Vereador fala sobre reajuste do IPTU em Juína e 'desconto' ofertado pela prefeitura
Para o parlamentar, falta vontade do gestor em mudar o indexador.
Por: MAURILIO JR./ Repórter em Ação
Publicado em 08 de Março de 2021 as 11:23 Hrs
Neste ano de 2021 o IPTU em Juína teve reajuste de 23,07%, mesmo diante do panorama pandêmico e suas consequências econômicas. Para tentar amenizar o impacto, a prefeitura de Juína encaminhou ao legislativo municipal proposta de desconto de 20% no IPTU, para quem pagar à vista, e de 18% para quem pagar em 02 vezes, e outros parcelamentos.
Em destaque está o fato de que em 2020 o IPTU sofreu um reajuste de 7,67% e naquele ano o gestor também concedeu desconto de 20% no IPTU, resultando em desconto efetivo de 12,33%.
Em 2021, o contribuinte pagará o valor do IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano, e além disso, reajustado em 23,07%. Se pagar à vista, haverá desconto novamente em 20%, mas mesmo assim o contribuinte vai pagar o IPTU com um aumento de 3,07%.
Segundo a gestão o reajuste advém do IGP-DI, e que estão apenas seguindo o que esta na lei (mesmo que de forma inconveniente e desoportuna).
A ideia do vereador Ildamir Teixeira (PT) e outros parlamentares e autoridades, é que seja mudado o indexador IGP-DI, por outro, como o INPC.
Segundo o vereador Ildamir, “O executivo alegou que não encaminhará Projeto de Lei de alteração do indexador, enviou apenas um projeto que dispõe parcelamentos e descontos no IPTU para a população que será tramitado na câmara nesta segunda-feira (08/03), então no momento não é de interesse do prefeito de fazer a substituição do indexador para beneficiar a população”.
Embora legal o reajuste, Ildamir falou de falta de vontade do executivo em mudar o indexador IGP-DI para outro índice.
“Em minha opinião o prefeito deveria revogar esse decreto do aumento do IPTU e fazer a substituição do indexador, do IGP-DI, com aumento de 23,7%, para o IPCA ou INPC que perfazem reajuste em torno de 4,31% a 5,2%”, ressaltou Ildamir.
A crítica do vereador não é descabida, pois, em Ubatuba/SP, como em outros municípios, o indexador para reajuste é o IPCA, que ocasionou reajuste de 3,92% no IPTU no referido município.
Campo Grande/GO e Piracicaba/SP, também usam o IPCA, sendo que aplicaram reajuste de 7,7%, e 5% respectivamente.
A possibilidade de revogar o decreto, como citado por Ildamir, também não é ficção, ou até mesmo suspender a cobrança também não o é, como ocorreu na cidade de São Paulo/SP.
Em Manaus/AM, o aumento do IPTU desse ano foi de 40%, e mesmo com desconto de 30%, empresários se recusam a pagar, até que o gestor comprove que o desconto compensa o aumento.
O que ocorre em Juína é que nesse ano o contribuinte, mesmo com problemas financeiros, terá de pagar, ao fim das contas, o IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano e com o acrescimento de 23,07% deste ano.
A mudança do indexador também foi um pedido da OAB em Juína, por meio do presidente Nader Thomé. Na sessão desta segunda-feira (08/03) em Juína os vereadores devem votar o desconto de 20% do poder executivo e assuntos relacionados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
16:48
Nexa Aripuanã e Sesi MT lançam programa 'Sesi Extra Classe' para crianças e adolescentes
A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
17:07
Moradores pedem alteração no projeto da Avenida dos Pioneiros para criação de interseção que garanta acesso ao Bairro Aeroporto
O prefeito Edelo Ferrari explicou que o projeto inicial foi modificado para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no trecho.
16:39
Polícia Civil prende autor de furto a residência e recupera todos os objetos em Aripuanã
Suspeito aproveitou que moradores não estavam em casa para entrar no imóvel e praticar o furto
11:56
Inscrições abertas para aulas de hip hop no bairro Módulo 6
As vagas são limitadas e o início das aulas está previsto para as próximas semanas.
11:45
Instituto Saberes abre inscrições para aulas de capoeira no bairro Palmiteira
Veja como se inscrever.
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
MAIS LIDAS





