
10% dos processos de homicídios em Mato Grosso viram 'arquivos'
No caso de Arcanjo, além da demora no processo, a idade o ajudou. É que o prazo prescricional de 20 anos, após o recebimento da denúncia, é reduzido pela metade quando o réu completa 70 anos.
Por: Gazeta Digital
Publicado em 15 de Agosto de 2022 as 16:44 Hrs
Em Mato Grosso, neste ano, 10,65% dos crimes de competência do Tribunal do Júri, que são os crimes contra a vida, já prescreveram, ou seja, os réus não serão julgados por causa da longa tramitação. Os dados são do Tribunal de Justiça. Ao todo, 601 processos foram julgados, dos quais, 64 prescreveram. O levantamento mostra ainda que ano passado a prescrição alcançou 10,86%, sendo que dos 1.345 processos julgados, 146 prescreveram. Em 2020 foram julgados 918 processos e 96 prescreveram (10,46%). Ou seja, em pouco mais de dois anos e meio, 306 denúncias de homicídios ou tentativas de homicídios viraram arquivo por ter sido extinto o direito do Estado de punir os acusados.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estima que em 2020 cerca de 30% das ações sob responsabilidade do Tribunal do Júri prescreveram no país.
A prescrição é lamentada pelo advogado Gustavo Medeiros Araújo. Gustavo é neto e sobrinho dos irmãos José Carlos Machado Araújo e Brandão Araújo Filho, mortos por conta de uma disputa de terras entre 1999 e 2000, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).
O primeiro assassinato aconteceu no dia 10 de agosto de 1999. Brandão foi surpreendido pelo pistoleiro Hércules de Araújo Agostinho e executado a tiros de pistola em pleno centro de Rondonópolis.
O segundo crime foi em 28 de dezembro de 2000, quando José Carlos foi executado a tiros de pistola 9 mm, no estacionamento da agência central do Banco Bradesco, na mesma cidade.
Os crimes começaram a ser desvendados em setembro de 2003 pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), quando Hércules, preso para responder pelo assassinato do empresário Sávio Brandão, confessou espontaneamente a participação no assassinato dos irmãos. O pistoleiro Célio Alves apontou Mônica Marchetti e o pai Sérgio Marchetti como mandantes dos crimes. Os dois foram denunciados, no entanto, em 2019, o processo contra Sérgio foi prescrito e a punibilidade extinta. Quanto a Mônica, em fevereiro de 2021 o Judiciário trancou a ação.
“Não conseguimos ver a devida punição dos culpados. A sensação é de impunidade, para os mandantes, o crime compensou. Os mandantes que possuem dinheiro estão impunes e os pistoleiros, presos e condenados”, destacou Gustavo Medeiros.
Ex-comendador está entre ‘beneficiados’
Entre os beneficiados com a prescrição de crimes está o ex-comendador João Arcanjo Ribeiro. Aos 71 anos, ele já foi favorecido com a extinção de punibilidade em 5 processos, um criminal e 4 da operação Arca de Noé. Considerando a ação que seria de competência do Tribunal do Júri, Arcanjo conseguiu a prescrição, em junho deste ano, no processo que respondia pela morte do vereador Valdir Pereira.
No caso de Arcanjo, além da demora no processo, a idade o ajudou. É que o prazo prescricional de 20 anos, após o recebimento da denúncia, é reduzido pela metade quando o réu completa 70 anos.
Pereira foi morto em agosto de 2002. A denúncia foi recebida em julho de 2011. Ou seja, ano passado completaram-se 10 anos. No caso dos outros réus, o processo continua e a Justiça tem mais 9 anos para julgá-los. Arcanjo foi denunciado como mandante.
Também são réus no processo Hércules de Araújo Agostinho, Célio Alves de Souza, Edmilson Pereira da Silva, João Leite e José de Barros Costa. A motivação do crime seria a disputa de pontos de exploração de caça-níqueis.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países