o prefeito chegou a dizer que a indicação aprovada por unanimidade não tinha nenhum valor.
“A Câmara de Vereadores, com todo o respeito, qual que é grau de conhecimento técnico que os vereadores têm?... Então, você aprovar uma indicação dessa não tem valor nenhum”, disse o prefeito.
O autor da indicação por sua vez rebateu. “Muitas pessoas que batem no peito e falam que é contra o Kit Covid, todo mês o salário deles está caindo na conta. Agora aqueles coitadinhos que tem uma empresa pra tocar, não vão dar conta de pagar o aluguel deles, nem do funcionário deles, tudo por causa às vezes de um prefeito que não quer descer do salto”, disparou o vereador Aélcio Moreira.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:48
Mato Grosso consolida protagonismo na produção mundial de grãos e fibras
Volume projetado mantém o estado entre os maiores produtores globais de soja, milho e algodão
10:46
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Os suspeitos renderam os funcionários da fazenda e roubaram diversos armamento
09:36
Sobrinha é presa após aplicar golpe de R$ 400 mil contra tios em Goiás
Jovem inventou um enredo que envolvia organização criminosa e o Judiciário para enganar os familiares
11:46
Trauma contundente e hemorragia causaram a morte de brasileira em vulcão na Indonésia
Autópsia mostrou que foram encontrados ossos quebrados nas regiões do peito, costas e coluna
11:40
Lula veta exame toxicológico para CNH A e B e libera uso de multas para custear habilitação
Uso das multas de trânsito será para pessoas cadastradas no CadÚnico; veja como vai funcionar
11:25
Mulher matou mãe e filha em BH por quadro de depressão, conclui polícia
Mãe, avó e neta foram encontradas mortas em apartamento; mortes foram provocadas por intoxicação por monóxido de carbono
21:30
Pulverização com drones contra a dengue em Brasnorte levanta dúvidas sobre empresa contratada
Investimento de mais de meio milhão de reais
11:34
Polícia Civil cumpre 38 mandados de busca e apreensão contra tráfico de drogas no DF
Operação Nexus investiga uma rede de compra e venda de drogas através de redes sociais, principalmente na Candangolândia
11:16
Cade aplica R$ 150 milhões em multas por cartel de combustíveis no DF
Sete redes de postos atuantes nos mercados de revenda de combustíveis e 10 pessoas físicas foram condenadas no processo
11:12
Vacinação contra gripe no Brasil atinge apenas 41% do público prioritário
Cobertura segue abaixo da meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários