
Vereador fala sobre reajuste do IPTU em Juína e 'desconto' ofertado pela prefeitura
Para o parlamentar, falta vontade do gestor em mudar o indexador.
Por: MAURILIO JR./ Repórter em Ação
Publicado em 08 de Março de 2021 as 11:23 Hrs
Neste ano de 2021 o IPTU em Juína teve reajuste de 23,07%, mesmo diante do panorama pandêmico e suas consequências econômicas. Para tentar amenizar o impacto, a prefeitura de Juína encaminhou ao legislativo municipal proposta de desconto de 20% no IPTU, para quem pagar à vista, e de 18% para quem pagar em 02 vezes, e outros parcelamentos.
Em destaque está o fato de que em 2020 o IPTU sofreu um reajuste de 7,67% e naquele ano o gestor também concedeu desconto de 20% no IPTU, resultando em desconto efetivo de 12,33%.
Em 2021, o contribuinte pagará o valor do IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano, e além disso, reajustado em 23,07%. Se pagar à vista, haverá desconto novamente em 20%, mas mesmo assim o contribuinte vai pagar o IPTU com um aumento de 3,07%.
Segundo a gestão o reajuste advém do IGP-DI, e que estão apenas seguindo o que esta na lei (mesmo que de forma inconveniente e desoportuna).
A ideia do vereador Ildamir Teixeira (PT) e outros parlamentares e autoridades, é que seja mudado o indexador IGP-DI, por outro, como o INPC.
Segundo o vereador Ildamir, “O executivo alegou que não encaminhará Projeto de Lei de alteração do indexador, enviou apenas um projeto que dispõe parcelamentos e descontos no IPTU para a população que será tramitado na câmara nesta segunda-feira (08/03), então no momento não é de interesse do prefeito de fazer a substituição do indexador para beneficiar a população”.
Embora legal o reajuste, Ildamir falou de falta de vontade do executivo em mudar o indexador IGP-DI para outro índice.
“Em minha opinião o prefeito deveria revogar esse decreto do aumento do IPTU e fazer a substituição do indexador, do IGP-DI, com aumento de 23,7%, para o IPCA ou INPC que perfazem reajuste em torno de 4,31% a 5,2%”, ressaltou Ildamir.
A crítica do vereador não é descabida, pois, em Ubatuba/SP, como em outros municípios, o indexador para reajuste é o IPCA, que ocasionou reajuste de 3,92% no IPTU no referido município.
Campo Grande/GO e Piracicaba/SP, também usam o IPCA, sendo que aplicaram reajuste de 7,7%, e 5% respectivamente.
A possibilidade de revogar o decreto, como citado por Ildamir, também não é ficção, ou até mesmo suspender a cobrança também não o é, como ocorreu na cidade de São Paulo/SP.
Em Manaus/AM, o aumento do IPTU desse ano foi de 40%, e mesmo com desconto de 30%, empresários se recusam a pagar, até que o gestor comprove que o desconto compensa o aumento.
O que ocorre em Juína é que nesse ano o contribuinte, mesmo com problemas financeiros, terá de pagar, ao fim das contas, o IPTU de 2020 sem o desconto daquele ano e com o acrescimento de 23,07% deste ano.
A mudança do indexador também foi um pedido da OAB em Juína, por meio do presidente Nader Thomé. Na sessão desta segunda-feira (08/03) em Juína os vereadores devem votar o desconto de 20% do poder executivo e assuntos relacionados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína