
Após confirmação de casos da Covid-19 em Juína, MPE faz novas recomendações
A cidade conta com pelo menos 05 casos confirmados por teste rápido, além 08 casos suspeitos.
Por: Maurílio Jr. e Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 19 de Maio de 2020 as 23:25 Hrs
Em um único fim de semana, 05 casos foram confirmados por teste rápido da Covid-19 em Juína, incluindo o prefeito Altir Peruzzo (PT), além disso, vários outros casos estão sob suspeita enquanto aguardam o resultado dos exames. A aparente “tranquilidade” da cidade se tornou num terrível drama da noite para o dia, e a tendência é que nos próximos dias, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus seja cada vez mais crescente, com a maior procura por testes, seja na iniciativa pública ou privada.
Durante o dia, a prefeitura de Juína informou em nota que um homem que veio de Cotriguaçu seria levado com mais dois pacientes de Juína para o Centro de Urgência e Emergência (C.U.E), uma estrutura montada para abrigar exclusivamente doentes com a Covid-19. Dos 03 pacientes, segundo a nota, 02 estavam em estado grave. O morador de Cotriguaçu que aguardava vaga em Cuiabá, foi levado hoje de aeronave para Tangará da Serra. A reportagem apurou no entanto que nenhum paciente deu entrada no C.U.E, diferente do que havia sido informado pela prefeitura.
Com a situação agravada, o promotor de justiça Marcelo Linhares soltou uma notificação recomendatória, cobrando do comércio e do poder público, a adoção de novas medidas e ações para conter o avanço da doença. No documento, Linhares anexa reportagens deste site com às últimas informações sobre o coronavírus no município. “Considerando que a situação da cidade acerca da Covid-19 agravou-se de forma vertiginosa conforme já divulgado pelo portal www.reporteremacao.com.br, com comprometimento às instituições constitucionais que tiveram suas lideranças locais e servidores indispensáveis imobilizados como cautela”, diz a notificação.
Apesar dos cuidados adotados na cidade para prevenção, tanto pelo comércio, entidades religiosas, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e poder público, a doença vem se alastrando. Acredita-se inclusive em transmissão comunitária, quando não é possível mais saber a origem das contaminações.
Com essa situação, o MPE recomenda que o município contrate empresa para garantir a manutenção do isolamento social em praças públicas da cidade, em especial nos finais de semana e feriados, com foco principal na praça central, lagoa da garça e pista do ginásio de esportes, dentre outros locais. No caso a empresa contratada deverá manter celular para contato imediato pelos fiscais, Ministério Público ou da polícia.
Outra medida sugerida é a colocação de barreiras físicas nos parques e equipamentos públicos para impedir o acesso das pessoas, em caso de persistência no uso desses equipamentos, outras medidas mais severas deverão ser adotadas.
Em relação ao comércio a promotoria destaca o comprometimento do setor empresarial na prevenção ao coronavírus, entretanto, pede a realização de levantamento técnico sobre a viabilidade de se suspender ou promover a manutenção das academias, templos e restaurantes (incluindo bares) com consumo local.
Na normativa é requisitada a lista de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto na rede pública quanto privada, por pacientes com a Covid-19, além de dados precisos no número de infectados pelo vírus.
A prefeito Altir Peruzzo que está de quarentena em casa, após ter sido infectado pela Covid-19, ainda não se manifestou se tomará medidas como suspensão de algumas atividades do comércio local.
Hoje ele assinou um decreto suspendendo o atendimento de todos os serviços da prefeitura até o dia 25 de maio. O Repórter em Ação apurou que vários servidores públicos fizeram exames no laboratório municipal, após o prefeito e outra servidora ter testado positivo.
A assessoria de imprensa da Ascom/CDL de Juína se manifestou através de nota (leia aqui).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino