
Após confirmação de casos da Covid-19 em Juína, MPE faz novas recomendações
A cidade conta com pelo menos 05 casos confirmados por teste rápido, além 08 casos suspeitos.
Por: Maurílio Jr. e Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 19 de Maio de 2020 as 23:25 Hrs
Em um único fim de semana, 05 casos foram confirmados por teste rápido da Covid-19 em Juína, incluindo o prefeito Altir Peruzzo (PT), além disso, vários outros casos estão sob suspeita enquanto aguardam o resultado dos exames. A aparente “tranquilidade” da cidade se tornou num terrível drama da noite para o dia, e a tendência é que nos próximos dias, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus seja cada vez mais crescente, com a maior procura por testes, seja na iniciativa pública ou privada.
Durante o dia, a prefeitura de Juína informou em nota que um homem que veio de Cotriguaçu seria levado com mais dois pacientes de Juína para o Centro de Urgência e Emergência (C.U.E), uma estrutura montada para abrigar exclusivamente doentes com a Covid-19. Dos 03 pacientes, segundo a nota, 02 estavam em estado grave. O morador de Cotriguaçu que aguardava vaga em Cuiabá, foi levado hoje de aeronave para Tangará da Serra. A reportagem apurou no entanto que nenhum paciente deu entrada no C.U.E, diferente do que havia sido informado pela prefeitura.
Com a situação agravada, o promotor de justiça Marcelo Linhares soltou uma notificação recomendatória, cobrando do comércio e do poder público, a adoção de novas medidas e ações para conter o avanço da doença. No documento, Linhares anexa reportagens deste site com às últimas informações sobre o coronavírus no município. “Considerando que a situação da cidade acerca da Covid-19 agravou-se de forma vertiginosa conforme já divulgado pelo portal www.reporteremacao.com.br, com comprometimento às instituições constitucionais que tiveram suas lideranças locais e servidores indispensáveis imobilizados como cautela”, diz a notificação.
Apesar dos cuidados adotados na cidade para prevenção, tanto pelo comércio, entidades religiosas, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e poder público, a doença vem se alastrando. Acredita-se inclusive em transmissão comunitária, quando não é possível mais saber a origem das contaminações.
Com essa situação, o MPE recomenda que o município contrate empresa para garantir a manutenção do isolamento social em praças públicas da cidade, em especial nos finais de semana e feriados, com foco principal na praça central, lagoa da garça e pista do ginásio de esportes, dentre outros locais. No caso a empresa contratada deverá manter celular para contato imediato pelos fiscais, Ministério Público ou da polícia.
Outra medida sugerida é a colocação de barreiras físicas nos parques e equipamentos públicos para impedir o acesso das pessoas, em caso de persistência no uso desses equipamentos, outras medidas mais severas deverão ser adotadas.
Em relação ao comércio a promotoria destaca o comprometimento do setor empresarial na prevenção ao coronavírus, entretanto, pede a realização de levantamento técnico sobre a viabilidade de se suspender ou promover a manutenção das academias, templos e restaurantes (incluindo bares) com consumo local.
Na normativa é requisitada a lista de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto na rede pública quanto privada, por pacientes com a Covid-19, além de dados precisos no número de infectados pelo vírus.
A prefeito Altir Peruzzo que está de quarentena em casa, após ter sido infectado pela Covid-19, ainda não se manifestou se tomará medidas como suspensão de algumas atividades do comércio local.
Hoje ele assinou um decreto suspendendo o atendimento de todos os serviços da prefeitura até o dia 25 de maio. O Repórter em Ação apurou que vários servidores públicos fizeram exames no laboratório municipal, após o prefeito e outra servidora ter testado positivo.
A assessoria de imprensa da Ascom/CDL de Juína se manifestou através de nota (leia aqui).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas