Projeto Biodiverso inicia programa jovens comunicadores com participantes indígenas e ribeirinhos
Primeiro módulo do programa jovens comunicadores reúne 18 participantes em juína para impulsionar a preservação da Amazônia.
Por: Assessoria de comunicação
Publicado em 03 de Fevereiro de 2025 as 12:56 Hrs
O Projeto Biodiverso deu início ao programa Jovens Comunicadores e Multiplicadores em Educação Ambiental, reunindo 18 jovens indígenas e ribeirinhos no primeiro módulo presencial, realizado na última semana em Juína, Mato Grosso. A iniciativa visa preparar participantes para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
O módulo inicial, intitulado Introdução à Comunicação e à Educação Ambiental, abordou fundamentos de comunicação comunitária e a importância de disseminar informações sobre a conservação da floresta amazônica. A programação incluiu palestras ministradas por especialistas, dinâmicas de grupo e atividades práticas, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.
De acordo com Leuziene Lopes, mentora do programa, a proposta é instrumentalizar os participantes para fortalecer a atuação em suas comunidades. “O objetivo é fornecer ferramentas técnicas para que esses jovens se tornem multiplicadores de conhecimento e lideranças locais” explicou.
A iniciativa é parte das ações do Projeto Biodiverso, que conta com o apoio da Petrobras e do Governo Federal. O projeto tem como foco a conservação de 1,4 milhão de hectares da floresta amazônica, promovendo o uso sustentável da sociobiodiversidade e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
Ao longo dos próximos meses, o programa seguirá com módulos presenciais e online, que abordarão temas como storytelling, bioeconomia, geração de renda e crise climática, com o objetivo de qualificar os jovens em diversas áreas relacionadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento de suas comunidades.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
PL confirma vice-prefeito e vereador de Juína como candidatos a deputado estadual
Partido realizou sua convenção nesta quarta-feira, em Cuiabá; entre destaques está viúvo e primeira-dama
18:09
Delegacia Regional de Tangará apreende 22 kg de drogas em Barra do Bugres; motorista é preso em flagrante
A ação terminou com a prisão em flagrante de um homem e a apreensão do veículo utilizado no transporte do material ilícito
10:25
Senai MT oferta 15,4 mil vagas de cursos profissionalizantes em 14 municípios
Os requisitos para efetuar as matrículas variam para cada curso.
18:08
PJC de Tangará Cumpre Mandados e Tira de Circulação Condenados por Tráfico e Crimes Patrimoniais
As ordens judiciais resultaram na captura de dois alvos já condenados pela Justiça
14:03
Central de recebimento de embalagens de agrotóxicos começa a operar em Brasnorte
Nova central inicia operações no Parque do Empreendedor e encerra necessidade de produtores viajarem para cidades vizinhas para devolver embalagens de defensivos agrícolas
18:11
Agência Lucrativa celebra seis anos com evento de networking e premiação inédita para clientes e parceiros
Conexão Lucrativa reuniu empresários, veículos de comunicação e homenageou campanhas publicitárias que se destacaram pelos resultados e criatividade.
17:23
Defensoria Pública aciona Justiça para exigir implantação de Caps I em Brasnorte
Município, que possui mais de 17 mil habitantes, é alvo de ação civil pública por não contar com Centro de Atenção Psicossocial; DPEMT também pede indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos
13:00
Sindicato Rural divulga atração inédita para a Expo Juína 2026
O presidente do Sindicato Rural de Juína anunciou à Band Fm uma atração inédita que fará parte da programação.
15:38
Sicoob, Acib e Sebrae promovem oficina gratuita sobre vitrines estratégicas em Brasnorte
Encontro será realizado na próxima terça-feira (21) e ensinará técnicas para atrair clientes, valorizar produtos e aumentar as vendas no comércio local
14:35
MPF instaura inquérito para apurar supostas transferências irregulares de lotes no Assentamento Paloma em Brasnorte
Procedimento investiga possíveis irregularidades envolvendo os lotes 37 e 52 do projeto de assentamento; responsáveis poderão responder judicialmente caso as irregularidades sejam confirmadas.
MAIS LIDAS
Sindicato Rural divulga atração inédita para a Expo Juína 2026
Defensoria Pública aciona Justiça para exigir implantação de Caps I em Brasnorte
Agência Lucrativa celebra seis anos com evento de networking e premiação inédita para clientes e parceiros
PL confirma vice-prefeito e vereador de Juína como candidatos a deputado estadual
Central de recebimento de embalagens de agrotóxicos começa a operar em Brasnorte
PJC de Tangará Cumpre Mandados e Tira de Circulação Condenados por Tráfico e Crimes Patrimoniais
Senai MT oferta 15,4 mil vagas de cursos profissionalizantes em 14 municípios



