Comunicação digital fortalece ações da Polícia Militar no noroeste de Mato Grosso
Os municípios do noroeste de Mato Grosso passam a ser abrangidas pelo novo sistema de comunicação digital da Polícia Militar
Por: Repórter em Ação
Publicado em 19 de Novembro de 2021 as 17:55 Hrs
O sistema de comunicação entre as unidades que englobam o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) conquistou um grande avanço tecnológico esta semana. Na sexta-feira, 19, foi concluída a instalação dos equipamentos de radiocomunicação digital do 8º Comando Regional de Juína. A formalização com a empresa Nexa para aquisição dos aparelhos foi celebrado em março de 2021, por meio do termo de doação com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
A Nexa, que implanta o maior empreendimento mineral de Mato Grosso, o Projeto Aripuanã, realizou investimento na ordem de R$ 866 mil na iniciativa. Com isso, foram adquiridos antenas, repetidoras, rádios de base fixa, rádios móveis, rádios portáteis e três computadores. Dois computadores são consoles que permitem a conexão a uma rede IP capaz de interligar várias rádios e repetidoras de sinal simultaneamente.
Os dispositivos possuem a tecnologia Digital Mobile Radio (DMR) com cobertura 24 horas, capaz de integrar a comunicação rápida dos comandos regionais e das viaturas da corporação. A iniciativa abrangerá não só o município de Aripuanã, mas também Juína, Juruena, Colniza, Castanheira, Distrito de Conselvan, Guariba, entre outros da região noroeste.
Para o Tenente-coronel Elvis de Oliveira, do Comando Regional de Juína, o sistema garante uma fiscalização mais efetiva durante as operações policiais. “A parceria da Nexa com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso proporcionará uma comunicação mais segura e com maior efetividade operacional para a gestão das viaturas. Com o novo sistema, podemos nos comunicar de ponta a ponta na região noroeste, com qualquer equipe de fiscalização e entre os próprios policiais militares em operação”.
Para o Secretário Adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Coronel PM Juliano Chiroli, a parceria entre as instituições vem para fomentar a estruturação da radiocomunicação no estado de Mato Grosso. “É um sistema moderno e novo em termos de Brasil, e o Mato Grosso saltou na frente. O sistema garante o recebimento da informação com qualidade, de forma criptografada, trazendo segurança na comunicação e agilidade no trabalho da segurança pública. Com certeza, essa parceria traz ao final um trabalho mais efetivo das instituições e quem ganha é a sociedade da região de Juína e noroeste do estado”, afirma.
O Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, afirma que a iniciativa da empresa visa cooperar com a proteção dos moradores e desenvolvimento da região. “Para a Nexa, poder fortalecer a migração para um sistema com a tecnologia adequada para a Polícia Militar de Aripuanã e o Comando Regional de Juína, vem ao encontro dos objetivos da mineradora para a garantia dos direitos de segurança de cada cidadão, e também estimula o progresso para a qualidade de vida das pessoas”, avalia.
Investimentos
Em outubro de 2020, a Nexa também entregou a reforma e ampliação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Aripuanã (CIPM). Com investimento na ordem de R$ 275 mil, a ação é resultado da parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Aripuanã (Conseg).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar