Empaer desenvolve novo método para multiplicação de mudas de mandioca
Até o final da tarde desta quinta-feira (25.11), os técnicos já tinham preparado 4,5 mil unidades
Por: Repórter em Ação
Publicado em 26 de Novembro de 2021 as 11:07 Hrs
A equipe do Campo Experimental de Acorizal da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), preocupada com os efeitos das secas prolongadas e a falta de ramas de mandioca para plantio, vem desenvolvendo o método da multiplicação de mudas da mandioca em copinho de plástico. A iniciativa é devido a grande importância social que a cultura da mandioca proporciona, por ser uma alternativa para pequenos produtores na geração de renda e segurança alimentar.
Em pleno trabalho, até o final da tarde desta quinta-feira (25.11), os técnicos já tinham preparado 4,5 mil unidades que serão plantadas no Campo Experimental e garantir ramas para 2022, que serão disponibilizadas aos agricultores que tiverem interesse em cultivar a mandioca e também, aos técnicos da empresa que quiserem instalar a Unidade de Referência Tecnológica (URT), para mostrar aos produtores os materiais que estão sendo analisados e avaliar os mesmos em cada região.
A pesquisadora da Empaer, Dolorice Moreti, comenta que nos dois últimos anos, as secas castigaram muito a cultura da mandioca. Ela destaca que este método permite a reprodução do material em maior escala e de maneira economicamente viável.
“A finalidade é aumentar a quantidade de mudas geradas a partir de plantas matrizes, com foco principalmente no pequeno agricultor, contribuindo na estruturação da cadeia da mandiocultura, de forma a minimizar, futuramente, os efeitos das secas prolongadas e da baixa produtividade”, afirma.
A multiplicação das mudas está sendo realizada com diversos materiais genéticos de mandioca provenientes de várias regiões do estado de Mato Grosso, da Embrapa e do Instituto Agrônomo de Campinas (IAC). A técnica, segundo Dolorice é simples e oportuniza ao produtor, o aproveitamento das ramas, melhor brotação, redução de falhas na lavoura e também até 30 dias para o preparo do solo e aquisições dos insumos necessários, enquanto as mudas ficam aptas para ir a campo.
Os trabalhos realizados são para duas finalidades de uso da mandioca: mesa e indústria. Para a mandioca de mesa precisamos ter produtividade, precocidade e cozimento, na comercialização. Para a mandioca destinada à indústria, ela precisa ser produtiva e apresentar alto teor de amido. Esse trabalho realizado pela Empaer visa oportunizar o produtor rural ter acesso aos materiais mais promissores para cada finalidade de uso e assim, ter maior rentabilidade na atividade.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:03
Polícia Militar registra fim de semana com tentativa de homicídio e acidente fatal em Brasnorte
Terceiro Sargento PM Victor destaca apoio da Prefeitura por meio da Jornada Delegada para reforçar o efetivo
11:19
Tangará da Serra mantém 3ª Sessão Ordinária mesmo com ponto facultativo de Carnaval
A Câmara Municipal de Tangará da Serra suspende o expediente administrativo na segunda-feira (16), mas reforça o compromisso com a população ao garantir a realização das sessões legislativas na terça-feira (17)
21:44
Super Mais Supermercado realiza sorteio da Promoção Acelerada e movimenta Tangará da Serra
Todos os premiados são moradores de Tangará da Serra
21:41
Homem escapa de tentativa de homicídio após troca de tiros em Brasnorte
Vítima foi alvo de ao menos seis disparos e conseguiu fugir de motocicleta; ninguém ficou ferido.
16:23
Governador Mauro Mendes concede entrevista à Band FM Tangará da Serra e destaca investimentos históricos em Mato Grosso
Emissora, que integra o Sistema Juinense de Comunicação, recebeu o chefe do Executivo estadual na manhã deste sábado (14), em entrevista conduzida pelo jornalista Maico Strappazzon
13:29
Câmara de Brasnorte aprova reajuste do Piso Nacional do Magistério
Reajuste será pago em parcela única e de forma retroativa a 1º de fevereiro
22:52
ACIB Brasnorte abre cadastro para o Prêmio Destaque Empresarial 2025
Empresários têm até 22 de fevereiro de 2026 para garantir participação; inscrição é feita diretamente pelo responsável pela empresa.
13:17
Câmara aprova contas de 2024 da Prefeitura de Brasnorte
Aprovação ocorreu em sessão extraordinária e teve uma abstenção
12:13
Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas
Foram apreendidos 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis, duas metralhadoras e mais de 3 mil munições de grosso calibre
21:50
Ministério Público aciona escola por fechar as portas sem aviso prévio
O promotor de Justiça requereu que o fechamento inesperado da unidade escolar, sem aviso prévio e sem plano de transição, seja declarado prática ilícita e ofensiva aos direitos das crianças, adolescentes e famílias atendidas.


