
Profissionais da Segurança Pública são imunizados contra Covid-19 no interior de MT
Antes de todas as demais cidades do Estado, Sorriso começou a vacinar no dia 3 de abril os profissionais da Segurança
Por: Repórter em Ação
Publicado em 09 de Abril de 2021 as 10:06 Hrs
Municípios do interior deram início à vacinação dos servidores da Segurança Pública, por serem servidores de trabalho essencial e que estão na linha de frente. Nesta quinta-feira (08.04), a Secretaria Municipal de Saúde de Colniza (1025 km a Noroeste) imunizou 7 policiais civis, 5 do universo de 15 policiais, 10 policiais penais. Dois deles que atuam na Cadeia Pública do município não foram imunizados porque não residem na cidade.
O diretor da Cadeia Pública de Colniza, Heitor Nogueira da Silva Neto, disse que ficou aliviado com a vacinação contra a Covid-19. “É uma grande satisfação vacinar o efetivo que já está há mais de um ano à frente dessa pandemia e isso vem tranqüilizar nossos servidores. Agradeço ao governador do Estado e também ao secretário municipal de saúde Jovelino Alves de Almeida por articular com agilidade para que todos os profissionais da Segurança Pública fossem imunizados”.
Em Nova Xavantina (651 km a Leste), iniciou a imunização no dia 7 de abril, bem como Rondonópolis (215 km ao Sul) que também começou a vacinar o efetivo da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) na mesma data. A previsão é imunizar todo o efetivo das forças de segurança estadual e federal até nesta sexta-feira (09.04) por sistema drive thru no estádio Luthero Lopes.
O secretário municipal de Saúde de Rondonópolis, Vinicius Amoroso, explicou que o município usou as doses próprias da margem de segurança para aplicar nos servidores da Segurança Pública, pois confia na reposição dos estoques pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), tanto que as doses chegaram na quinta-feira (08), um dia depois.
“Quero parabenizar o secretário de Segurança Pública pelo trabalho realizado nesta área em nosso município. Eu não tenho palavras para agradecer o trabalho feito especialmente pela Polícia Militar e a Polícia Civil que são grandes parceiros, nos ajudam no transporte e na distribuição das vacinas”.
Antes de todas as demais cidades do Estado, Sorriso começou a vacinar no dia 3 de abril os profissionais da Segurança Pública. Após a Nota Técnica 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, autorizando a vacinação dos profissionais do setor, logo foi organizada a vacinação.
“Desde o início entendíamos que bombeiros, policiais e agentes de trânsito deveriam ser imunizados. Sabemos que eles atuam diretamente no atendimento à pacientes, entram em hospitais, atuam no combate às festas clandestinas, mas dependíamos da autorização do Governo Federal”, explica o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.
Em Sinop também foi dado início à vacinação e a expectativa é imunizar 615 profissionais da força de segurança e salvamento, bem como forças armadas do município contra a Covid-19.
No sábado (10.04), serão vacinados inicialmente 182 servidores da Segurança Pública em Várzea Grande, na Univag, das 13h às 15 horas. A partir de segunda-feira a previsão é o início em Primavera do Leste, Comodoro e Água Boa.
Do inicío da pandemia até o dia 7 de abril, 40 servidores entre policiais militares, civis, penais e bombeiros morreram pela Covid-19 em Mato Grosso. São quase 3 mil casos confirmados acumulados no período.
Cuiabá
Apesar de ter aberto o cadastro no site da Prefeitura de Cuiabá para que os 1.601 policiais agendassem o horário da vacinação na quinta-feira (08) e sexta-feira (09), o município alegou desconhecimento e atribuiu ao Estado a responsabilidade que é da prefeitura. Quem vacina e recebe recursos da União para insumos e acondicionamento das vacinas no local de vacinação. O Estado recebe as doses e as distribui para as 141 cidades.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países