
AMM recomenda que cidades de MT não realizem festas de Carnaval
Associação considera aumento de casos de covid e influenza no estado
Por: Denise Soares / Leia Agora
Publicado em 08 de Janeiro de 2022 as 22:47 Hrs
Considerando as novas confirmações de casos de covid-19 e da gripe Influenza em Mato Grosso, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) recomendou que as cidades não realizem as festividades de Carnaval no próximo mês.
O comunicado foi enviado nessa quinta-feira (6) aos prefeitos e reforça sobre os riscos das aglomerações nas festas de final de ano e também no Carnaval.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os recentes registros de contaminação por covid-19 e gripe, simultaneamente, em uma mesma pessoa, também está colocando a comunidade médica e toda a sociedade em estado de alerta.
Ele pontua que após as festas de final de ano, foram registrados dezenas de casos de síndrome respiratória aguda grave, muitos ocasionados pelos quadros de covid e Influenza.
Para a AMM, o momento é de prudência para evitar novas contaminações.
Ainda, a associação lembra que é necessário seguir os órgãos de saúde, além da Organização Mundial de Saúde – OMS.
O presidente da AMM ressalta que a decisão em cancelar o Carnaval e outros tipos de eventos que gerem aglomeração é do prefeito, mas que é importante os gestores avaliarem bem as recomendações das autoridades em saúde e os levantamentos técnicos que indicam aumento de casos e risco de agravamento da emergência sanitária.
Covid
Mato Grosso registrou duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 1.209 novos casos. Dentre os óbitos está um homem de 53 anos morador do município de Garantã do Norte.
Até a tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde notificou 561.048 casos confirmados de coronavírus no Estado, sendo registrados 14.073 óbitos em decorrência da doença.
Do total, 4.090 estão em isolamento domiciliar e 542.301 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 80 internações em UTIs públicas e 70 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 46,78% para UTIs adulto e em 15% para enfermaria adulto.
Morte em Cuiabá
Cuiabá registrou o primeiro óbito por influenza A H3N2. Trata-se de uma mulher, de 68 anos que estava internada em hospital privado na capital. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá nesta quarta-feira (5).
A vítima veio a óbito no último dia 30. A Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave da paciente no dia 20 do mês passado.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS