Cidade em MT libera cloroquina para Covid-19
Pacientes terão que assinar documento assumindo responsabilidade pela medicação
Por: Allan Mesquita / Folha Max
Publicado em 22 de Maio de 2020 as 08:46 Hrs
O prefeito de Barra do Garças (a 503 km de Cuiabá), Roberto Farias, vai distribuir “Kits Covid” com cloroquina para tratar pacientes que contraírem o Covid-19 no município. Mesmo reconhecendo que a medida é polêmica, principalmente por não existir comprovação de eficácia do medicamento, o chefe do Executivo Municipal defendeu o uso do remédio de acordo com a situação de cada paciente. “Agora nós estamos ofertando para a população desde que o médico prescreva o kit para que a comunidade possa ser medicada após a prescrição médica na sua residência. Se for um caso mais leve ou se for internado, automaticamente ela estará recebendo esses medicamentos. Agora, se for aquela questão da quarentena, nesse Kit Covid-19 ele é composto por azitromicina 500 mmg, ivermectina 6 mmg a cada 30 kg um comprimido, dipirona para dor e cloquina que é polêmico, mas a pessoa dependendo do estado que estiver acometido será orientado por um profissional credenciado da Saúde”, explicou.
Durante o anúncio da medida realizado na última terça-feira (19), a secretária de Saúde do Município, Clenia Monteiro, justificou que a tomada de decisão “não foi inventada da cabeça” e que chegou a um consenso junto a Farias após a realização de um “estudo”. “Todos nós temos um protocolo. Isso não foi feito da minha cabeça, da cabeça do prefeito, foi feito de um estudo que nós precisávamos de uma medicação que o paciente pudesse tomar em casa naqueles casos mais leves. Nós conversamos com os médicos e eles explicaram a necessidade dos pacientes continuarem o tratamento”, explicou.
Nesta quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um dos principais defensores do medicamento, divulgou orientações para médicos que tratam pacientes com a covid-19 reconhecendo a possibilidade de riscos colaterais graves e admitindo que não possui respaldo técnico sobre a utilidade da Cloroquina. O documento assinado pelo Ministério da Saúde, pasta ainda sem um ministro oficial, afirma que a droga pode ser receitada até no caso de sintomas leves da doença.
Para isso, entretanto, o paciente precisa assinar um termo de consentimento em que afirma expressamente que ele sabe que não há estudos conclusivos de que a cloroquina melhoraria seu quadro de saúde e conhece os inúmeros efeitos colaterais que o medicamento pode causar, como problemas cardíacos, disfunção do fígado e problemas de visão. Com isso, o gestor esclareceu que só terão acesso as medicações somente quem obtiver a prescrição médica. “Esse kit não vai ser distribuído, chegou pegou e levou. Tem que ter um profissional da saúde que é um médico. Então aqueles casos que vão para residência eles vão receber para realizar o tratamento na residência”, finalizou Farias.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
16:48
Nexa Aripuanã e Sesi MT lançam programa 'Sesi Extra Classe' para crianças e adolescentes
A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
17:07
Moradores pedem alteração no projeto da Avenida dos Pioneiros para criação de interseção que garanta acesso ao Bairro Aeroporto
O prefeito Edelo Ferrari explicou que o projeto inicial foi modificado para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no trecho.
16:39
Polícia Civil prende autor de furto a residência e recupera todos os objetos em Aripuanã
Suspeito aproveitou que moradores não estavam em casa para entrar no imóvel e praticar o furto
11:56
Inscrições abertas para aulas de hip hop no bairro Módulo 6
As vagas são limitadas e o início das aulas está previsto para as próximas semanas.
11:45
Instituto Saberes abre inscrições para aulas de capoeira no bairro Palmiteira
Veja como se inscrever.
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
MAIS LIDAS





