
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
Por: Repórter em ação
Publicado em 18 de Agosto de 2025 as 15:10 Hrs
Mato Grosso registrou 1.698 acidentes por animais peçonhentos de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). No mesmo período do ano passado houve 2.086 casos no Estado, o que representa uma queda de 18,6% na comparação.
Neste ano, foram 676 acidentes envolvendo serpentes, 604 com escorpiões, 164 com aranhas, 117 com outros animais peçonhentos (bagres, arraias, formigas, vespas e marimbondos), 114 com abelhas, nove com lagartas e 104 casos com animal não identificado.
Foram confirmados sete óbitos por acidentes com animais peçonhentos no Estado no mesmo período: cinco por serpentes, um por marimbondo e um por abelha. Outros seis óbitos foram notificados e estão em investigação, sendo quatro por serpentes, um por escorpião e um por animal não identificado.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a SES executa o Programa de Vigilância dos Acidentes por Animais Peçonhentos para reduzir a incidência e a gravidade dos acidentes.
“O foco é na capacitação de profissionais, vigilância ativa e controle de populações de animais peçonhentos. Nos últimos três anos, 123 servidores de 82 municípios foram capacitados em identificação e controle de aranhas e escorpiões. Outros 100 profissionais de cidades de abrangência dos Escritórios Regionais de Saúde de Diamantino, Tangará da Serra, Juara e Juína serão treinados ainda neste ano”, destacou Alessandra.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, ressalta que mesmo que os números de acidentes por animais peçonhentos apresentem uma queda nos primeiros meses de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, a subnotificação ainda é um desafio, visto que muitos municípios apresentam problemas quanto a digitação dessas notificações no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Marlene orienta ainda que a população mantenha quintais e jardins limpos, sacuda roupas e calçados antes de usar, vede frestas, ralos e buracos em casa, afaste camas e berços das paredes, use telas de proteção em ralos e janelas, entre outros cuidados.
“Observa-se um aumento preocupante nos acidentes com escorpiões, principalmente em áreas urbanas, que historicamente concentram a maior parte dos casos. Em 2024, por exemplo, os casos escorpiônicos superaram os acidentes com serpentes em 23%. Por isso, os moradores devem tomar todas as precauções necessárias para evitar problemas”, explicou.
Em relação aos primeiros socorros, é recomendado lavar o local da picada com água e sabão; se possível, fotografar o animal que provocou o acidente; e procurar imediatamente uma unidade de saúde.
“A recomendação após um acidente com animal peçonhento é de não amarrar ou cortar o local da picada. Além disso, não se deve aplicar substâncias como álcool, querosene ou pó de café, e não se deve ingerir álcool ou medicamentos sem orientação médica”, acrescentou.
A SES orienta que os municípios realizem busca ativa e controle de escorpiões; atualizem os estoques de soro antiveneno; capacitem equipes de saúde em primeiros socorros e manejo clínico, conforme os protocolos do Ministério da Saúde; e divulguem materiais educativos à população, como fôlderes, cartazes em canais oficiais de comunicação.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem que se afogou no rio Juruena
A vítima estava desaparecida desde o domingo (17), quando mergulhou no rio e não retornou à superfície
14:18
Adolescente de 15 anos morre afogado no Rio Juruena em Brasnorte
Ele estava tomando banho no rio quando submergiu e não retornou à superfície
23:18
Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças
Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número de cabeças de boi
12:49
Polícia Civil indicia 11 criminosos envolvidos no roubo à banco em Brasnorte; veja lista
As investigações e o inquérito que levaram à identificação e prisão dos envolvidos foram concluídos nesta quinta-feira (14)
10:09
Chico Guarnieri solicita agência da caixa para Brasnorte
População precisa se deslocar grandes distâncias para ter acesso aos serviços bancários
17:43
Construtora retoma obras e promete restaurar trecho danificado na MT-170
Empresa contratou perícia em engenharia de tráfego para apurar causas para deterioração e garante reparos completos com acompanhamento da Sinfra.
17:19
Polícia Civil cumpre mandados em Goiás em investigação de crime de estelionato contra Prefeitura de Juína
Golpe do falso boleto resultou no prejuízo aproximado de R$ 140 mil aos cofres públicos
17:16
Sicoob Juína oferta crédito no Plano Safra 2025/2026
Cooperativa prevê crescimento nos recursos e destaca linhas de financiamento acessíveis, incluindo opções retroativas para custeio.
16:01
Sarampo pode voltar: Juína amplia vacinação e orienta famílias sobre prevenção
A doença anda rondando o estado de Mato Grosso.
09:55
Polícia Militar fecha área de desmatamento ilegal em fazenda e prende três homens em flagrante
Suspeitos foram flagrados realizando o crime ambiental com motosserras, que foram apreendidas, em uma fazenda