
Vereador fala sobre reajuste do IPTU em Juína e 'desconto' ofertado pela prefeitura
Para o parlamentar, falta vontade do gestor em mudar o indexador.
Por: MAURILIO JR./ Repórter em Ação
Publicado em 08 de Março de 2021 as 11:23 Hrs
Neste ano de 2021 o IPTU em Juína teve reajuste de 23,07%, mesmo diante do panorama pandêmico e suas consequências econômicas. Para tentar amenizar o impacto, a prefeitura de Juína encaminhou ao legislativo municipal proposta de desconto de 20% no IPTU, para quem pagar à vista, e de 18% para quem pagar em 02 vezes, e outros parcelamentos.
Em destaque está o fato de que em 2020 o IPTU sofreu um reajuste de 7,67% e naquele ano o gestor também concedeu desconto de 20% no IPTU, resultando em desconto efetivo de 12,33%.
Em 2021, o contribuinte pagará o valor do IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano, e além disso, reajustado em 23,07%. Se pagar à vista, haverá desconto novamente em 20%, mas mesmo assim o contribuinte vai pagar o IPTU com um aumento de 3,07%.
Segundo a gestão o reajuste advém do IGP-DI, e que estão apenas seguindo o que esta na lei (mesmo que de forma inconveniente e desoportuna).
A ideia do vereador Ildamir Teixeira (PT) e outros parlamentares e autoridades, é que seja mudado o indexador IGP-DI, por outro, como o INPC.
Segundo o vereador Ildamir, “O executivo alegou que não encaminhará Projeto de Lei de alteração do indexador, enviou apenas um projeto que dispõe parcelamentos e descontos no IPTU para a população que será tramitado na câmara nesta segunda-feira (08/03), então no momento não é de interesse do prefeito de fazer a substituição do indexador para beneficiar a população”.
Embora legal o reajuste, Ildamir falou de falta de vontade do executivo em mudar o indexador IGP-DI para outro índice.
“Em minha opinião o prefeito deveria revogar esse decreto do aumento do IPTU e fazer a substituição do indexador, do IGP-DI, com aumento de 23,7%, para o IPCA ou INPC que perfazem reajuste em torno de 4,31% a 5,2%”, ressaltou Ildamir.
A crítica do vereador não é descabida, pois, em Ubatuba/SP, como em outros municípios, o indexador para reajuste é o IPCA, que ocasionou reajuste de 3,92% no IPTU no referido município.
Campo Grande/GO e Piracicaba/SP, também usam o IPCA, sendo que aplicaram reajuste de 7,7%, e 5% respectivamente.
A possibilidade de revogar o decreto, como citado por Ildamir, também não é ficção, ou até mesmo suspender a cobrança também não o é, como ocorreu na cidade de São Paulo/SP.
Em Manaus/AM, o aumento do IPTU desse ano foi de 40%, e mesmo com desconto de 30%, empresários se recusam a pagar, até que o gestor comprove que o desconto compensa o aumento.
O que ocorre em Juína é que nesse ano o contribuinte, mesmo com problemas financeiros, terá de pagar, ao fim das contas, o IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano e com o acrescimento de 23,07% deste ano.
A mudança do indexador também foi um pedido da OAB em Juína, por meio do presidente Nader Thomé. Na sessão desta segunda-feira (08/03) em Juína os vereadores devem votar o desconto de 20% do poder executivo e assuntos relacionados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países