Desinformação atrasa o sonho da casa própria para mais de 400 famílias em Aripuanã
Por: Repórter em Ação
Publicado em 24 de Dezembro de 2025 as 17:52 Hrs
Mais de 400 famílias com cadastro aprovado para financiamento habitacional em Aripuanã correm o risco de ficar sem a casa própria por conta da desinformação sobre valores, financiamento e condições de pagamento, mesmo com unidades disponíveis dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”.
O dado chama a atenção porque o Residencial Nova Jerusalém, empreendimento habitacional em fase final no município, conta atualmente com apenas 45 unidades disponíveis, número muito inferior à quantidade de famílias que já tiveram o financiamento aprovado ao longo do processo.
De acordo com a GRF Incorporadora e Construtora, responsável pela obra, o comportamento registrado em Aripuanã foge ao padrão apresentado em outros projetos semelhantes executados pela empresa em diferentes cidades do estado.
"Em empreendimentos com características semelhantes, cerca de oito em cada dez famílias aprovadas concluem a compra do imóvel. Em Aripuanã, esse índice tem sido significativamente menor, o que indica um impacto direto da insegurança gerada por informações equivocadas", explica Diogo Reis, diretor da GRF.
Segundo a empresa, parte das famílias aprovadas deixaram de avançar para a etapa final por questões relacionadas ao funcionamento do financiamento, especialmente pela interpretação incorreta de que a soma das parcelas ao longo dos anos representaria o valor real do imóvel, o que não corresponde à lógica do crédito habitacional.
As unidades do Residencial Nova Jerusalém possuem valor inferior a R$ 200 mil, dentro dos limites do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e contam com condições que facilitam o acesso das famílias, como entrada parcelada em até 24 vezes sem juros, pagamento de taxas contratuais/cartorárias facilitados e previsão de entrega no primeiro trimestre de 2026 (cerca de 16 meses antes do prazo inicialmente previsto para a conclusão da obra).
Para a GRF, o cenário reforça a importância da informação correta como fator decisivo para a realização do sonho da própria casa. "O financiamento é uma ferramenta de acesso ao patrimônio. Quando uma família entende como ele funciona, percebe que a parcela cabe no orçamento e que, ao final, o imóvel é dela. A falta de informação acaba adiando ou até impedindo essa decisão de realizar a aquisição da tão sonhada casa própria", completa Diogo Reis.
Próximos passos
Como o empreendimento entrou na fase final e o número de unidades limitadas, a orientação é para que as famílias que já possuem cadastro aprovado pela Caixa Econômica Federal deverão procurar a GRF Incorporadora e Construtora para esclarecimento de dúvidas, atualização de documentação e verificação de disponibilidade das unidades do Residencial Nova Jerusalém, que entrou em sua fase final. Entre em contato por ligação ou WhatsApp (65) 3365-0532.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







