
Empresário apóia projeto que visa ampliar ações de preservação em comunidades indígenas
O empresário Zize que atua no ramo de madeiras e transportes em Juína e toda região participou de uma reunião nesta quinta-feira (07) na comunidade.
Por: ASSESSORIA
Publicado em 07 de Outubro de 2021 as 09:04 Hrs
Um projeto sobre reflorestamento está sendo proposto para comunidade Rikbaktsa no distrito de Fonatanillas.
A OSCIP "Arte e Cultura", atua no fortalecimento do convívio social, buscando melhorias para a Sociedade Civil como um todo por meio de políticas públicas, articulação comunitária e/ou profissionais de diferentes áreas. O projeto em questão trata sobre ações com destaque para o reflorestamento, segundo Rafael Vieira Mendes que está entre os articuladores.
“Já conversamos com alguns deputado, eles ficaram de nos ajudar nesse projeto Arte e Cultura que tem uma parte que trata da dedução de imposto de empresas, privadas e nós estamos trabalhando atrás das empresas, correndo para essa possibilidade da dedução do imposto para nós darmos início ao projeto; e nós estamos buscando apoio das prefeituras, do governo, da assembleia legislativa do Estado, tentando de tudo para estar com esse projeto junto com os indígenas; hoje a verba disponibilizada está em torno de R$ 56 milhões para trabalhar com plantas, barcos, brigada de incêndio entre outras ações”, relatou Rafael.
Para a comunidade Rikbaktsa que já trabalha preservando o meio ambiente com colheitas de sementes, a notícia traz mais esperança para melhorar e ampliar a preservação e uso sustentável da floresta.
“Para a gente que mexe com o reflorestamento e mesmo com a colheita da semente, será muito bom, nosso povo não tem uma fonte de renda, então a gente vê isso com muita esperança entendeu! De desenvolver atividade de reflorestamento e receber o apoio do empresário Zize acaba fortalecendo essa esperança”, frisou o cacique Nilo Rikbaktsa, uma das lideranças da comunidade.
O empresário Zize que atua no ramo de madeiras e transportes em Juína e toda região participou de uma reunião nesta quinta-feira (07) na comunidade e na oportunidade destacou um pouco de sua história, marcada por vivência também, com indígenas na região sul do Brasil.
“Para nós é uma honra muito grande, fazer parte dessa família indígena; o projeto é muito bom, vem trazer melhorias para a comunidade indígena; como um todo, é um passo muito importante, porém o processo é lento, é demorado, mas acreditamos que com muito trabalho, com o apoio da iniciativa privada, do setor público, nós conseguimos trazer grandes melhorias para a comunidade indígena num geral no nosso município; a união é um dos fatores essenciais, quanto mais força nós unirmos, mais poder nós temos de agilizar; nós acreditamos que o povo indígena é um povo trabalhador e estão se unindo, se organizando também para buscar a sua demanda e nós como empresário também tentando ajudar no que for preciso para trazer melhorias para esse povo tão sofrido da nossa região”, destacou o empresário Zize.
Domingas Rikbaktsa é presidente da associação, para ela a concretização desse projeto pode representar avanços e oportunidades para a comunidade mais jovem principalmente.
“Temos muitos jovens que precisam e muitas famílias também que não tem renda e a gente quer trazer o projeto e implantar para estar ajudando porque afinal nós precisamos muito dele”, finalizou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte