
Sarampo pode voltar: Juína amplia vacinação e orienta famílias sobre prevenção
A doença anda rondando o estado de Mato Grosso.
Por: IVAN PEREIRA / Repórter em Ação
Publicado em 14 de Agosto de 2025 as 16:01 Hrs
O sarampo, doença altamente contagiosa e que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo, voltou a ser uma ameaça real em Mato Grosso. Diante desse cenário, a Prefeitura de Juína intensificou ações de prevenção e realiza durante todo o mês de agosto a Campanha de Multivacinação, com o tema “Vacinar para não Voltar”.
A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. O atendimento acontece nas Unidades de Saúde da Família, em horário normal, e as vacinas são oferecidas gratuitamente. É indispensável apresentar o cartão de vacinas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MT, Alessandra Moraes, explicou que as crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) devem receber a vacina dupla viral, pois a tríplice viral disponível em Mato Grosso contém alfa-lactoalbumina.
“Os pais podem ficar tranquilos, pois os postos de saúde oferecem essa vacina que não contém a proteína que pode causar reação alérgica, garantindo, assim, a oportunidade de imunização das crianças alérgicas ao leite”, destacou.
A alergia à proteína do leite de vaca ocorre quando o sistema imunológico reage às proteínas presentes no leite. Em casos graves, como em pessoas que já tiveram anafilaxia, é contraindicado o uso de vacinas que possam conter traços dessas proteínas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, neste ano Mato Grosso registrou 36 notificações de suspeita de sarampo — 34 foram descartadas e duas seguem em investigação. Não há casos confirmados da doença no estado em 2025.
O sarampo pode ser transmitido por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou até respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas. A contaminação pode ocorrer de seis dias antes até quatro dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.
Os principais sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas que começam no rosto e se espalham pelo corpo, tosse seca, conjuntivite, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A doença pode causar complicações graves, como pneumonia, otite, encefalite e, em alguns casos, levar à morte.
A prevenção se dá exclusivamente por meio da vacinação. No Brasil, as vacinas utilizadas contra o sarampo são a tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola) e a tetraviral (que inclui proteção contra varicela). Crianças a partir de 12 meses, adolescentes e adultos até 59 anos devem estar com o esquema vacinal atualizado.
Não existe tratamento específico para a infecção. O cuidado se concentra no alívio dos sintomas, hidratação, boa alimentação e, em crianças, suplementação de vitamina A sob orientação profissional, para reduzir complicações.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que proteger quem se ama é um dever e um ato de amor. “Não espere o risco bater à porta. Vacine. Cuide. Ame”, destaca a campanha.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:49
Polícia Civil indicia 11 criminosos envolvidos no roubo à banco em Brasnorte
As investigações e o inquérito que levaram à identificação e prisão dos envolvidos foram concluídos nesta quinta-feira (14)
10:09
Chico Guarnieri solicita agência da caixa para Brasnorte
População precisa se deslocar grandes distâncias para ter acesso aos serviços bancários
17:43
Construtora retoma obras e promete restaurar trecho danificado na MT-170
Empresa contratou perícia em engenharia de tráfego para apurar causas para deterioração e garante reparos completos com acompanhamento da Sinfra.
17:19
Polícia Civil cumpre mandados em Goiás em investigação de crime de estelionato contra Prefeitura de Juína
Golpe do falso boleto resultou no prejuízo aproximado de R$ 140 mil aos cofres públicos
17:16
Sicoob Juína oferta crédito no Plano Safra 2025/2026
Cooperativa prevê crescimento nos recursos e destaca linhas de financiamento acessíveis, incluindo opções retroativas para custeio.
09:55
Polícia Militar fecha área de desmatamento ilegal em fazenda e prende três homens em flagrante
Suspeitos foram flagrados realizando o crime ambiental com motosserras, que foram apreendidas, em uma fazenda
17:52
Unidade móvel da Justiça Eleitoral realiza 267 atendimentos na ExpoJuína
A presença do ônibus fez toda a diferença ao atrair a atenção de visitantes e trabalhadores da exposição, que terminou no domingo (10).
09:23
Polícia Federal deflagra nova operação em Brasnorte
PF investiga exploração ilegal e ameaça de madeireiros contra mulheres indígenas em MT
20:07
Primeiros Jogos dos Povos Indígenas de Mato Grosso começam nesta quarta-feira em Brasnorte
Evento vai reunir as diversas etnias até 17 de agosto na Aldeia Curva, em Brasnorte
11:13
Pesquisa aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso
Mendes aparece com quase o dobro da deputada estadual Janaina Riva (MDB), segunda colocada.
MAIS LIDAS
Polícia Federal deflagra nova operação em Brasnorte
Polícia Civil indicia 11 criminosos envolvidos no roubo à banco em Brasnorte
MPF investiga coordenador da Funai de Juína por má gestão e despreparo
Polícia Militar fecha área de desmatamento ilegal em fazenda e prende três homens em flagrante
Pesquisa aponta Mauro Mendes na frente da corrida pelo Senado em Mato Grosso
Construtora retoma obras e promete restaurar trecho danificado na MT-170
Polícia Civil cumpre mandados em Goiás em investigação de crime de estelionato contra Prefeitura de Juína