
Vereador critica Bispo de Juína por defender ampliação de terras indígenas em Mato Grosso
Norberto também criticou a inanição de Dom Neri em fazer algo de concreto para melhorar a vida dos povos indígenas da região.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 22 de Outubro de 2021 as 17:11 Hrs
O vereador Norberto Junior (DEM) de Brasnorte criticou na última semana, durante sessão ordinária na Câmara, o que chamou de "contraditório posicionamento" do Bispo da Diocese de Juína, Neri José Tondello, sobre questões indígenas.
Norberto disse que o fato do religioso ter se manifestado contrário ao PL-17/2020 que tramitava na Assembleia Legislativa, a qual atualizava o banco de dados da SEMA e liberava as licenças ambientais para que os produtores pudessem continuar trabalhando, vendendo suas produções, inclusive com direito a crédito, até o julgamento do processo de ampliação de reservas indígenas fosse finalizado.
“Aí tivemos a infeliz fala do bispo na qual ele citou que o PL era genocida, era um Projeto de Lei que poderia provocar um derramamento de sangue, que não era por aí, que essas áreas foram invadidas”, destacou o parlamentar.
Durante a entrevista, o vereador também criticou a 'inanição' de Dom Neri em fazer algo de concreto para melhorar a vida dos povos indígenas da região.
“Passou-se um ano e pouco e nós continuamos na mesma situação e até o momento não vi nenhum projeto do bispo que melhore a qualidade de vida dos indígenas que precisam de muita coisas”.
APOIO
O também vereador de Brasnorte, Roberto Marcelo (PSB), manifestou apoio nas redes sociais ao colega parlamentar:
"Sou católico, defendo as doutrinas da minha Igreja, mas nessas questões de demarcação de terras especifica, estou com a mesma opinião do meu colega vereador Juninho. Dom Neri teria que se aprofundar melhor analisando ambas as partes, não podemos deixar esses proprietários, que adquiriram essas terras com dinheiro do seu trabalho, perder tudo, os indígenas dessa região tem terra suficiente para se sustentar, temos que ser justos, humanos e solidários, como proprietários eles merecem nosso respeito e defendemos o certo, estamos juntos meu colega vereador Juninho".
OUTRO LADO
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Bispo Dom Neri, mas o mesmo preferiu não se manifestar sobre o discurso do vereador.
OUTRA POLÊMICA
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS