AL aprova contas de Mendes com 16 votos favoráveis e 5 contrários
O projeto deveria ter sido apreciado na sessão realizada terça (4), mas a votação foi adiada graças a um pedido de vista compartilhado por vários parlamentares
Por: Kamila Arruda / Leia Agora
Publicado em 06 de Janeiro de 2022 as 10:04 Hrs
As contas de gestão do governador Mauro Mendes (DEM), referentes ao ano de 2019, foram aprovadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante sessão ordinária realizada na noite dessa quarta-feira (5). Foram 16 favoráveis, cinco contrários e três ausências.
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) é um dos que votou contra a matéria. O parlamentar alega que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi "contraditório" em seu parecer no que se trata à aplicação dos limites constitucionais da educação. Segundo ele, o Governo do Estado não cumpriu a Constituição e repassou apenas 21,5% para a área.
Lúdio Cabral (PT) também votou contrário à aprovação das contas do estado. Ele argumentou que o Estado deixou de aplicar R$ 600 milhões na educação básica, além de não aplicar 2,5% na Unemat, sendo que foram aplicados 2,26%.
Ambos os parlamentares petistas também criticaram a renúncia fiscal de 29% da arrecadação do ICMS para empresas não pagarem impostos. “A média nacional é de 16,8% e Mato Grosso é o terceiro do país com maior renúncia fiscal”, disse Barranco.
Os deputados Xuxu Dal Molin (PSC) e Wilson Santos (PSDB) foram favoráveis à aprovação das contas.
“O ano de 2019 foi difícil para todos e estamos longe dos portos e o que se chama de renúncia fiscal é um incentivo para as empresas sairem de outros estados para produzirem riquezas e gerarem empregos em Mato Grosso, como foi feito com etanol do milho”, argumentou Xuxu.
O deputado Wilson Santos comentou que o TCE apontou erros, sim, nas contas do Estado, mas pelo conjunto da obra, indicou pela aprovação. “É pertinente que as correções sejam realizadas, as mesmas apontadas pelos deputados e que as contas de 2020 sejam melhores”, comentou.
As Contas Anuais do Governo de Mato Grosso deveriam ter sido apreciadas na sessão realizada terça (4), mas a votação foi adiada graças a um pedido de vista compartilhado por vários parlamentares.
O Tribunal de Contas do Estado aprovou, por unanimidade, as contas de Mauro Mendes de 2019. No entanto, foram feitos apontamentos e recomendações, tal como o aperfeiçoamento do sistema financeiro do Estado.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS






