Após confirmação de casos da Covid-19 em Juína, MPE faz novas recomendações
A cidade conta com pelo menos 05 casos confirmados por teste rápido, além 08 casos suspeitos.
Por: Maurílio Jr. e Ivan Pereira, Repórter em Ação
Publicado em 19 de Maio de 2020 as 23:25 Hrs
Em um único fim de semana, 05 casos foram confirmados por teste rápido da Covid-19 em Juína, incluindo o prefeito Altir Peruzzo (PT), além disso, vários outros casos estão sob suspeita enquanto aguardam o resultado dos exames. A aparente “tranquilidade” da cidade se tornou num terrível drama da noite para o dia, e a tendência é que nos próximos dias, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus seja cada vez mais crescente, com a maior procura por testes, seja na iniciativa pública ou privada.
Durante o dia, a prefeitura de Juína informou em nota que um homem que veio de Cotriguaçu seria levado com mais dois pacientes de Juína para o Centro de Urgência e Emergência (C.U.E), uma estrutura montada para abrigar exclusivamente doentes com a Covid-19. Dos 03 pacientes, segundo a nota, 02 estavam em estado grave. O morador de Cotriguaçu que aguardava vaga em Cuiabá, foi levado hoje de aeronave para Tangará da Serra. A reportagem apurou no entanto que nenhum paciente deu entrada no C.U.E, diferente do que havia sido informado pela prefeitura.
Com a situação agravada, o promotor de justiça Marcelo Linhares soltou uma notificação recomendatória, cobrando do comércio e do poder público, a adoção de novas medidas e ações para conter o avanço da doença. No documento, Linhares anexa reportagens deste site com às últimas informações sobre o coronavírus no município. “Considerando que a situação da cidade acerca da Covid-19 agravou-se de forma vertiginosa conforme já divulgado pelo portal www.reporteremacao.com.br, com comprometimento às instituições constitucionais que tiveram suas lideranças locais e servidores indispensáveis imobilizados como cautela”, diz a notificação.
Apesar dos cuidados adotados na cidade para prevenção, tanto pelo comércio, entidades religiosas, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e poder público, a doença vem se alastrando. Acredita-se inclusive em transmissão comunitária, quando não é possível mais saber a origem das contaminações.
Com essa situação, o MPE recomenda que o município contrate empresa para garantir a manutenção do isolamento social em praças públicas da cidade, em especial nos finais de semana e feriados, com foco principal na praça central, lagoa da garça e pista do ginásio de esportes, dentre outros locais. No caso a empresa contratada deverá manter celular para contato imediato pelos fiscais, Ministério Público ou da polícia.
Outra medida sugerida é a colocação de barreiras físicas nos parques e equipamentos públicos para impedir o acesso das pessoas, em caso de persistência no uso desses equipamentos, outras medidas mais severas deverão ser adotadas.
Em relação ao comércio a promotoria destaca o comprometimento do setor empresarial na prevenção ao coronavírus, entretanto, pede a realização de levantamento técnico sobre a viabilidade de se suspender ou promover a manutenção das academias, templos e restaurantes (incluindo bares) com consumo local.
Na normativa é requisitada a lista de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto na rede pública quanto privada, por pacientes com a Covid-19, além de dados precisos no número de infectados pelo vírus.
A prefeito Altir Peruzzo que está de quarentena em casa, após ter sido infectado pela Covid-19, ainda não se manifestou se tomará medidas como suspensão de algumas atividades do comércio local.
Hoje ele assinou um decreto suspendendo o atendimento de todos os serviços da prefeitura até o dia 25 de maio. O Repórter em Ação apurou que vários servidores públicos fizeram exames no laboratório municipal, após o prefeito e outra servidora ter testado positivo.
A assessoria de imprensa da Ascom/CDL de Juína se manifestou através de nota (leia aqui).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
16:48
Nexa Aripuanã e Sesi MT lançam programa 'Sesi Extra Classe' para crianças e adolescentes
A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
17:07
Moradores pedem alteração no projeto da Avenida dos Pioneiros para criação de interseção que garanta acesso ao Bairro Aeroporto
O prefeito Edelo Ferrari explicou que o projeto inicial foi modificado para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no trecho.
16:39
Polícia Civil prende autor de furto a residência e recupera todos os objetos em Aripuanã
Suspeito aproveitou que moradores não estavam em casa para entrar no imóvel e praticar o furto
11:56
Inscrições abertas para aulas de hip hop no bairro Módulo 6
As vagas são limitadas e o início das aulas está previsto para as próximas semanas.
11:45
Instituto Saberes abre inscrições para aulas de capoeira no bairro Palmiteira
Veja como se inscrever.
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
MAIS LIDAS





