Secretária de Saúde anuncia saída do cargo após anos à frente da pasta em Juína
Gestora destaca enfrentamento à pandemia de Covid-19, avanços na saúde pública e agradece servidores pela trajetória
Por: MATHEUS PEREIRA / Repórter em Ação
Publicado em 19 de Agosto de 2026 as 16:44 Hrs
Após anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Juína, a atual secretária Marcela Américo Ortolan anunciou que deixará o cargo no fim deste mês. Em uma mensagem de despedida, a gestora classificou o período como um dos ciclos “mais intensos, desafiadores e importantes” de sua vida e destacou os principais momentos vividos durante a gestão.
Entre os episódios mais marcantes, está o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Segundo a secretária, o município precisou lidar com escassez, incertezas e perdas, além da necessidade de ampliar a estrutura de atendimento e buscar leitos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Lutamos por leitos, por UTIs, por atendimento, por estrutura e, principalmente, por cada vida. E vencemos juntos”, afirmou.
A gestora também destacou que, após o período mais crítico da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde continuou trabalhando na ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à população. Entre os avanços citados estão o fortalecimento dos serviços, ampliação da capacidade de atendimento, qualificação de processos e preparação da estrutura para novos desafios.
Na avaliação da secretária, parte importante dos resultados alcançados está relacionada ao trabalho desenvolvido pelos servidores da saúde.
Ela agradeceu aos profissionais que atuaram durante o período e ressaltou o empenho das equipes diante dos momentos de maior dificuldade.
“Nenhuma conquista dessa trajetória teria sido possível sem as mãos, o conhecimento, a coragem e o compromisso de cada servidor que lutou comigo”, declarou.
Marcela também afirmou que deixa a pasta com a sensação de que a equipe está mais preparada e capacitada para continuar desenvolvendo o trabalho na saúde pública.
Durante a despedida, a gestora ainda mencionou a participação de gestores, profissionais, instituições, parceiros, usuários e famílias na trajetória construída ao longo dos anos.
“Se em algum momento errei, foi tentando acertar. Se fui firme, foi porque a responsabilidade exigia. Se insisti tantas vezes, foi porque sempre acreditei que cada vida importa”, afirmou.
Ao anunciar a saída, a secretária ressaltou que o encerramento do ciclo representa o fim de uma função, mas não o fim de sua relação com a área da saúde.
“Hoje não digo adeus à Saúde. Digo adeus a uma função, a um cargo, a uma rotina que fez parte de quem eu sou.”
Ao final da mensagem, ela agradeceu novamente aos servidores e destacou a importância do trabalho coletivo realizado durante sua passagem pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Juntos, enfrentamos. Juntos, superamos. Juntos, avançamos. E é assim que eu quero guardar essa história: com a certeza de que juntos somos mais fortes.”
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:12
POLÍCIA JUDICIÁRIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO NOMAD CONTRA GRUPO INVESTIGADO POR TRÁFICO DE DROGAS E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Operação mobiliza 40 policiais e cumpre medidas judiciais em Mato Grosso e Goiás; dois flagrantes são registrados na manhã desta quarta-feira
17:59
Confronto com a Força Tática deixa um morto e um preso em Tangará
Uma equipe médica foi acionada, porém o suspeito não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local
15:16
Secretário de Saúde de Brasnorte se manifesta sobre relatos envolvendo ônibus de pacientes
Weriky Victor afirma que não recebeu denúncia formal e orienta pacientes a utilizarem os canais da Ouvidoria
17:55
Dia das Crianças terá programação especial com o Circuito da Alegria em Tangará
Com o tema Celebrando a Infância: brincar, aprender, incluir e cuidar, o evento terá mais de 20 atividades simultâneas, reunindo esporte, brincadeiras, cultura, recreação, ações educativas, saúde, cidadania e segurança
17:15
Juína termina mais uma eleição sem eleger representante local
Oito candidatos ligados ao município disputaram vagas de deputado estadual e federal, mas nenhum conseguiu ser eleito nas Eleições 2026
17:06
Mauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos para representar Mato Grosso no Senado
Ex-governador e atual deputado federal conquistam as duas vagas em disputa nas Eleições 2026
17:02
Otaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
Republicanos supera Wellington Fagundes e Natasha Slhessarenko na disputa pelo Governo do Estado
11:44
Eleições transcorrem com tranquilidade em Brasnorte e 9.206 eleitores comparecem às urnas
Município teve 9.206 eleitores presentes às urnas; autoridades destacaram atuação preventiva da Polícia Militar e organização da Justiça Eleitoral
12:49
Estudo do INDEA investiga presença da brucelose em rebanhos de Mato Grosso
Coletas de sangue estão sendo realizadas em propriedades sorteadas; ação começou em setembro e segue até 16 de outubro
21:24
TRE-MT proíbe venda e consumo de bebidas alcoólicas das 7h às 16h no dia da eleição
Regra vale para todo o Mato Grosso durante o primeiro turno e revoga determinações anteriores dos juízos eleitorais
MAIS LIDAS
Eleições transcorrem com tranquilidade em Brasnorte e 9.206 eleitores comparecem às urnas
Juína termina mais uma eleição sem eleger representante local
Secretário de Saúde de Brasnorte se manifesta sobre relatos envolvendo ônibus de pacientes
Otaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
Mauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos para representar Mato Grosso no Senado
Dia das Crianças terá programação especial com o Circuito da Alegria em Tangará
Confronto com a Força Tática deixa um morto e um preso em Tangará



