Reclamação de populares levaram vereador a sugerir mudanças no atendimento do centro de triagem da Covid-19 e aplicação de punição aos que furam quarentena
Juína parece estar longe de figurar menos de 100 casos ativos de Covid-19, hoje (10/06) eram 174 casos ativos, e ter redução no número de leitos ocupados, que estavam todos lotados nesta data. Apesar da dor das 110 mortes, da campanha de vacinação e das orientações, os casos continuam explodindo no município.
Devido a essa realidade, às denúncias de pessoas furando a quarentena e sobre o atendimento no Centro de Triagem da Covid-19, localizado em frente a UPA 24h de Juína, o vereador Ildamir Teixeira de Faria (PT) indicou na noite de segunda-feira (07/06), durante sessão na Câmara, alguns pontos passíveis de mudança.
“Realizei várias proposições e uma delas é retirar o sistema de agendamento. A população não está aprovando essa metodologia de chegar e ter que agendar, às vezes uma pessoa chega muito ruim e é agendada para outro dia, então a população não está aprovando essa metodologia e indicamos para a secretária acompanhar e ver o que pode fazer a respeito”, ressaltou Ildamir.
Outro ponto abordado foi a questão do acompanhamento das pessoas diagnosticadas com Covid-19 e a necessidade de punir aqueles que furam quarentena e sugeriu a implantação de um equipe de profissionais da saúde por parte da prefeitura para acompanhar esses pacientes e fiscalizar.
“Outra questão é implantar uma equipe exclusiva para acompanhamento e monitor os pacientes doentes em casa, pois estamos recebendo reclamações de pacientes que não estão sendo, ou que enfrentam demora, para receber uma visita das equipes dos postos de saúde para o monitoramento e isolamento dos doentes em casa e nós precisa intensificar, ou seja, ampliar a nossa fiscalização em cima de quem está doente, porque quem está disseminando vírus fazendo vírus circular é quem está doente”, frisou.
Diante das reclamações nossa reportagem procurou a secretária de saúde, Marcela Américo, que explicou o que foi feito para ampliar o atendimento no Centro de Triagem e o motivo dos agendamentos.
“Semana passada nós percebemos aumento nos atendimentos. Qual foi a estratégia usada na última quarta-feira (02/06), aumentou-se um técnico em enfermagem para o atendimento e aumentar um período de médico de atendimento, nós temos duas médicas que atendem, cada uma quatro horas, uma de manhã e outra de tarde, e nós aumentamos no período da manhã o horário de outra médica. Para nós conseguirmos atender todas as pessoas que demandem o serviço. Elas podem ir lá ou se quiser, agendar pelo telefone, não tem problema, e é comum acontecer em alguns momentos que precisa agendar avaliação, às vezes não esta no tempo da doença, manifestando tempo específico para o teste então preciso desse agendamento”, relatou a secretária de saúde.
Dos que furam quarentena e sobre o acompanhamento dos pacientes com Covid-19, Marcela enfatizou que já existe uma equipe para acompanhar os pacientes e que a demanda também está alta.
Já para aqueles que furam a quarentena Marcela lembrou que o município já tem número disponível para denúncias sobre quebra de quarentena e que é triste ver pessoas pouco se importando com a saúde alheia.
Em caso de denúncias sobre quebra de quarentena ligar nos números (66) 992042637 ou (66) 992046867.